entrevista-emprego-dicas

15 dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego

Por: Equipe JRM | Blog | 11 de fevereiro de 2020

Uma entrevista de emprego costuma ser um dos momentos mais decisivos na vida de profissionais que estão em busca de uma colocação no mercado de trabalho. E, apesar de muitas vezes gerar tensão e nervosismo, o processo seletivo não deve ser encarado como um “bicho de sete cabeças”, até porque isso poderá prejudicar o desempenho dos candidatos.

Saiba que você é capaz de se dar bem em uma entrevista. Basta ter foco, comprometimento e, principalmente, preparação. Continue acompanhando e saiba o que fazer para se destacar em meio aos demais.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”!
É um Presente!

Dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego e conquistar a vaga dos seus sonhos

Para te ajudar a ser bem-sucedido nessa etapa profissional, selecionei 15 dicas poderosas de como se comportar em uma seleção para uma vaga de emprego.

1 – Demonstre interesse

Demonstrar interesse pela empresa e pela vaga ofertada é fundamental para se dar bem em uma entrevista. Para isso, procure estar munido de todas as informações relacionadas ao cargo oferecido, à organização, seus produtos e serviços, seu histórico, valores, entre outros dados que julgar interessante. Faça a sua lição de casa, acesse o site corporativo, pesquise no Google, quanto mais conhecimento tiver sobre a organização e todos os pormenores envolvidos, melhor será a imagem que irá passar ao recrutador.

2 – Seja sincero

Esta é outra dica de grande importância para os candidatos que participarão de um processo seletivo: procure ser o mais verdadeiro possível, não invente competências e nem experiências profissionais que não possui. Mentir em uma entrevista pode te prejudicar futuramente, principalmente se for ocupar um cargo para o qual não está devidamente qualificado.

Além disso, lembre-se de que os entrevistadores são treinados para identificar quando um candidato está sendo verdadeiro ou não, muitos, inclusive, são psicólogos. Portanto, tome cuidado para não manchar a sua imagem profissional e acabar perdendo uma valiosa oportunidade de trabalho.

3 – Seja pontual

Ser pontual demonstra interesse, responsabilidade e comprometimento com a organização. O ideal é chegar com 15 minutos de antecedência e, se for atrasar por algum motivo que realmente estiver fora do seu alcance, ligar para avisar e se desculpar. O atraso sem justificativa passa uma imagem de desleixo e desrespeito com o tempo do outro.

Por outro lado, evite chegar muito antes do horário combinado, pois você pode ficar muito tempo esperando, o que certamente fará com que se sinta ansioso. Vale destacar também que uma entrevista pode não ter um horário específico para terminar, então, não marque nenhum compromisso logo em seguida para que consiga se concentrar totalmente ao processo seletivo.

4 – Atenção ao seu vestuário

Ainda que você seja jovem e descolado, é importante saber que existe o chamado dress code empresarial, ou seja, um código de vestimenta que orienta sobre o que os profissionais devem usar ou não em seu trabalho e, consequentemente, na entrevista. Cada empresa tem o seu código, existem aquelas que são mais formais e outras mais informais.

Ao ser chamado para uma entrevista, escolha suas roupas corretamente, buscando sempre adequar-se ao perfil da companhia. Contudo, mesmo em empresas em que os funcionários vão trabalhar vestidos de modo informal, é interessante escolher bem o que irá vestir para participar do processo seletivo, a fim de passar uma imagem de profissionalismo.

Para homens, camisa, calça social e sapato sempre vão muito bem. Para mulheres, blusas sociais sem decotes profundos ou transparências, calça ou saia na altura dos joelhos e não muito justas, combinadas com um sapato social, são boas pedidas. Peças a serem evitadas incluem: shorts, bermudas, saias ou blusas curtas, bonés, muitos adereços, maquiagem carregada e roupas muito esportivas. Na dúvida, consulte o seu bom senso.

5 – Ouça as perguntas com atenção

A habilidade de ouvir é crucial para se dar bem em uma entrevista de emprego, pois escutar com atenção as perguntas feitas pelo recrutador permitirá que formule as respostas com mais assertividade. Cuide para que o nervosismo não tire o seu foco e acabe respondendo coisas que não foram perguntadas.

Você é feliz?

Para se preparar, comece a se conectar ao momento presente, evitando que pensamentos ansiosos te levem para o futuro. Você poderá treinar isso conversando com amigos e familiares, dedicando toda a sua atenção a ouvi-los para só depois pensar no que irá falar.

6 – Valorize suas vivências

Essa é uma dica especial para pessoas que estão iniciando a carreira profissional e que, portanto, têm pouca ou nenhuma experiência. Se esse é o seu caso, saiba que, ainda assim, tem muito a compartilhar sobre si na entrevista, suas qualidades e habilidades. Você pode, por exemplo, falar sobre situações que viveu em estágios, trabalhando como voluntário, fazendo parte de organizações estudantis e assim por diante, pois certamente passou por situações que também fazem parte do dia a dia corporativo.

7 – Conheça seus pontos fortes e aqueles que precisam de melhoria

Em entrevistas de emprego, é bem comum que o recrutador faça perguntas como: “quais são suas principais habilidades?”, “quais são seus pontos fracos?”, “como você se vê profissionalmente no futuro?”, “onde pretende estar daqui a 5 ou 10 anos?”. Para responder a estas questões de maneira satisfatória, é importante que se conheça e tenha essas informações claras em sua mente.

Procure refletir previamente sobre o assunto e fazer uma lista de suas competências de maior destaque e dos pontos que precisam de melhoria. Isso evita que seja pego de surpresa e não saiba responder alguma pergunta específica sobre o seu perfil. Além disso, ir preparado te dará maior confiança para se expressar a respeito de si mesmo.

8 – Faça um bom marketing pessoal

Já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Pois bem, saiba que essa frase também se aplica a um processo seletivo. Fazer um bom marketing pessoal é fundamental para ser visto com bons olhos pelos entrevistadores. Então, para vender o seu peixe da melhor maneira possível, atente-se aos seguintes detalhes.

Comunicação verbal efetiva: seja claro e objetivo em suas respostas, tomando cuidado para não falar demais e ser cansativo ou falar pouco e deixar de mostrar suas qualidades e talentos.

Linguagem corporal: a forma com a qual se comporta durante uma entrevista de emprego diz muito sobre você e sua personalidade. Por isso, fique atento aos seus gestos e atitudes, e como eles podem ser interpretados pelos recrutadores. Mexer demais as mãos, por exemplo, pode demonstrar nervosismo e ansiedade. O ideal é ter o total controle sobre o seu corpo e tomar cuidado para não gesticular demais.

Aparência física: o cuidado com sua aparência pode contribuir positivamente para que cause uma boa impressão. Nesse sentido, cuide para que o seu “cartão de visitas” esteja bem apresentável. Homens devem manter o corte de cabelo e a barba em dia, já para as mulheres e interessante escolher um penteado que mostre o rosto, transmitindo maior confiança.

9 – Fale sobre experiências em outras empresas

Caso tenha experiências anteriores, comente os desafios e as diferentes situações vivenciadas em empresas que já trabalhou. Dessa forma, o entrevistador entenderá um pouco mais a respeito de como você lida em momentos de estresse, pressão, relacionamento interpessoal, rotina e entrega de prazos. Apenas tome cuidado para não falar mal dos empregadores interiores, pois isso pode causar uma impressão ruim.

10 – Evite exagerar no bom humor

Mostrar-se uma pessoa simpática, bem-humorada e que se relaciona bem com os demais é muito bom, contudo, é preciso manter a atenção para evitar exageros e acabar parecendo que não é um profissional sério. Lembre-se que você não precisa se forçar a parecer formal demais, por outro lado, também não deve tentar fazer piadas, pois, definitivamente, não é o momento para isso.

11 – Certifique-se de que entendeu a pergunta antes de responder

Por mais que dedique toda a sua atenção a ouvir o entrevistador, pode acontecer de não entender exatamente o que ele está perguntando. Nesse caso, não hesite em pedir que explique melhor e apenas responda quando souber exatamente do que se trata. Mais vale reconhecer que não entendeu do que dar uma resposta sem sentido.

12 – Fale sobre as suas paixões

É comum que os entrevistadores perguntem sobre as paixões dos candidatos, através de tais respostas, eles conseguem saber o que motiva o profissional a seguir em frente. Sendo assim, é interessante que pense previamente em quais são as suas maiores motivações e como elas podem influenciar positivamente na sua performance no trabalho.

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

13 – Evite falar demais

Mesmo se a entrevista estiver sendo conduzida de modo descontraído, evite falar demais sobre você, principalmente coisas de cunho pessoal e que não tenham relação com trabalho. Esse tipo de conduta pode fazer com que saia do foco, além da possibilidade de passar uma imagem de egocentrismo e causar uma impressão ruim ao entrevistador.

14 – Esqueça a falsa modéstia

Existem pessoas que acreditam que a falsa modéstia seja uma boa tática para demonstrar humildade em uma entrevista de emprego. Contudo, saiba que isso não funciona e pode acabar tendo o efeito contrário. Prefira sempre ser sincero ao falar de suas qualidades e, também, dos pontos que precisa desenvolver. Diminuir os seus feitos e as suas conquistas não demonstrará simpatia e sim baixa autoestima.

15 – Faça perguntas

Geralmente, ao final da entrevista, o recrutador dá ao candidato a oportunidade de fazer perguntas. É importante que aproveite essa chance, tanto para sanar possíveis dúvidas, quanto para demonstrar ainda mais interesse pela vaga. Nesse caso, procure manter o foco em questões acerca da organização e do cargo, deixando informações sobre salário e benefícios para mais adiante.

Colocando essas dicas em prática, você estará mais do que preparado para ter um excelente desempenho em qualquer entrevista de emprego que vier a fazer. Aproveite para deixar o seu comentário abaixo contando sobre suas experiências em processos seletivos.

 

Copyright: © Depositphotos.com / alexraths

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: