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Confiança: Como aplicá-la dentro das empresas

Por: José Roberto Marques | Blog

Seja entre os colaboradores, com fornecedores e clientes, a confiança é extremamente importante para o sucesso de um negócio. Sem ela, as coisas simplesmente não progridem, a equipe não trabalha com consistência, as parcerias de negócios não evoluem e os clientes não dão preferência para os produtos e serviços oferecidos.

Se deseja saber como aplicar a confiança dentro da sua empresa, continue esta leitura e entenda como esse valor pode ser construído e reforçado.

O que é a confiança?

A confiança é um sentimento envolto em mistério, não sabemos exatamente como e quando surge, apenas temos conhecimento do seu poder. Não dá para explicar o motivo pelo qual sentimos confiança em uma pessoa ou empresa, isso apenas acontece.

No âmbito corporativo, por mais que haja leis que determinem regras entre funcionários e empregadores, marcas e clientes, existem certas atitudes que constroem um laço de confiabilidade que está além das regras.

Quando você compra um produto em uma loja virtual, por exemplo, por mais que saiba que está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor e que, caso o produto não chegue até a sua casa, pode buscar seus direitos na justiça, o fato de confiar naquela empresa faz toda a diferença.

Da mesma maneira que profissionais, quando estão procurando um trabalho, irão dar preferência para organizações que lhe inspirem confiança e que sejam conhecidas pelo respeito aos colaboradores, entre outras questões.

Existe uma citação que diz que confiar é subir uma escada sem conseguir enxergar os degraus e a ideia é basicamente essa. Quando as pessoas sentem confiança por algo ou alguém, se permitem ir além, se dedicam e até se doam.

10 Dicas para construir confiança dentro da sua empresa

Se deseja que a confiança seja um valor forte dentro da sua empresa, precisa se atentar a alguns detalhes, sobre os quais falarei a seguir, acompanhe.

1 – Demonstre confiança pelos seus colaboradores

Se deseja que seus colaboradores confiem em você e na sua empresa, comece confiando neles. Quando há uma atmosfera positiva na companhia, isso tende a contagiar a todos. Então, sempre que delegar uma tarefa, confie no profissional que contratou e evite microgerenciar. Além dessa, existem várias outras maneiras de demonstrar sua confiança, olhe ao redor e irá encontrar excelentes opções de fazer isso.

2 – Diga sempre a verdade

Confiança e verdade andam lado a lado, por isso, seja sempre verdadeiro com a sua equipe. É claro que existem informações confidenciais que cabe apenas à gestão saber, mas, no geral, sempre que algo puder impactar diretamente os colaboradores, fale a respeito para eles. Se a empresa estiver passando por uma situação delicada, por exemplo, converse, explique. A sinceridade é essencial para construir e fortalecer a confiança.

3 – Resolva problemas de forma objetiva

Problemas são naturais e acontecem em qualquer empresa, apenas é preciso saber como resolvê-los. Se for um desentendimento entre colaboradores, um erro que alguém cometeu ou qualquer outra situação, busque soluções objetivas, sem grandes dramas. Isso passa firmeza para as pessoas, o que também resulta em mais confiança.

Você é feliz?

4 – Respeite o tempo das pessoas

O tempo é um dos recursos mais valiosos que temos, dinheiro e bens perdidos podem ser recuperados, mas ele não, por isso, deve ser usado com sabedoria. Sendo assim, evite usar sua autoridade de líder da empresa para desrespeitar o tempo das pessoas. Se marcar compromissos, respeite os horários e, caso imprevistos aconteçam, avise. Esse é mais um aspecto importante para construir laços de confiança.

5 – Honre suas promessas

Agora, um quesito de extrema importância, as promessas. Evite fazê-las se não tiver certeza absoluta de que conseguirá cumprir, lembre-se que as pessoas costumam criar expectativas quando ouvem algo do tipo. Portanto, assuma uma postura responsável em relação aos seus colaboradores, evite prometer aumentos e bonificações se não puder oferecê-los de fato.

6 – Surpreenda as pessoas

Surpreender as pessoas positivamente é mais uma forma de fortalecer os laços de confiança. Pense em maneiras de valorizar seus colaboradores e exaltar o bom trabalho realizado por eles. Promover uma confraternização, um café especial, conceder folgas, existem muitos jeitos de fazer isso.

7 – Peça desculpas quando errar

Por mais que se esforce para conquistar e honrar a confiança que depositarem em você e sua empresa, pode acontecer de cometer erros. Nesse caso, lembre-se que todo ser humano erra, a diferença está na forma como se lida com a situação. Reconhecer que falhou, pedir desculpas e consertar poderá fazer com que confiem ainda mais em você.

8 – Compartilhe conhecimento

Compartilhar conhecimento é mais uma forma extremamente positiva de construir laços de confiança. Existem pessoas que querem manter para si todo o conhecimento da empresa por medo de perderem a autoridade, com isso, se colocam como superiores e totalmente distantes dos demais. Se deseja que confiem em você, se aproxime e crie conexão, faça isso e veja o quanto essa atitude é poderosa.

9 – Demonstre que tem valores bem definidos

Os valores de uma empresa norteiam o comportamento de todos que fazem parte dela, e é função do gestor definir quais serão eles. Companhias que não valorizam isso correm o risco de terem sua cultura definida por comportamentos que não são positivos e que podem passar uma imagem ruim aos funcionários, parceiros de negócios e à sociedade. Confiança e honestidade são dois valores fundamentais para uma organização de sucesso.

10 – Incentive os colaboradores a crescerem

Por fim, procure sempre incentivar seus colaboradores a crescerem e se desenvolverem, além de gerar confiança, essa atitude é um investimento no seu próprio negócio. Afinal de contas, contar com profissionais capacitados irá impactar diretamente nos resultados da companhia, tanto pelo lado técnico quanto pelo comportamental.

Ao adotar medidas com o objetivo de construir e fortalecer a confiança dentro da sua empresa, estará investindo em um ambiente mais positivo para os seus colaboradores, o que resultará em mais empenho, produtividade e, consequentemente, bons resultados.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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