Fundamentos da liderança

Por: José Roberto Marques | Blog | 10 de novembro de 2014

© Depositphotos.com / pressmaster Ser líder é uma função que demanda muitas responsabilidades e competências bem desenvolvidas.

Liderança de excelência: este é um dos principais caminhos para o sucesso de uma empresa. Bons líderes conseguem gerir processos, administrar organizações e conduzir pessoas rumo de forma efetiva, levando aos objetivos desejados e gerando resultados mais lucrativos e satisfatórios para a corporação.

Porém, ser líder é uma tarefa que exige muitas responsabilidades e competências bem aperfeiçoadas. Além do conhecimento técnico fundamental, é preciso desenvolver uma série de habilidades e talentos essenciais para exercer tal cargo com eficácia.

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”!
É um presente!

Fundamentos da Liderança

Para uma liderança ser altamente assertiva, é preciso que ela esteja pautada em fundamentos efetivos. Confira alguns dos principais fundamentos da liderança e saiba como desenvolvê-los.

Bons relacionamentos
Saber lidar e se relacionar com pessoas — seja colegas de trabalho, subordinados ou clientes — é, sem dúvida, um dos aspectos mais importantes para um líder. Isso porque são as pessoas que estão por trás de todo e qualquer resultado de uma organização. São elas que influenciam diretamente o sucesso de qualquer empresa.

Manter bons relacionamentos interpessoais e saber trabalhar em conjunto, estimulando a cocriação e colaboração entre os subordinados, favorece o bom andamento dos processos e contribui com o sucesso das atividades do dia a dia.

Ser exemplo
Este é um aspecto essencial para qualquer líder. Seja exemplo para seus liderados e, assim, os comportamentos e ações de seus subordinados serão reflexos de suas próprias condutas. Inspire pessoas, seja persuasivo e constitua uma boa influência para quem te segue.

Você é feliz?

Visão estratégica
Um grande líder deve ter visão clara e estratégica do negócio administrado. Assim, ele pode propor os caminhos para que grandes resultados sejam alcançados, bem como melhorias, soluções, além de minimizar os erros.

Todo bom líder deve estar em equilíbrio consigo mesmo para motivar a sua equipe.Faça o nosso teste para descobrir
se você é feliz!

Comunicação clara
Uma comunicação eficaz é fundamental não só para um grande líder como também para qualquer profissional. Ela não está relacionada apenas a ter um português impecável, mas também em passar uma mensagem de forma clara e objetiva a quem está sendo liderado. Comunicação clara é ser entendido, falar a mesma língua dos colaboradores e dos clientes.

Controle emocional
A habilidade de controlar emoções é importante para evitar que o líder se deixe abater pelas derrotas ou frustrações dos momentos em que os resultados não saem como o planejado. O controle emocional ajuda o líder a se automotivar e a promover a motivação de seus colaboradores nos momentos de pressão e desafio.

Estas dicas foram úteis para você? Então compartilhe o conhecimento.

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: