Voltar

Como trabalhar a definição de metas e objetivos na sua equipe

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / Olivier26 Metas e objetivos bem definidos são um excelente incentivo para o entusiasmo, motivação e alta performance da equipe.

Estabelecer metas e objetivos para sua equipe é o combustível que entusiasma e motiva a todos a contribuir em conjunto na realização dos objetivos e resultados almejados. Um planejamento bem elaborado promove melhor orientação dos liderados, de modo que eles caminhem na mesma direção que você e entendam efetivamente a importância das tarefas que desempenham. Além disso, como é feita por meio de uma avaliação minuciosa do cenário atual do seu time, a elaboração de estratégias e a organização de atividades permite maximizar a performance dos seus colaboradores, uma vez que identifica os pontos que precisam ser desenvolvidos e aqueles que devem ser fortalecidos.

Vantagens de se estabelecer metas e objetivos

As metas e objetivos são fundamentais para o trabalho em equipe fluir rumo aos objetivos desejados, sem a necessidade de parar a programação para remediar algum problema. O planejamento garante prevenir e resolver todos os obstáculos. Com isso, sua equipe fica pronta para aproveitar oportunidades e concretizar mais rapidamente os resultados.

Como já dissemos, o planejamento ainda ajuda lembrar constantemente os seus funcionários sobre a importância da missão de cada um na conquista dos planos traçados em conjunto. Isso muitas vezes fica de lado durante a correria comum nos expedientes de trabalho. Cabe a você, como líder, orientar e ajudar os seus liderados a contribuir na elaboração e concretização dos objetivos e metas estipulados.

Estabelecer um foco para sua equipe, ainda, contribui para mantê-la mais produtiva. Como todos sabem aonde devem chegar e a importância de traçar esse caminho, tendem a utilizar o seu melhor para isso. Dessa forma, os seus liderados se sentirão mais motivados, aumentando a retenção de talentos.

Passos necessários para o estabelecimento de metas e objetivos

Para definir metas e objetivos de forma bem-sucedida, invista na elaboração de um planejamento adequado que possa ser acompanhado constantemente. Você deve colocar a sua equipe literalmente no papel, descrevendo as suas principais características, habilidades, fraquezas, entre outros pontos relevantes para obter uma análise completa. O perfil de cada um dos seus liderados também deve ser considerado, permitindo que você delegue tarefas de forma mais assertiva, sem atropelar as características dos profissionais.

Quando tiver identificado os pontos fracos e fortes, precisa definir onde a sua equipe está agora e aonde você pretende que ela chegue. Esse planejamento deve relacionar os resultados pretendidos pela empresa e os recursos de que você e seus liderados dispõem.

Ao final, você obterá um projeto que norteará as atividades de seu time, bem como as suas decisões a partir de então. Para garantir o seu sucesso, alguns passos são fundamentais.

Estabeleça metas e objetivos específicos e realistas

Quando conhecer bem sua equipe por meio da análise, você deve especificar o objetivo que deseja alcançar. Isso é importante porque um propósito generalizado se perde no meio do caminho, se dispersa e naturalmente deixa de ser atingido. Sendo assim, ao invés de dizer “desejo que minha equipe comercial venda mais”, diga: “desejo atingir um faturamento X no próximo ano, isso significa um valor Y mensal, que dará Z vendas por dia para cada vendedor”. Para isso, quantos clientes serão necessários contatar por dia? Quantas negociações? Quantos fechamentos?

Como o sucesso do seu planejamento dependerá do grau de motivação da sua equipe, você deve escolher somente aqueles objetivos que sejam tangíveis. Isso não quer dizer que precise pensar pequeno, mas que deve adotar estratégias diferentes para alcançar resultados diferentes. Com isso, evitará estresse e desmotivação por estabelecer tarefas que estejam acima da capacidade ou disponibilidade de seus colaboradores naquele momento.

Para cumprir o objetivo principal, trace as atividades que você e sua equipe precisam desempenhar. Elas serão consideradas como metas que devem ser cumpridas em curto prazo, de acordo com o período estipulado para a realização do propósito final.

Identifique os recursos necessários

Essa tarefa ficará bem fácil assim que você tiver estabelecido o objetivo e tiver uma análise completa de sua equipe. Solicitação de capital, capacitação dos seus profissionais, contratação de profissionais são alguns dos recursos necessários para alcançar os resultados. Por isso, também devem fazer parte das metas que conduzirão o seu time aos resultados esperados. Estabeleça um prazo para a obtenção de cada um deles.

Esclareça o que a sua equipe tem a ganhar

Como gestor, é seu papel equilibrar os interesses da empresa com os recursos de seus liderados. Ao definir o foco principal, as metas necessárias para alcançá-lo e delegar as tarefas adequadamente, você deve reunir a sua equipe para explicar a necessidade de obter esse resultado e o que cada um tem a ganhar ao cooperarem para o sucesso da empreitada. Quanto mais informação os profissionais tiverem, mais eles sentirão motivados para concretizar cada uma das atividades.

Revise constantemente seu planejamento

Mesmo se você tiver muito empenhado para definir metas e objetivos para sua equipe, corre o risco de se acomodar e colocar tudo a perder. Por isso, anote no papel todos os passos rumo aos resultados estabelecidos e esforce-se para conseguir cumpri-los. O seu empenho servirá de inspiração para sua equipe manter-se motivada constantemente para não estagnar o planejamento. Acompanhe a realização de tarefas periodicamente, mensurando os resultados e a produtividade para verificar se está realmente no caminho certo.

As reuniões de equipe são eficazes no monitoramento do seu plano. Quando bem realizadas, elas ajudam a acompanhar a performance da equipe como um todo, bem como possíveis dificuldades. Para evitar procrastinação e encontros ineficientes, seja o mais objetivo possível. Faça uma pauta com todos os assuntos que deseja discutir na ocasião e incentive os seus colaboradores a fazerem o mesmo.

Seja flexível

Caso haja alguma mudança na empresa ou mesmo alguma situação inesperada que afetou negativamente a sua equipe durante a execução do seu planejamento, não hesite em mudá-lo. A reelaboração deve ser pautada na adaptação dos seus objetivos e metas ao novo cenário.

Fale com líderes de sucesso

Um bom líder sempre está procurando aprender. Conversar com gestores que também alcançaram os resultados que você se propôs a conseguir ou mesmo acompanhar cases de sucesso, é uma forma de verificar se o seu plano está montado adequadamente. Essa atitude também contribui para obter estratégias que ajudem a otimizar o seu planejamento.

Estimule o comprometimento de sua equipe

Identificar o grau de comprometimento de sua equipe e quais estratégias podem ser eficientes para melhorá-lo também é essencial para alcançar os resultados. Dedique horários para realizar feedbacks individuais e ouvir cada um dos seus liderados. Oriente-os corretamente caso haja alguma dificuldade e identifique possíveis dúvidas para esclarecê-las efetivamente. Elogiar e comemorar cada conquista que os coloque mais próximos dos resultados almejados é fundamental para que eles saibam que estão sendo realmente valorizados.

Agora é hora de tirar as metas do papel, partir para a execução com foco e persistência. Assim, a concretização dos resultados será inevitável, bem como o crescimento de sua equipe e de sua carreira!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!