Conseguir o primeiro emprego é dar início a uma trajetória profissional, aprender novas habilidades, adquirir responsabilidades, tornar-se parte da população economicamente ativa do país. Contudo, para ter acesso a esse processo de desenvolvimento é preciso conquistar essa primeira oportunidade, mesmo sem ter qualquer experiência anterior. Se está passando por isso, continue acompanhando e saiba como preencher um currículo pela primeira vez para iniciar essa nova fase da sua vida.

Seja o diferencial no mercado de trabalho de trabalho. Faça Coaching!
Inicie sua caminhada com meu curso “Introdução ao Coaching”! É grátis!

Como Preencher um Currículo Para Primeiro Emprego e Compensar a Falta de Experiência?

Quando um jovem ou qualquer pessoa que não tenha tido uma experiência profissional anterior decide ir em busca de um emprego, a primeira dúvida costuma envolver o que colocar no currículo. A seguir, você verá sete dicas que te ajudarão a criar um documento que realmente mostre as suas habilidades e faça com que se destaque mesmo sem ter trabalhado antes.

1 – Comece Com um Breve Resumo Sobre Quem Você é Profissionalmente

Durante muito tempo, as pessoas colocavam no início do currículo quais eram os seus objetivos profissionais. Hoje, isso mudou e em vez de colocar o que se espera da empresa, é mais interessante escrever o que a empresa pode esperar de você, ou seja, o que tem a oferecer para aquele empregador. Cerca de uma ou duas frases são suficientes, pois o intuito é apenas que a pessoa que estiver lendo saiba o que esperar.

2 – Atente-se aos Detalhes Técnicos

Além do conteúdo, é fundamental que se atente aos detalhes técnicos, ou seja, a formatação, a ortografia, o modo de enviar o arquivo por e-mail, afinal, tudo isso conta na hora de um recrutador avaliar um candidato. Você pode até buscar por um modelo na internet, porém, apenas para usar como base de formatação, porque é indispensável que seja um documento preenchido por você, com as suas informações.

3 – Relembre Todas as Suas Atividades e Conquistas

Mesmo que esteja iniciando a sua carreira, pode ser que deixe passar alguma informação importante e que possa agregar ao documento. Para evitar isso, faça uma lista com todas as suas atividades e conquistas que possam ter valor na sua carreira. Relembre projetos da faculdade, concursos, prêmios, tudo o que possa servir como amostra das suas habilidades e competências. Em seguida, selecione o que acha interessante incluir no currículo, considerando sempre a vaga para a qual deseja se candidatar.

4 – Mantenha o Foco em Sua Formação e Habilidades

PSC

O currículo de um profissional que já está há um bom tempo no mercado de trabalho costuma contar com todas as suas experiências como o ponto principal. Porém, isso não significa que a formação não seja importante, pois tudo depende dos objetivos e da trajetória de cada um. Portanto, procure focar nos cursos que fez, projetos que participou e nas habilidades desenvolvidas através dessas vivências. Em vez de se lamentar pela falta de experiências, use as ferramentas que tiver da melhor maneira possível.

5 – Considere os Estágios

Os estágios são extremamente importantes e representam grandes oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. Por isso, se tem qualquer tipo de experiência do tipo, independente que tenha sido apenas durante as férias ou não tenha sido remunerado, inclua no currículo. Essa informações são a melhor ferramenta que um jovem profissional tem para suprir a falta de experiência em empregos formais.

6 – Inclua Atividades Voluntárias e Extracurriculares

Muitos empregadores afirmam levar em conta experiências de voluntariado na hora de selecionar um candidato para uma vaga. Nesse sentido, qualquer trabalho voluntário que tenha realizado e que destaque seus talentos ou que tenha te possibilitado aprender uma nova habilidade deve ser colocado em seu currículo. O mesmo vale para outros tipos de atividades extracurriculares, como ser monitor na faculdade, praticar regularmente um esporte, entre outras.

7 – Personalize o Currículo de Acordo Com o Destinatário

Se vai enviar o seu currículo para empresas diferentes, é fundamental que personalize o documento de acordo com a função que pretende exercer em cada uma delas. Ter esse cuidado irá permitir que faça edições estratégicas, considerando a organização e as necessidades dela. É claro que as informações deverão ser sempre verdadeiras, porém, é fato que o modo de apresentá-las pode fazer uma grande diferença e ajudar a chamar a atenção dos recrutadores.

Seja o diferencial no mercado de trabalho de trabalho. Faça Coaching!
Inicie sua caminhada com meu curso “Introdução ao Coaching”! É grátis!

Dicas Para Quem Está Entrando no Mercado de Trabalho

Além de se preocupar com o currículo, é necessário que pense também na preparação para iniciar a sua trajetória no mercado de trabalho. E existem algumas atitudes que pode tomar para desenvolver novas habilidades, mesmo que ainda não tenha um emprego. As dicas a seguir irão te ajudar a identificar oportunidades de aprender e utilizá-las da melhor maneira possível.

Aproveite todas as oportunidades para se desenvolver: evite esperar o momento de buscar um trabalho para se desenvolver. Mantenha-se atento e encontrará grandes oportunidades de aprender coisas que te ajudarão no futuro.

Ajude no negócio de um familiar: se um familiar seu tem um negócio, ofereça-se para ajudar nas férias ou aos finais de semana. Faça perguntas e busque entender como tudo funciona.

Faça estágio: se estiver na faculdade ou fazendo um curso técnico, procure por oportunidades de estágio. Você poderá aprender muito através dessa experiência e sairá com uma bagagem bastante interessante, que certamente irá agregar ao diploma.

Seja interessado: independente se está na sala de aula, no estágio, ajudando no negócio de um familiar, seja interessado e queira sempre saber mais. Quanto mais curioso for, mais irá aprender e se preparar para o futuro.

Peça feedbacks: aproveite essas oportunidades para pedir feedbacks para professores, supervisores de estágio ou qualquer pessoa que tenha mais experiência que você. Assim, poderá utilizar o que disserem para valorizar seus pontos fortes e trabalhar o que precisa ser melhorado.

A verdade é que não existe nenhuma fórmula mágica para preencher um currículo vencedor e conseguir o seu primeiro emprego, contudo, existem maneiras de valorizar as suas informações e apresentá-las de um jeito mais positivo ao recrutador. Lembre-se de caprichar na escrita, na edição e de se concentrar em suas habilidades e formação enquanto não houver nenhuma experiência de trabalho para mostrar. Mais cedo ou mais tarde, você conseguirá esse emprego e dará início a uma trajetória de muito aprendizado e evolução.

Se gostou do artigo, aproveite para compartilhá-lo com um amigo que esteja iniciando a sua trajetória profissional e incentivá-lo nessa busca! 

Copyright: 708362347 – https://www.shutterstock.com/pt/g/kittisophont