Voltar

11 Livros para Profissionais de Recursos Humanos

Publicado em | 0 comentários

My Life Graphic/Shutterstock Os Livros de Recursos Humanos trazem poderosos conhecimentos e são essenciais a carreira dos profissionais de RH

Os livros são uma fonte inesgotável de conhecimento. Por meio deles aprendemos sempre um pouco mais sobre nós, as pessoas e o mundo à nossa volta. Esta afirmação também se aplica aos livros de Recursos Humanos, pois estes são poderosos aliados do desenvolvimento contínuo dos profissionais desta área.

Por isso, fiz uma lista com onze títulos sobre RH, com diversas abordagens distintas, e que podem enriquecer ainda mais seus conhecimentos sobre o comportamento humano nas organizações. Confira e experimente conhecer melhor cada indicação.

Livros Para os Profissionais de RH

Como Dizer? A Arte de Dar e Receber Feedback. De Eliana Pitta, aborda este que é um dos temas mais debatidos nas empresas na atualidade. Muitos profissionais gostam, outros fogem veementemente dele, mas o certo é que a cultura de feedback, quando bem aplicada, traz um importante crescimento, tantos para os gestores, como também para os seus liderados. Assim, a autora mostra as melhores formas de dar feedbacks, de modo a corrigir falhas e potencializar competências, assertivamente.

Concentração – O Segredo das Pessoas Produtivas – Como Pensar com Rapidez, Melhorar seu Foco e não Dispersar sua Atenção, de Joseph Cardillo, discorre sobre um dos principais problemas dos profissionais das empresas, que é a falta de foco. Traz dicas de como aumentar a concentração e mostra como manter o foco é uma competência essencial ao sucesso. O objetivo com isso é que os profissionais saibam gerir melhor seu tempo, manter sua atenção e melhorar progressivamente a sua produtividade no trabalho.

Gestão da Singularidade – Alta Performance Para Equipes e Líderes. De Eduardo Carmello, mostra a importância dos lideres conhecerem bem as competências, habilidades, talentos e pontos de melhoria de cada um dos seus liderados. A intenção é que isso permita aos gestores extrair de seus colaboradores seu potencial infinito, corrigir comportamentos negativos e alcançar resultados extraordinários com suas equipes.

Gestão por Competências: Ferramentas para Atração e Captação de Talentos Humanos, da psicóloga Maria Odete Rabaglio, traz diversas ferramentas para a realização da seleção e gestão de competências nas empresas. Entre elas, formulários para a descrição de processos seletivos, descrição de cargos e dicas de como mapear os processos que tangem uma entrevista comportamental, por exemplo. Este livro é um importante suporte aos profissionais de RH, pois apresenta as melhores práticas para fazer uma gestão de talentos efetiva.

Coaching Nas Empresas – Estratégias de Coaching para o Ambiente Corporativo. Esta obra tem a minha coordenação editorial e os relatos de 22 coaches profissionais, que trabalham especificamente, atendendo empresas. O livro traz diversos cases de sucesso envolvendo a aplicação do processo de Coaching na resolução de problemas organizacionais e, mostra, aos gestores de RH, como esta metodologia fantástica de desenvolvimento humano pode ajudá-los a melhorar a gestão de pessoas e processos.

Leader Coach – Coaching como Filosofia de Liderança. De minha autoria, este é um poderoso livro que trata da formação de líderes coaches, profissionais com as competências de Coaching, nas empresas. Traz ao RH a perspectiva diferenciada desta nova forma de liderar, que tem sido utilizada em organizações, de todo o mundo, para melhorar o desempenho dos gestores e alavancar os resultados de suas equipes e, consequentemente, a perfomance da empresa.

 Pessoas de Resultado – O Perfil de Quem se Destaca Sempre, De Luis F. Garcia traz um estudo, realizado pelo autor, com mais de 1200 profissionais, e que constatou que neste montante apenas 188 pessoas tinha competências diferenciadas. Assim, o livro mostra, aos profissionais de RH, como identificar as sete características e os sete pontos fortes dos colaboradores diferenciados, que são visão sistêmica, capacidade de superação, foco, planejamento, propósito, resiliência e automotivação.

Resiliência – A Transformação Como Ferramenta Para Construir Empresas de Valor. De Eduardo Carmello, mostra a importância da resiliência, como um fator decisivo para que os profissionais consigam lidar com os problemas diários, superar os constantes desafios do ambiente organizacional, ter maior controle emocional, criar soluções efetivas e se destacar na multidão.

ROI de Treinamento, capacitação & formação profissional – Retorno do Investimento. De Cristina Gomes Palmeira, esta obra apresenta ferramentas e técnicas para que os gestores de Recursos Humanos possam mensurar, efetivamente, o ROI, o retorno sobre os investimentos feitos em treinamento e desenvolvimento de seus funcionários. Fornece o subsídio necessário para avaliar a efetividade das formações, bem como para escolher novos cursos e apresentar à empresa os resultados de suas iniciativas focadas em T&D.

T&D – A Mensuração de Resultados de ROI de Treinamento Integrado ao BSD. De Rogério Leme, este também é um livro sobre mensuração de resultados, mas desta vez com viés do Balanced Scorecard, método de gestão e avaliação de desempenho, desenvolvido em Harvard.  O exemplar apresenta as melhores formas de fazer a mensuração dos resultados técnicos e comportamentais obtidos por meio dos treinamentos e também como medir a reação dos colaboradores às medidas implantadas pelo RH.

Trabalhando em Equipe Jogando em Equipe – Jogos e Atividades Para a Construção e o Treinamento de Equipes. Este livro traz 38 tipos de dinâmicas e atividades voltadas para o desenvolvimento de equipes e de suas competências. Proporciona ao gestor de RH novas ferramentas para desenvolver e potencializar os resultados do trabalho em grupo.

Gostou das dicas de livros de Recursos Humanos? Aproveite e curta, comente e compartilhe estes conhecimentos em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!