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Como delegar tarefas?

Por: José Roberto Marques | Blog | 07 de dezembro de 2020

 

Delegar tarefas é uma das principais funções de um líder e essencial para a gestão estratégica de pessoas e empresas. Esta ação permite atribuir às demandas, distribuir responsabilidades e, confere, aos profissionais, maior autonomia para realizarem seu trabalho.

Além disso, quanto maior o grau de importância das tarefas delegadas, mais os colaboradores sentem que são importantes para a empresa, aumentam sua autoconfiança e vem-se pertencentes àquele espaço de trabalho.

Entretanto, o gestor precisa saber quais tarefas delegar e a quem delegar. Isso quer dizer que, antes de atribuí-las, ele deve avaliar o nível de conhecimento e maturidade do profissional, de modo que a execução não seja prejudicada.

Neste artigo eu vou me aprofundar um pouco mais nesse tema. Falando um pouco mais sobre o seu conceito, quais são as vantagens que justificam a sua importância e por último, mas não menos importante, como você pode colocar o conceito em prática dentro de sua empresa. Vamos lá.

Porque Delegar tarefas

Delegar tarefas é um conceito muito simples e importante para qualquer empresa que almeja o sucesso em sua área. Ele parte do gestor e, embora o seu entendimento seja bem simples, como eu disse anteriormente, delegar bem é uma verdadeira arte.

Isso porque, não são todos os líderes capazes de fazer isso de modo realmente eficiente. Outro ponto que torna essa questão ainda mais complexa é justamente a outra ponta do sistema, os colaboradores.

Afinal de contas, lidar com pessoas nem sempre é uma tarefa fácil. Ainda mais quando estamos na posição de líderes e, nesse papel, nossas habilidades de gestão vão influenciar diretamente o resultado da equipe.

E, dentre inúmeras habilidades que ele precisa desenvolver está a de delegar tarefas. Afinal, ela diz respeito ao modo como algo deverá ser executado e, principalmente, por quem.

Desse modo, é preciso que o líder conheça muito bem a sua equipe, compreendendo quais são as habilidades e potencialidades de cada um. E também, é claro, levar em conta questões pessoais acerca dos seus liderados.

Esse é apenas o primeiro passo. Separei uma lista com algumas dicas verdadeiramente incríveis e que vão te ajudar nessa tarefa.

Mas antes disso eu vou te dar 3 bons motivos que justificam a intenção desse texto. São eles:

Aprimoramento da Equipe

Quando a delegação de tarefas é feita de modo eficiente é possível que os seus colaboradores possam desenvolver-se. Afinal de contas, estarão realizando tarefas que estão mais ligadas ao modo como eles trabalham, levando em conta suas habilidades e potencialidades.

Deste modo, eles serão capazes de agir de modo mais contundente, gerando total influência nos resultados. Além disso, outro aspecto a ser considerado é que, através dessa prática, pode-se estimular o desenvolvimento de diversas competências de uma equipe, tais como:

  • Trabalho em equipe
  • Liderança
  • Empatia
  • Proatividade
  • Criatividade
  • Colaboração
  • Empreendedorismo
  • Ética

Melhoria na produtividade

Como eu disse no decorrer do texto, delegar tarefas está diretamente relacionado a sua produtividade. Isso ocorre pois, a partir do momento que você conhece bem a sua equipe e delega funções de acordo com o perfil dos seus colaboradores você consegue extrair o máximo de cada um.

Você é feliz?

Fazer com que o trabalhador efetua suas atividades mais a vontade e, com isso, mais eficácia e eficiência. O resultado disso é muito claro, seus números irá crescer com toda a certeza.

Mas como eu frisei logo acima, é preciso realmente conhecer a sua equipe. Delegar equivocadamente uma tarefa, por exemplo, poderá causar um impacto bastante negativo, não somente para os seus resultados mas também poderá afetar o seu relacionamento com a equipe.

Desenvolvimento de Liderança

Eu disse a respeito do aprimoramento, inclusive do desenvolvimento de competências não é mesmo? Enfim, o ponto que quero destacar pra você é que através da boa delegação de tarefas é possível não somente identificar quais são as melhores lideranças da empresa mas também desenvolvê-las.

Esse mecanismo contribui também para que os colaboradores, de modo geral, aprendam a lidar melhor com as responsabilidades, fundamental para o desenvolvimento da liderança. 

Como Fazer Delegações Assertivas

Seja exato na comunicação

Para que as tarefas sejam realizadas corretamente é fundamental que o gestor também delegue corretamente as funções, de forma clara. Explique a finalidade da demanda, o que é necessário fazer, o que não pode faltar e esteja aberto a tirar dúvidas.

Delegue à pessoa certa

Outro ponto essencial é definir a pessoa certa para a tarefa certa, ou seja, escolher os colaboradores que tenham conhecimentos e experiências na execução prática do trabalho e que podem realmente corresponder ao esperado. Do contrário, além de pressionar, desnecessariamente uma pessoa a fazer o que ela não sabe; você também perde o tempo com uma delegação errada.

Não tenha medo de delegar

Nada de centralizar o trabalho ou temer que seus liderados façam as tarefas melhor que você. Quando mais você delega, mais colabora para o desenvolvimento de sua equipe e o aprimoramento de sua identidade profissional. Com isso, você também tem a oportunidade de evoluir em sua liderança e focar na parte mais estratégica.

Acompanhe e dê suporte

Delegar não é “de largar” as demandas e deixar seus liderados se virarem sozinhos. É muito importante que o gestor acompanhe o trabalho, oriente, corrija, ensine e tire dúvidas. Esta aproximação aumenta a confiança dos profissionais e diminui erros e retrabalhos.

Observe seus profissionais

Acompanhe o desenvolvimento das tarefas e verifique se os profissionais e equipes estão executando corretamente o trabalho. E, especialmente, esteja atento e aberto a reconhecer novas competências e novos talentos entre os seus colaboradores. Muitas vezes, um profissional só está esperando uma oportunidade para mostrar seu potencial, dê a ele sua chance.

Aproveite estas dicas e comece agora a colocar em prática uma delegação mais assertiva. Aprenda ainda a ouvir seus colaboradores, na essência, entender suas necessidades, reconhecer suas habilidades fundamentais e potencializar tudo isso. Com certeza, todos têm muito a ganhar!

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