Há alguns anos, a preocupação das empresas estava voltada à gestão estratégica de negócios, estrutura e benefícios para os colaboradores. Hoje, o quadro mudou e a prioridade está na gestão do capital humano. Portanto, atrair, desenvolver e reter talentos é o foco atual.

A pesquisa “Empresas dos Sonhos 2021”, promovida pela Cia de Talentos com 98.355 profissionais, entre jovens e líderes, apontou que o desenvolvimento profissional é a principal característica que uma empresa precisa oferecer, seguida de fazer o que se gosta.

Esse resultado mostra que os profissionais não estão focados apenas em salário e benefícios, mas também no aprimoramento de suas habilidades e competências. Além disso, gostam de estar engajados nos processos da empresa e se sentir responsáveis por eles.

Quer saber mais sobre o desafio de reter talentos, a importância de iniciativas com esse objetivo e conferir dicas para aplicar em sua empresa? Continue a leitura!

Importância da retenção de talentos

Em uma empresa, embora cada funcionário tenha a sua função, é a união de todos que permite chegar a bons resultados. Para o bom trabalho em equipe é necessário que haja um bom relacionamento e que as pessoas se conheçam, convivendo em harmonia. E isso é algo que leva tempo para ser construído.

Quando o índice de turnover é alto, ou seja, há colaboradores deixando a organização com frequência e novos precisam ser contratados, demora até haver o entrosamento do grupo. Assim, o engajamento acaba sendo prejudicado, impactando diretamente nos resultados.

PSC

Mais um motivo importante para as empresas prezarem pela retenção de talentos é que demissões e contratações geram custos muito altos. Então, quanto menos saídas de funcionários houver, melhor é para a companhia, tanto no sentido financeiro quanto de produtividade.

7 Ações para reter talentos nas organizações

Agora que já falamos da importância de reter talentos, talvez você esteja se perguntando como fazer isso. A resposta é um conjunto de ações que dão aos colaboradores motivos para ficar, acompanhe!

1. Construir uma boa cultura empresarial

Antes de mais nada, é preciso que a empresa tenha uma boa cultura empresarial. Basicamente, significa oferecer à equipe um ambiente positivo, marcado pelo respeito, união e o desenvolvimento de todos.

Sem isso, nem mesmo altos salários são capazes de reter talentos, pois as pessoas nunca se preocuparam tanto com o próprio bem-estar e a saúde mental como hoje. A cultura de uma organização é a base para fazer com que os profissionais desejem ficar.

2. Promover a integração de novos colaboradores

Iniciar em um novo trabalho é um grande desafio, afinal, o novo colaborador chega em um ambiente totalmente diferente e com pessoas desconhecidas. Por isso, é importante dar a ele motivos para ficar, oferecendo meios para se integrar à empresa e aos colegas da forma mais positiva possível.

3. Oferecer benefícios atrativos

Além de salários compatíveis com o mercado, é preciso oferecer benefícios atrativos. Vale refeição ou alimentação e plano de saúde são opções muito boas, mas que já se tornaram padrão. Nesse sentido, é preciso ir além, incluindo folgas mensais, vale academia de ginástica, bônus, entre outras vantagens.

4. Realizar atividades que promovam a união da equipe

Além da integração de novos colaboradores, é importante realizar atividades que promovam a união da equipe. Confraternizações, dinâmicas e reuniões são fundamentais para aproximar as pessoas.

Lembre-se sempre de que quanto maior for o entrosamento, mais alta será a produtividade e a qualidade do trabalho realizado pelo time.

5. Disponibilizar os recursos necessários para a realização das atividades

Mesmo os mais competentes dos profissionais não conseguirão alcançar bons resultados se não tiverem os recursos necessários para realizar suas atividades. Por essa razão, é necessário que a empresa conte com uma estrutura com equipamentos e sistemas que estimulem os colaboradores e facilite o dia a dia de trabalho.

6. Reconhecer o bom trabalho

O ser humano precisa receber recompensas para se manter motivado. Além disso, se um profissional não souber que está no caminho certo, poderá acabar desanimando no meio do caminho. Portanto, incentive sua equipe, reconhecendo o bom trabalho através de feedbacks e bonificações que julgar oportunas.

7. Oferecer oportunidades de crescimento

Mais uma forma de incentivo importante para reter talentos envolve o oferecimento de oportunidades de crescimento aos funcionários. As pessoas precisam saber que, ao se dedicarem, poderão ocupar cargos mais altos e receber maiores salários.

É interessante criar um plano de carreira, para que cada colaborador consiga visualizar o caminho que poderá trilhar. Isso é extremamente estimulante e fará com que todos trabalhem com empenho, vestindo a camisa da empresa.

Coaching para reter talentos nas organizações

Ainda segundo a pesquisa citada no início do artigo, 58% dos jovens entrevistados acreditam no Coaching/Mentoring como programa de desenvolvimento. O Coaching ainda aparece no estudo como a primeira sugestão dos jovens para a empresa oferecer, seguido de pós-graduações e programas job rotation.

Esses dados mostram que o Coaching é um processo que atrai os jovens e também é uma forma eficaz de retê-los, uma vez que os resultados são rápidos e visíveis tanto no âmbito profissional como pessoal. Além disso, por meio da metodologia, o jovem profissional entra em um processo de evolução contínua, rumo à ascensão profissional.

Outro dado interessante da pesquisa “Empresas dos Sonhos” aponta que 67% dos entrevistados consideram o autoconhecimento como a principal caraterística para alcançar a excelência profissional, seguida de clareza nos objetivos profissionais (46%) e estar antenado com os acontecimentos do mundo (39%).

Uma vez que a velocidade com que o mercado se movimenta hoje é muito alta, os jovens devem ser capacitados de maneira a acompanhar essa tendência, e o Coaching é um método que atende justamente a essa demanda do mercado.

Para reter talentos na organização, é necessário ter profissionais munidos de conhecimento, técnicas e ferramentas de Coaching, e que promovam um ambiente de desenvolvimento e alta performance. Assim, os jovens se sentirão seguros para o crescimento de suas habilidades, utilizando todo seu potencial.

Reter talentos é realmente desafiador, mas se trata de um caminho indispensável para que uma companhia se destaque no seu setor de atuação. Aproveite para comentar abaixo e compartilhar o conteúdo para passar a informação adiante!