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Como conseguir qualidade no trabalho em equipe

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equipe unindo as mãos

© Depositphotos.com / AndreyPopov O trabalho em equipe melhora a produtividade e qualidade do trabalho, além de reduzir o desperdício e absenteísmo.

O mundo dos negócios tem passado por diversas transformações em que o volume e a intensidade das exigências têm atingido cada vez mais o colaborador. Para acompanhar o ritmo das mudanças, as empresas modificaram sua maneira de gerenciar equipes.

Até pouco tempo atrás, todo o trabalho era voltado para o lucro, enquanto que hoje o estilo de gerenciamento é visa a qualidade no trabalho — e o retorno financeiro é visto como consequência. Isso alterou completamente o ambiente de trabalho, deixando-o mais participativo e propício ao trabalho em equipes.

Vantagens do trabalho em equipe

O bom trabalho em equipe pode trazer algumas vantagens como:

  • Aumento da segurança;
  • Melhoria da qualidade;
  • Melhoria da produtividade;
  • Redução do desperdício;
  • Diminuição do absenteísmo.

Gerenciamento pela qualidade

É por meio do gerenciamento pela qualidade que as empresas aprenderam a monitorar, controlar e melhorar o sistema de produção, sempre com foco na satisfação do cliente. Esse modo de operar traz melhores decisões tanto para o cliente como para a organização — do ponto de vista do trabalhador e do empregador.

Para que haja uma boa qualidade no trabalho em equipe, existem algumas características que são fundamentais:

Confiança

Pessoas que sabem trabalhar em equipe devem ser confiáveis, além de saber confiar nos outros. Esta característica faz com que os membros do grupo se sintam confortáveis em confidenciar informações e pedir ajuda, quando necessário.

Comunicação

É fundamental saber se comunicar adequadamente, deixando claras as opiniões e sugerindo melhorias necessárias.

Ouvir na essência

Além de saber se comunicar, é importante saber ouvir o que os outros têm a dizer e saber identificar como as diferentes opiniões podem ser um benefício para toda equipe.

Ativo

Trabalhar em equipe exige que o profissional seja ativo e disposto a participar das atividades, realizando tarefas que ajudarão sua equipe a alcançar os objetivos.

Flexibilidade

É preciso ser flexível para saber como adaptar os projetos da equipe de acordo com as necessidades.

Comprometimento

É preciso estar disposto a trabalhar até que os objetivos sejam alcançados e, para isso, o entusiasmo diário é fundamental. É preciso estar sempre motivado a continuar trabalhando e incentivando os colegas a fazerem o mesmo.

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