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Credibilidade na Vida Profissional

Por: José Roberto Marques | Alta Performance | 29 de outubro de 2020

Olá querida pessoa,

Espero encontra-lo em paz, harmonia e com saúde.

Ser de luz, você sabe como construir credibilidade profissional?

Em tudo na vida, ter credibilidade é realmente fundamental, e na vida profissional não é diferente. Esta característica se constrói por meio de uma postura diferenciada e de resultados idem, o que inclui coerência, honestidade e efetividade na realização do trabalho e no alcance das metas e objetivos.

Credibilidade é antes de tudo a congruência entre aquilo que a pessoa diz e faz. Esta lógica é fundamental para que ela conquiste a confiança, admiração e a empatia e o respeito dos seus colegas, líderes e liderados. Por isso, a propriedade na vida profissional se destaca como mais um importante mecanismo para impulsionar a carreira e fazê-la deslanchar.

Um profissional crível busca sempre embasar suas colocações em dados, pesquisas, experiências, estatísticas e estudos que corroborem suas afirmações. Além disso, é importante entender que esta propriedade é algo que não se consegue de um dia para o outro, mas sim por meio de investimentos contínuos em ações congruentes, comportamentos positivos e numa postura profissional ética e de condutas realmente diferenciadas e efetivas.

Isso quer dizer que tanto dentro como fora da empresa, o indivíduo mantém atitudes concisas com suas falas, crenças e valores e que leva para sua vida pessoal os mesmos preceitos que segue na carreira. Isso é essencial para que não haja discrepância entre suas ações profissionais e pessoais.

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Como Ter Credibilidade na Vida Profissional

Bom, criar uma imagem positiva e uma marca profissional própria leva muito tempo e é um trabalho feito com pequenos e grandes gestos. Porém, todo o esforço é recompensado, gerando ótimos resultados para a construção de uma carreira sólida e cheia de credibilidade no mercado.

Para te ajudar nessa missão, preparei algumas dicas poderosas para você construir a credibilidade da sua imagem profissional diante da empresa em que trabalha e do mercado como um todo.

1 – Seja congruente com seus valores e princípios

Toda e qualquer imagem apenas se sustenta por um longo período se ela for pautada em valores e princípios verdadeiros. Você prioriza a ética acima de tudo? É uma pessoa justa? Respeita e valoriza o próximo? Essas são questões adquiridas com a criação e educação familiar, e que serão exigidas e testadas ao longo das experiências da vida.

Você é feliz?

2 – Seja verdadeiro e honesto

Ser uma pessoa verdadeira e honesta, que não finge sentimentos ou comportamentos positivos apenas para ganhar a admiração dos demais, é uma característica marcante de quem tem credibilidade na vida profissional. Por isso, se você quer alcançar este patamar, esteja atento e seja sempre verdadeiro e honesto com os outros e, principalmente, consigo mesmo.

3 – Seja um expert nas suas atividades

Além das chamadas soft skills, que incluem a honestidade, valores e princípios, precisamos lembrar que as hard skills, ou seja, as competências técnicas, são fundamentais. As pessoas irão confiar em seu trabalho se você for realmente bom no que faz, portanto, estude, se capacite, torne-se especialista em sua área de atuação.

4 – Mantenha seus relacionamentos ativos

Por mais que seu esforço e dedicação à sua carreira seja fundamental, sozinho dificilmente chegará a algum lugar. Por isso, faça contatos, mantenha seus relacionamentos ativos, seja solícito com as pessoas.

5 – Invista em seu desenvolvimento contínuo

Todos os dias você tem a oportunidade de ser uma pessoa e profissional cada vez melhor. Seu potencial é infinito e seu poder de realização pode te levar onde você desejar. Use cada experiência para aprender e evoluir, o que vale também para as falhas, que são fontes inesgotáveis de aprendizado.

Se trabalha atendendo pessoas ou mesmo no dia a dia com colegas de trabalho, procure aprender com o outro. Ao se deparar com um termo ou situação que não conhece, vá em busca de informação, pesquise, seja uma pessoa interessada e tenha o desenvolvimento contínuo como um valor sempre presente em sua vida.

6 – Tenha atitudes positivas sempre

Mesmo que seja um profissional experiente e altamente capacitado, se não tiver uma postura positiva, ficará complicado passar confiança para os demais. Por isso, alimente sempre comportamentos positivos, respeite seus colegas independentemente de sua posição hierárquica e jamais faça de seus conhecimentos ou posição profissional uma forma de oprimir as pessoas e diminuí-las.

Além disso, procure ter a positividade como um valor, no sentido de ser grato, enxergar o lado bom das situações, isso também irá contribuir para que passe uma imagem de confiança, de alguém que busca soluções em vez de se deixar paralisar pelos problemas.

7 – Faça uma autoavaliação da sua imagem e credibilidade

De tempos em tempos, faça uma autoavaliação da sua imagem. Pergunte-se como as pessoas na empresa enxergam você e se essa imagem condiz com aquilo que você é e acredita. Pense em como tem compartilhado seus conhecimentos e inspirado as pessoas, se pratica o que diz. Questionamentos como esses fazem você repensar suas atitudes e adotar outras que contribuam para a construção e fortalecimento da sua credibilidade.

Além de buscar respostas dentro de si, é interessante também conversar com colegas de trabalho, amigos e familiares, pedindo feedbacks a eles. Contudo, é importante que dê abertura para que sejam sinceros e se mostre aberto a ouvir sem levar para o lado pessoal, afinal, tudo o que disserem poderá ser usado por você para evoluir.

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