peixes seguindo líder

© Depositphotos.com / Lonely11 Para identificar potenciais líderes, procure por pessoas que saibam se comunicar e se autodesenvolver, sejam críticas e responsáveis.

Quando uma nova posição de gestão é criada ou quando um líder se desliga da empresa, é hora de encontrar um profissional adequado para assumir essa posição e dar continuidade aos resultados obtidos.

Em geral, encontrar novos líderes dentro da própria organização é mais vantajoso, uma vez que essa atitude otimiza o tempo, minimiza os custos com processos e treinamentos e, acima de tudo, faz com que os colaboradores se sintam valorizados e reconhecidos pela instituição em que trabalham.

É importante ressaltar, porém, que liderança não é cargo, mas um conjunto de atitudes e comportamentos adequados que tornam o indivíduo capaz de gerir um grupo de pessoas. Portanto, uma pessoa pode ser líder sem necessariamente ser gestor: é uma questão de postura.

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Como identificar um novo líder?

A identificação de um novo líder é um processo que exige muita observação e análise comportamental. Em geral, há algumas atitudes que indicam uma maior compatibilidade de uma pessoa com os perfis de liderança. Neste artigo, reunimos as 8 principais. Confira.

1. Autodesenvolvimento

PSC

Um profissional com espírito de liderança é ativo, está sempre em busca de se autodesenvolver por meio de leituras, palestras, cursos e treinamentos. Ele não se limita a ficar na sua zona de conforto e não espera por iniciativas da empresa.

Alguém que deseja ser líder precisa estar em constante atualização dos seus conhecimentos, de modo que possa compartilhá-los com os seus colegas e mostrar as suas capacidades sendo constantemente lapidadas. Esse compromisso de tornar-se um profissional melhor a cada dia revela uma possível liderança. Quanto mais capacitado o profissional for, mais chances ele terá de ser um líder de sucesso.

2. Influência e comunicação

A habilidade de relacionamento interpessoal é fundamental para profissionais de todos os níveis hierárquicos, mas é absolutamente indispensável para os gestores. Assim, identifique aqueles que sabem lidar com os colegas de trabalho, que estabelecem relações saudáveis e construtivas, que conquistam respeito e credibilidade naturalmente e que têm facilidade para influenciar pessoas.

Influenciar não é mandar ou manipular, mas mostrar, por meio dos seus argumentos e das suas capacidades persuasivas, que a pessoa tem razão naquilo que diz. Isso, contudo, deve ser sempre feito de forma ética e respeitosa, sem jamais querer impor uma ideia aos demais. Liderar é também ouvir o que os outros têm a dizer.

3. Visão sistêmica e senso crítico

A função do gestor requer capacidade de tomar decisões. Por isso, é crucial identificar profissionais que possuem senso de análise aguçado e visão sistêmica, especialmente em momentos de crise e pressão. Um bom líder pensa “fora da caixa”, enxerga à frente do que a maioria vê, antecipa soluções e promove inovações.

A visão sistêmica consiste em entender como todas as áreas e atividades de uma empresa estão relacionadas entre si, de modo que aquilo que se faz em uma delas certamente impactará as demais. É função de um líder desenvolver essa visão, já que as suas decisões devem ser tomadas pensando no todo, e não de forma restrita a uma ou outra atividade.

4. Responsabilidade

Um profissional responsável tem maior capacidade de se tornar um gestor. A responsabilidade está atrelada a vários fatores, como cumprir prazos, evitar as faltas e os atrasos, entregar trabalhos de qualidade, ale de estar envolvido com os projetos e comprometido com os resultados da empresa.

A responsabilidade também deve se estender para as demais áreas da vida: em casa, com a família, com os amigos e com as suas atividades e metas pessoais. Um bom líder deve saber liderar a si mesmo antes de liderar os outros.

A disciplina e a responsabilidade são aspectos que podem ser observados no dia a dia de uma pessoa. Portanto, é importante verificar se esses comportamentos aparecem em alguém da sua equipe.

5. Proatividade e iniciativa

Aquele profissional que faz exclusivamente aquilo que lhe pedem, sem ter uma visão crítica da sua tarefa e sem propor melhorias ou dar sugestões, dificilmente será um líder. É preciso ser proativo e colocar os seus talentos à disposição da empresa.

Para liderar, é preciso sair desse comportamento de “manada” e ter autonomia. Isso não significa passar por cima dos chefes, mas levar a eles as percepções individuais e ideias do que pode melhorar. No entanto, aqueles que apenas fazem o que se pede não estão verdadeiramente empenhados em ver o progresso da organização e, portanto, não podem liderá-la.

Honestidade e integridade

Ser um líder é, acima de tudo, ser um exemplo das atitudes que a empresa deseja ver em todos os seus colaboradores. Portanto, para liderar, é primordial que o indivíduo seja ético e transparente.

Algumas atitudes que indicam esse perfil são: pensar no bem-estar do outro, agir com transparência (sem fazer nada às escondidas), assumir a responsabilidade sobre as suas atitudes (tenham elas sido boas ou ruins), não atribuir culpas, não julgar-se superior a ninguém, sempre falar a verdade e manter a coerência entre aquilo que se fala e aquilo se faz.

Um líder desonesto, que mente, que esconde dados, que manipula e que falta com respeito aos seus liderados provoca efeitos catastróficos no dia a dia da organização, podendo manchar a sua reputação — algum muito difícil de ser solucionado.

Autoconfiança

A autoconfiança é a capacidade que um indivíduo tem (ou que precisa desenvolver) de confiar em seus próprios sentimentos, ideias, conhecimentos, habilidades e atitudes. Todo líder precisa mostrar aos seus liderados que confia nos talentos de cada um deles e, acima de tudo, que acredita nas ideias e nos projetos que propõe. Como ele poderá fazer isso se não acreditar em si mesmo?

Ser autoconfiante não é ser arrogante ou achar que é perfeito, mas acreditar que as suas ideias e projetos têm reais chances de serem bem-sucedidos. Isso se demonstra pela postura, pelas palavras, pelo olhar, pelo tom de voz e, acima de tudo, pela energia colocada em cada atitude. Liderar envolve tomar decisões, correr riscos calculados e agir em cenários incertos. Sem autoconfiança, fica muito difícil dar conta disso.

Inteligência

Por fim, já que falamos em tomar decisões, elas serão mais eficazes conforme o líder demonstre inteligência. Como já citamos aqui no blog diversas vezes, existem diferentes tipos de inteligência, e o ideal é que um líder desenvolva especialmente aquelas que são mais exigidas em seu dia a dia de trabalho.

Em geral, uma pessoa inteligente é aquela que acumula conhecimentos e que sabe colocá-los em prática no seu dia a dia. Na posição de liderança, isso envolve relacionar grandes quantidades de diferentes informações e ideias, analisar criticamente os fatos, projetar cenários e tomar decisões coerentes com tudo o que foi observado. Assim, fica mais fácil evitar problemas e agir no sentido de prosperar, sempre com planejamento estratégico.

Os traços acima são os principais indicativos de que alguém tem potencial para exercer a liderança. Entretanto, é importante ressaltar que ela nem sempre é uma habilidade nata, de modo que é possível desenvolver e exercitar todas essas competências ao longo do tempo, aprendendo-as e aperfeiçoando-as. Todos possuem capacidade para liderar e despertar esse potencial. Conte com o Coaching para desenvolver a sua liderança!

E você, tem algum dos traços acima para ser um bom líder? Qual? Deixe o seu comentário no espaço abaixo! Além disso, compartilhe este artigo nas suas redes sociais. Leve esta reflexão a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar deste conteúdo!

Imagem: Por Andrii Yalanskyi