Como funciona um curso de liderança e gestão de pessoas - JRM Coaching
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Como funciona um curso de liderança e gestão de pessoas

Por: José Roberto Marques | Blog | 09 de agosto de 2018

Para liderar equipes e lidar, da melhor forma possível, com as pessoas que delas fazem parte, é necessário estar altamente preparado, uma vez que os desafios a serem encarados são inúmeros e precisam de certa dose de jogo de cintura para se obter resultados positivos nesta empreitada.

Não é à toa que, justamente por falta de preparação, muitos gestores e líderes acabam sendo vistos ainda como chefes por seus colaboradores, pois não conseguem desenvolver suas habilidades e competências, no sentido de conduzir com efetividade e assertividade os processos, o que torna a jornada ainda mais repleta de adversidades, não só para o próprio líder, como também para todos aqueles que estão ao seu redor e dependem de suas ações para que as atividades executadas sejam bem-sucedidas.

Pensando nisso, hoje, neste artigo, vou falar sobre a importância e o papel destas duas frentes dentro de uma empresa, para que esta tenha sucesso no mercado em que atua, bem como de que maneira se desenvolve um curso de liderança e gestão de pessoas, voltado para aqueles profissionais que desejam se especializar nestas áreas.

Definindo liderança e gestão de pessoas

Antes de qualquer coisa, é importante compreender que liderança e gestão de pessoas são aspectos diferentes, porém, totalmente interligados.

Liderança é a habilidade de aglutinar, inspirar e desenvolver pessoas, e de agregá-las à uma ideia a partir de sua influência. Além de possuir boa oratória, flexibilidade, adaptabilidade, ser positivo, ter inteligência emocional, saber dar e receber feedbacks, entre outros fatores. Essas competências podem ser naturais do indivíduo ou podem ser desenvolvidas com treinamentos de Coaching e liderança, por exemplo.

Gestão de pessoas, por outro lado, se trata de processos praticados pelo líder para gerir uma equipe. Ele pode utilizar técnicas, ferramentas e sistemas que facilitam o dia a dia, tornando sua gestão cada vez mais efetiva e assertiva.

Por isso, se você é líder ou almeja uma posição de liderança, vale a pena procurar um curso que desenvolva de forma abrangente os dois âmbitos: a liderança e a gestão, uma vez que ambos caminham juntos e um pode e deve ser positivamente potencializado pelo outro.

Cursos de gestão de pessoas e liderança: como funcionam?

Tendo maior clareza sobre as diferenças existentes entre cada um destes processos, tanto de liderança, quanto de gestão de pessoas, convido você a conferir abaixo alguns pontos fundamentais que um curso de liderança e gestão de pessoas deve abordar para ser realmente efetivo:

Conhecimento e Prática

Antes de se inscrever em um curso, certifique-se de que o mesmo é pautado em conteúdo, práticas e dinâmicas, para que traga, verdadeiramente, os resultados que se espera no dia a dia, ou seja, quando se estiver realmente em contato com os colaboradores, bem como desenvolvendo os processos e atividades do cargo de liderança e gestão de pessoas em si.

Conhecimento e prática se fazem importante neste contexto, pois a neurociência explica que a emoção interfere positivamente na retenção da informação, sendo assim o processo de aprendizagem torna-se substancialmente mais efetivo quando há um estímulo de cocriação e envolvimento do participante de forma prática também.

Autoconhecimento

Um curso de liderança que realmente gera resultado é aquele vai além das ferramentas, e promove também o autoconhecimento.

O entendimento sobre si mesmo, propicia consciência clara de suas habilidades e capacidades. Consequentemente, há a identificação das características e habilidades que precisam de melhoria de maneira pontual. Assim, é possível descobrir quais pontos precisam ser aprimorados para você se desenvolver e se tornar um líder cada vez melhor e quais precisam ser potencializados no dia a dia.

Comunicação e Relacionamento Interpessoal

Treinamentos de qualidade enfatizam o desenvolvimento da comunicação e relacionamento interpessoal do líder, afinal um dos papéis do gestor é justamente direcionar pessoas em prol de um objetivo comum. Sendo assim, ter a habilidade de se comunicar clara, objetiva e assertivamente, bem como de lidar com pessoas torna-se uma necessidade básica para quem assume o papel de liderança dentro de uma empresa.

Assim, para que a equipe esteja em sintonia, é imprescindível que todos se entendam de maneira clara, a partir de uma comunicação efetiva e um bom relacionamento entre todos os envolvidos nos processos organizacionais.

Gerenciamento da equipe

Entre as habilidades de um líder de alta performance, está a de saber delegar. Mas não basta apenas distribuir tarefas, é necessário ser estratégico, com foco em resultados sustentáveis e duradouros, direcionando demandas, de acordo com as competências de cada integrante da equipe, extraindo, assim, o melhor de cada um.

Para isso, é necessário conhecer o perfil de cada liderado e identificar quem possui maior competência para assumir determinada responsabilidade. Uma ferramenta extraordinária para este fim é o software Coaching Assessment, um mapeador de talentos exclusivo do, que se tornará um braço direito para a sua gestão.

Gestão de Tempo

Todo líder deseja, ao final do mês, entregar um resultado excepcional. Uma vez que a sincronia da equipe é fundamental para realizar as atividades variadas, dentro de metas e prazos definidos, também vale a pena investir em treinamentos que trabalham a gestão do tempo.

Um curso de liderança e gestão de pessoas vai ajudá-lo a entender que correr com as demandas diárias nem sempre leva a maiores e melhores resultados. Muito pelo contrário: a pressa pode prejudicar o desempenho de todos, gerando estresse, ansiedade, além de erros e frustrações.

Feedback

Considerando que parte da sua missão como líder é conduzir seus liderados a se tornarem cada vez melhores em suas funções, é sempre interessante aprimorar sua habilidade de dar e receber feedbacks.

Um dos erros mais comuns ao dar e também de receber feedbacks é a falta de clareza, que pode ser ocasionada por um acompanhamento desfalcado do desempenho do profissional ou pela comunicação inadequada. Dessa maneira, o ideal é que se aborde este tópico em todo curso de liderança e gestão, já que ele será de grande auxílio no desenrolar das atividades no dia a dia.

Reconhecimento

Por fim e não menos importante, exercite o hábito de reconhecer sua equipe, pois é ela que presta todo o suporte para que você chegue a patamares cada vez mais altos.

Um profissional que é reconhecido por seu desempenho se sente competente e mais confiante na realização de seu papel, naturalmente aumentando seu engajamento e resultados. Portanto, dar o devido crédito aos seus colaboradores é fundamental para o crescimento contínuo de todos ao redor.

Coaching para o aprimoramento da liderança e gestão de pessoas

Hoje o Coaching é o método mais utilizado por aqueles que desejam unir excelência em liderança e gestão. Isso porque trata-se de uma metodologia que reúne ferramentas e técnicas de diversas ciências — além de abordar todos os pontos acima citados — a fim de desenvolver habilidades e competências necessárias para uma gestão assertiva e eficaz.

O profissional que realiza um curso de Coaching, focado em liderança, tem conhecimento, comportamental, técnico e operacional, suficiente para conquistar resultados ainda melhores, pois desenvolve um ambiente propício a cocriação e a produtividade.

Neste sentido, a minha dica é que você conheça o treinamento de liderança e gestão de pessoas, que tem o Coaching como principal aliado, pois ele mescla essas de técnicas eficientes de desenvolvimento humano e empresarial, a partir de suas particularidades. Trata-se de uma metodologia assertiva para o alcance de resultados extraordinários.

 

Invista neste processo e potencialize a sua atuação enquanto líder e gestor de pessoas com o Coaching!

 

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