Uma pessoa objetiva é aquela que sabe bem o que deseja para a sua vida e define suas atitudes sempre considerando suas metas. São indivíduos que têm convicção sobre suas ideias e não se intimidam em demonstrar isso por meio de atitudes e palavras. Ser uma pessoa objetiva é, principalmente, ter autoconfiança, reconhecer suas qualidades e saber utilizar essas características ao seu favor para ser mais direto em suas ações.

O Que Impede as Pessoas de Serem Objetivas?

Muitas pessoas sufocam suas opiniões e deixam de expressá-las por insegurança ou medo de reprovação. Com isso, perdem grandes oportunidades de se desenvolverem e conquistarem seus sonhos e metas. Outros empecilhos para a objetividade são:

  • Medo de que isso gere conflitos;
  • Medo da rejeição pessoal, profissional, social, familiar e afetiva;
  • Medo de magoar alguém ao não concordar com sua opinião;
  • Medo de parecer tolo ou de não ser entendido.

Como deve ter percebido todos os exemplos de obstáculos para a objetividade começam com a palavra medo. Saiba que esse sentimento é um dos principais bloqueadores que impedem as pessoas de evoluir e de ser autêntica. Portanto, livrar-se das amarras do medo é fundamental para conquistar a liberdade de ser quem você é e se potencializar.

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”,
é um presente!

Vantagens de Ser Uma Pessoa Objetiva

Depois de entender as razões que levam um indivíduo a não assumir uma postura mais objetiva, conheça as vantagens de agir com objetividade e ter convicção sobre quem você é.

Ser honesto, verdadeiro e autêntico: uma pessoa objetiva é, acima de tudo, sincera, pois não finge ser de determinada forma apenas para agradar e ser aceita.

PSC

Demonstra respeito por si e pelos outros: ao agir com honestidade e mostrando quem verdadeiramente é, estará agindo de forma respeitosa consigo mesmo e com aqueles com os quais convive.

Ajuda a conquistar sua credibilidade: a credibilidade é algo conquistado com o decorrer do tempo. Ao adotar uma postura honesta, estará inspirando mais confiança nas pessoas.

Poupa tempo, energia e dinheiro: indivíduos que têm dificuldade em dizer “não” acabam se sujeitando a coisas que não trarão nada de positivo para as suas vidas e que, muitas vezes, contrariam seus valores pessoais. Já aqueles que são objetivos conseguem recusar algo com tranquilidade e sem medos desnecessários.

Dicas Para Ser Uma Pessoa Objetiva

Qualquer pessoa, seja ela tímida ou extrovertida, pode desenvolver as habilidades necessárias e se tornar objetiva e convicta de suas opiniões. Ser objetivo é diferente de falar muito ou pouco, pois não se trata de algo que tenha relação com a quantidade, mas sim com falar as coisas certas, de acordo com aquilo que pensa e realmente deseja.

1 – Conheça a Sua Verdade

O primeiro passo para se tornar uma pessoa objetiva e que age de acordo com o que pensa é conhecer a sua verdade. Então, procure refletir sobre seus sentimentos, suas crenças e valores, que são os pontos que formam a personalidade e caráter de um indivíduo. Apenas através do autoconhecimento é que poderá adquirir a segurança necessária para se expressar objetivamente e sem receios.

Ao se conhecer, também aprenderá a controlar melhor seus sentimentos, o que é muito importante para se expressar com clareza e sem perder a razão ou ser grosseiro e agressivo. Para deixar claro o que pensa a respeito de determinado assunto, não é necessário se exaltar, basta que fale de forma objetiva e convicta.

2 – Aprenda a Dizer Não

Muitas pessoas sentem um grande medo de dizer “não”, e a principal razão para isso é o medo de serem mal interpretadas ou rejeitadas. Com isso, aceitam coisas que não gostariam ou não poderiam fazer, alimentando o sentimento nocivo de frustração. O acúmulo de insatisfações pode ter graves consequências, como crises de estresse ou mesmo doenças psicológicas, como a depressão, por exemplo.

Saber dizer “não” é completamente diferente de ser uma pessoa mimada, do tipo que só quer fazer o que lhe convém. Mas sim tem relação com conseguir diferenciar o que irá agregar ou não para a sua vida. Por isso, procure ser uma pessoa assertiva, que é aquela que sabe dizer “sim” e “não” de forma segura, sempre que julgar necessário.

3 – Objetividade Não é Sinônimo de Grosseria

Existe uma ideia errada de que pessoas objetivas são grossas, talvez esse preconceito tenha sido criado porque muitos não estão acostumados a ouvir a verdade. Claro que podem existir aqueles que não sabem como expressar o que pensam e acabam se exaltando. Contudo, é perfeitamente possível ser objetivo e, ainda assim, manter a cordialidade e a educação.

Para ser um indivíduo objetivo e educado, lembre-se da primeira dica que dei neste artigo, sobre a importância de conhecer a sua verdade. Quando você se conhecer verdadeiramente, será capaz de controlar suas emoções e saberá manter a calma em qualquer situação. Lembre-se disso e tenha inteligência ao se posicionar.

4 – Critique Ideias e Não Pessoas

Sempre que for necessário discordar de algo, procure focar na ideia e não na pessoa que pensa de determinada forma. O conceito de objetividade se refere a ter convicção de ideias e opiniões, e nada tem a ver com discussões sem propósito e ataques pessoais. Conversar com indivíduos que pensam diferente de você pode ser muito enriquecedor, mas, claro, desde que haja respeito mútuo.

É importante lembrar que nem todos estão prontos para debater sobre determinados assuntos de forma positiva. Então, caso sinta que a outra pessoa está se exaltando, o melhor a fazer é manter a calma e deixar a conversa para depois. Insistir apenas fará com que ela fique com os ânimos ainda mais exaltados e isso não irá agregar em nada para nenhum lado.

A felicidade é imprescindível para um bom relacionamento empresarial!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

5 – Mudar de Ideia é Natural

A objetividade tem relação com ser fiel às suas opiniões e convicções. Entretanto, é necessário considerar que mudar de ideia é perfeitamente normal e um sinal de evolução e amadurecimento também. Uma pessoa que passa a vida com as mesmas ideias demonstra que se manteve fechada para o conhecimento e, certamente, perdeu grandes oportunidades de se desenvolver e aprender coisas novas e enriquecedoras.

Mesmo que tenha defendido um mesmo ponto de vista durante um grande período de tempo, não se envergonhe caso venha a mudar de ideia. Ser objetivo inclui, principalmente, ser honesto consigo mesmo e com o que pensa. Então, se permita mudar de opiniões, atitudes, hábitos, desde que seja para melhor.

Depois de tudo o que leu, e aí, você acha que é uma pessoa objetiva ou que ainda precisa melhorar neste aspecto? Aproveite para refletir a respeito de suas atitudes e verificar se está sendo realmente fiel as suas ideias, opiniões, sentimentos e valores e, principalmente, se sente segurança ao expressar o que pensa ou ainda teme ser reprimido. Tenha orgulho de ser quem é!

Copyright: 486491386 – https://www.shutterstock.com/pt/g/turgaygundogdu