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Trabalho em equipe e relacionamento interpessoal

Por: José Roberto Marques | Blog | 06 de setembro de 2020

O trabalho em equipe tem sido cada vez mais valorizados pelas empresas. Afinal, como diz o conhecido ditado, várias cabeças pensam melhor do que uma. Além do mais, dentro de um time diverso, cada membro pode contribuir de uma forma, agregando ao processo produtivo e contribuindo, assim, para o sucesso da companhia.

Para que uma equipe consiga trabalhar de forma coesa e harmoniosa, prezar pelo bom relacionamento interpessoal é fundamental, e é exatamente a respeito disso que trataremos no artigo de hoje. Continue a leitura e saiba mais!

5 Motivos que provam a importância do trabalho em equipe e relacionamento interpessoal

Por mais que o desempenho individual dos colaboradores seja importante, devemos sempre nos lembrar que um time com vários profissionais capacitados se torna imbatível. Isso sem contar nos benefícios para o clima organizacional e o bem-estar geral. Veja, a seguir, os principais motivos que mostram a importância do trabalho em equipe e do bom relacionamento interpessoal.

1 – Fortalece a motivação de todos

Ter pessoas trabalhando ao nosso lado, unidas por um mesmo propósito, é altamente motivador. Isso promove o chamado espírito de equipe, com um ajudando o outro, trocando experiências e evoluindo juntos. É claro que é natural que ocorram divergências ao longo do caminho, mas, se elas forem bem administradas e resolvidas, poderão até servir como aprendizado.

2 – Diferentes perspectivas sobre um mesmo projeto

Cada indivíduo tem a sua visão de mundo, que o permite enxergar certos detalhes que outros não veem, mas que, por outro lado, pode deixar alguns aspectos passarem despercebidos. Nesse sentido, quando se tem uma equipe diversa, com membros que possuem expertises e características diferentes, se cria um quebra-cabeça poderoso, em que as peças se complementam.

3 – Mais eficiência e produtividade

O trabalho em equipe pode resultar em mais produtividade do que a atuação individual porque é possível que os membros troquem experiências e se ajudem, tornando o processo mais dinâmico. Isso sem contar que, quando se tem uma liderança forte, a delegação de tarefas é feita considerando os pontos fortes de cada um, o que também contribui para uma maior eficiência.

4 – Oportunidades de aprendizado

O aprendizado que se pode ter através do trabalho em equipe é fantástico. Ali, no dia a dia, observando os colegas, é possível adquirir uma grande bagagem de conhecimento. Contudo, para que isso aconteça, é preciso que todo o time se mostre aberto a aprender e ensinar, pois é isso que gera essa troca tão valiosa e que impacta diretamente nos resultados da organização.

5 – Ambiente propício para a inovação

Com várias cabeças pensando juntas, as chances de surgirem ideias inovadoras são muito grandes. Considerando que estamos vivendo a era da inovação e que as empresas de maior sucesso são as que lançam soluções disruptivas e ousam ir além, podemos concluir que o trabalho em equipe é realmente fundamental para que uma companhia se torne líder em seu segmento.

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7 Dicas para fortalecer o trabalho em equipe e o relacionamento interpessoal

Depois de entender a importância do trabalho em equipe e do relacionamento interpessoal para o sucesso de uma empresa, confira algumas dicas de como manter isso forte dentro de uma organização.

1 – Ter o trabalho em equipe como uma prioridade na empresa

Se uma empresa deseja que seus funcionários trabalhem em equipe, é preciso deixar isso bem claro a eles, mostrando que se trata de um traço da cultura organizacional. Os líderes devem incentivar a colaboração entre os seus subordinados, falando a respeito e agindo dessa forma, afinal, nada ensina mais do que o exemplo.

2 – Deixar claro a função de cada membro dentro da equipe

Trabalho em equipe não deve ser sinônimo de desorganização em relação aos papéis de cada um, é fundamental que os membros estejam cientes da sua função. Isso é importante para evitar que as responsabilidades sejam empurradas e, no final das contas, deixadas de lado. No entanto, é preciso que todos também estejam prontos para se ajudarem em caso de dificuldade com algum ponto ou ausência de um colega, por exemplo.

3 – Estabelecer metas claras

Uma equipe que sabe exatamente quais são as metas que tem a alcançar trabalhará de forma muito mais produtiva do que outra que não sabe para onde deve caminhar. Por essa razão, o líder deve sempre definir metas, que podem ser ousadas, mas devem ser possíveis, e mostrar ao time que ele é capaz de alcançá-la. Isso irá gerar uma grande motivação e impulsionar a todos a darem seu melhor.

4 – Prezar pela boa comunicação entre todos

A comunicação é a chave dos bons relacionamentos e no âmbito profissional não é diferente. Nesse sentido, os membros da equipe devem sentir liberdade para comunicar seus pensamentos, opiniões, ideias e sentimentos de forma clara, aberta, positiva e respeitosa. Quanto mais livres os colaboradores se sentirem para questionar uns aos outros, maior será o entrosamento do grupo.

5 – Considerar a equipe na hora de tomar decisões

Em uma empresa, os profissionais que possuem cargos de gerência são os grandes responsáveis pela tomada de decisões. Entretanto, isso não precisa significar decidir coisas sem ouvir o que os funcionários têm a dizer. Dar essa abertura aos colaboradores é extremamente positivo, afinal, eles também têm muito a contribuir e, muitas vezes, percebem detalhes que os gerentes não conseguem captar.

6 – Promover a interação entre os membros da equipe

Uma empresa pode promover a interação dos membros de sua equipe de muitas formas, tanto profissional como pessoalmente. Estimular a boa comunicação dentro do escritório é tão positivo quanto organizar um happy hour ao final do expediente, por exemplo. Reuniões informais e confraternizações são ótimas oportunidades para que todos se conheçam melhor, descubram pontos em comum e levem isso para o dia a dia de trabalho, contribuindo para um clima harmonioso e colaborativo.

7 – Recompensar o bom trabalho em equipe

Por fim, uma ótima forma de estimular o trabalho em equipe é oferecendo recompensas para todo o grupo, em vez de premiar os funcionários individualmente. Cada empresa deve fazer da forma que achar mais interessante, mas, basicamente, pode-se definir uma premiação caso o time alcance determinada meta, por exemplo. Os prêmios podem ir desde uma bonificação em dinheiro até um café da manhã especial, pois o foco está mais no reconhecimento do bom trabalho realizado por todos.

O trabalho em equipe e o bom relacionamento interpessoal andam lado a lado quando o objetivo é o sucesso de uma organização. Quando se tem pessoas que se dão bem trabalhando de forma colaborativa, as coisas fluem de uma forma fantástica.

E, então, está pronto para promover o trabalho em equipe na sua empresa? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!

 

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