Voltar

Como saber quem tem o espírito de liderança?

Publicado em | 0 comentários
peixes seguindo líder

© Depositphotos.com / Lonely11 Para identificar potenciais líderes, procure por pessoas que saibam se comunicar e se autodesenvolver, sejam críticas e responsáveis.

Quando uma nova posição de gestão é criado ou um líder se desliga da empresa, é hora de encontrar um profissional adequado para assumir o cargo e dar continuidade aos resultados.

Em geral, encontrar novos líderes dentro da própria organização é mais vantajoso, uma vez que otimiza tempo, minimiza custos com processos e treinamentos e, acima de tudo, faz com que os colaboradores se sintam valorizados e reconhecidos pela instituição.

É importante ressaltar que liderança não é cargo, mas um conjunto de atitudes e comportamentos adequados que tornam o indivíduo capaz de gerir um grupo de pessoas. Portanto, uma pessoa pode ser líder sem necessariamente ser gestor: é uma questão de postura.

4 dicas para identificar líderes potenciais

Confira abaixo como identificar profissionais que possuem espírito de liderança:

Autodesenvolvimento

Um profissional com espírito de liderança é ativo, está sempre em busca de se autodesenvolver por meio de leituras, palestras e treinamentos. Ele não se limita a ficar na zona de conforto e não espera por iniciativas da empresa.

Influência e comunicação

A habilidade de relacionamento interpessoal é fundamental para profissionais de todos os níveis hierárquicos, sendo indispensável para gestores. Identifique aquele que sabem lidar com os colegas de trabalho, estabelecem relações saudáveis e construtivas, conquista respeito e credibilidade naturalmente e tem facilidade para influenciar pessoas.

Visão sistêmica e senso crítico

A função de gestor requer capacidade de tomar decisões. Por isso, é crucial identificar profissionais que possuem senso de análise aguçado e visão sistêmica, especialmente em momentos de crise e pressão. Um bom líder pensa fora da caixa, enxerga à frente do que a maioria, antecipa soluções e promove inovações.

Responsabilidade

Um profissional responsável tem maior capacidade de se tornar um gestor. A responsabilidade está atrelada a vários fatores, como cumprir prazos, entregar trabalhos de qualidade, estar envolvido com os projetos e comprometido com os resultados da empresa.

A responsabilidade também deve se estender para as demais áreas da vida: em casa, com a família, com os amigos, com suas atividades e metas pessoais. Um bom líder deve saber liderar a si mesmo antes de liderar os outros!

É importante ressaltar que liderança não é uma habilidade nata, e as pessoas a desenvolvem com técnicas e prática. Todos possuem capacidade para liderar e despertar este potencial. Conte com o Coaching para desenvolver sua liderança!

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!