A comunicação é uma habilidade essencial para o desenvolvimento em todas as áreas da vida, afinal, é através dela que transmitimos os nossos sentimentos, valores e convicções. Se comunicar bem envolve muito mais do que apenas falar, inclui ouvir, observar, sentir. O Coaching, com suas ferramentas poderosas, se mostra como um ótimo aliado daqueles que buscam se comunicar melhor e, assim, construir conexões com pessoas com os mais diversos objetivos.

A importância da comunicação

Somos seres únicos, cada um com suas características, pensamentos e valores. Para que os relacionamentos aconteçam, é preciso que um conheça e entenda o mundo do outro, mesmo que de modo superficial em alguns casos, e é através da comunicação que isso se torna possível.

Logo que chegam ao mundo, os bebês demonstram que estão com fome ou têm algum outro tipo de necessidade através do choro, essa é a forma de se comunicar deles. Com o tempo, aprendem a falar algumas palavras e a gesticular, facilitando o entendimento por parte dos pais e cuidadores. Através da comunicação, conseguimos expressar nossos desejos, opiniões, pensamentos, permitindo que outras pessoas nos conheçam melhor, e, claro, fazendo o mesmo em relação a elas, ouvindo-as e observando-as. Assim, por meio dessa troca, temos a oportunidade de aprender, ensinar, compartilhar, enfim, de evoluir juntos.

Também é importante destacar o quanto a comunicação está presente em nossas vidas das mais diferentes formas. Hoje, além dos métodos tradicionais, como os gestos e a fala, nos comunicamos muito através da internet, por meio de e-mails, mensagens curtas, comentários em redes sociais, áudios, vídeos. Estar em dia com essa habilidade é fundamental para quem deseja construir relacionamentos sólidos e se destacar no mercado de trabalho.

7 Dicas de Coaching para melhorar sua capacidade de comunicação

O Coaching é uma metodologia voltada para o desenvolvimento humano e a comunicação é uma habilidade de grande importância dentro do processo, pois é através dela que o profissional e o cliente irão se conectar e, assim, alcançar os objetivos pretendidos. Veja, a seguir, dicas que te ajudarão a aperfeiçoar a sua forma de se comunicar para expressar suas ideias e, também, aprender com as ideias dos outros.

1 – Pratique a escuta ativa

Ouvir é tão importante quanto falar, inclusive, essa ação deve vir em primeiro lugar, pois é ouvindo que poderá entender o contexto no qual está inserido e, assim, formular a sua fala com mais assertividade, aumentando as chances de ser compreendido. Aqui também se aplica o ler e o interpretar, habilidades tão necessárias nos tempos atuais, em que a internet faz parte da vida de uma grande parcela da população.

2 – Pense antes de falar e escrever

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Parece óbvio sugerir que uma pessoa reflita antes de falar e escrever (no caso das redes sociais), entretanto, basta observar o comportamento da sociedade para identificar muitas situações em que coisas são ditas sem qualquer critério. Pensar para formular o que irá expressar, seja falando ou enviando uma mensagem, permitirá que considere alguns pontos, como empatia, respeito e, claro, o seu objetivo ao transmitir aquele recado.

3 – Saiba fazer boas perguntas

A técnica de fazer perguntas poderosas é bastante importante dentro do processo de Coaching, pois através dos questionamentos certos conseguimos direcionar o interlocutor para que forneça as respostas que buscamos. Sendo assim, procure fazer perguntas interessantes, que deem brecha para respostas completas e precisas. Caso a outra pessoa responda de forma curta e evasiva, complete com um “e o que mais?” e prepare-se para obter as informações que deseja.

4 – Dê mais daquilo que deseja receber

Se acha que as pessoas com as quais convive não se comunicam bem, experimente dar mais daquilo que deseja receber, ou seja, comunicando-se de modo efetivo com elas. Evite permanecer inerte quando se vê perante uma insatisfação, faça a sua parte e veja como a sua postura pode inspirar a todos ao seu redor. Se as pessoas apenas querem falar e não te escutam, ouça-as na essência e mostre o quanto esse gesto é positivo. O exemplo é o modo mais poderoso de ensinar, pense nisso!

5 – Adapte-se de acordo com o comportamento do interlocutor

Uma técnica de Coaching bastante eficaz que é utilizada pelos profissionais para se conectarem aos seus clientes chama-se rapport, uma expressão de origem francesa que significa “trazer de volta”. Consiste em se basear no comportamento do interlocutor para se comportar, como os movimentos com as mãos, o tom de voz, ser mais objetivo ou detalhista e assim por diante. Lembrando que a ideia não é fingir ser algo que não é e sim adaptar a sua verdade ao perfil da outra pessoa, a fim de trazê-la para perto através de um laço de afinidade.

6 – Busque informação e amplie sua bagagem comunicativa

As pessoas expressam aquilo que carregam dentro delas, desse modo, é importante que esteja sempre em busca de ampliar a sua bagagem de conhecimento. Quanto mais conteúdo tiver, mais interessantes serão as suas conversas, o que irá te beneficiar tanto na carreira quanto na vida pessoal. E você pode fazer isso sempre que tiver um tempo livre, gratuitamente, usando a internet. Seja uma pessoa interessada, curiosa, que gosta de descobrir coisas novas, isso te proporcionará muitos benefícios.

7 – Reconheça que não sabe tudo

Por fim, é preciso que reconheça que, mesmo buscando conhecimento, nunca saberá tudo. Assumir uma postura de humildade em relação a isso, te trará sabedoria e evitará, por exemplo, que saia por aí falando coisas sobre as quais não tem certeza. Tenha orgulho do que aprendeu, compartilhe suas descobertas, mas sempre com cautela ao abordar temas que não domina totalmente. Pesquise e se informe primeiro, e deixe para falar depois.

Peter Drucker tem uma citação bastante interessante que diz que o mais importante na comunicação é ouvir aquilo que não foi dito. Portanto, amplie sua visão, observe, ouça além das palavras e, assim, conseguirá se conectar verdadeiramente com as pessoas, aproximando-se do mundo delas, compartilhando informações e conhecimento.

Depois de ler todas essas informações, responda: em uma escala de 0 a 10, o quanto se considera um bom comunicador? Deixe sua resposta abaixo e compartilhe o artigo em suas redes sociais!

 

Fontes:

https://blog.airtonzanetti.com/8-dicas-de-coaching-para-melhorar-comunicacao-comercial/

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