feedback

Saiba o que é feedback

Por: Equipe JRM | Blog | 03 de fevereiro de 2020

feedback é uma ferramenta simples e poderosa, amplamente utilizada no ambiente organizacional para promover o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Trata-se do ato de dar informações relacionadas aos pontos positivos, que podem ser potencializados, e apontar oportunidades de melhoria.

Ele pode ser realizado tanto pelo gestor quanto por seus respectivos liderados, e não se trata de uma opinião particular a respeito de alguém ou alguma situação. É, na verdade, uma retroalimentação ou validação, pautada em parâmetros claros, objetivos e verificáveis.

O objetivo do feedback é sempre construtivo, no sentido de prover orientação e auxílio no aprimoramento do profissional a quem se refere. Jamais deverá ter uma conotação punitiva ou que possa desabonar a imagem do funcionário diante de seus colegas de trabalho.

Neste artigo, vou compartilhar com você os tipos de feedbacks existentes, as formas de serem aplicadas, bem como a sua importância para a construção de um ambiente de trabalho maduro e altamente eficaz. Acompanhe-me e confira:

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Tipos de feedback

Quando bem utilizado, o feedback é um combustível acelerador, que promove o crescimento de todos. Confira abaixo duas formas de aplicá-lo, gerando impacto substancial na promoção da alta performance organizacional:

Feedback positivo

Geralmente utilizado apenas para destacar pontos positivos, este tipo de feedback é muito importante para a gestão do capital humano. Isso porque a ferramenta enfatiza os acertos do profissional e estimula a continuidade do comportamento positivo. O feedback positivo não deve se restringir a elogios, e sim ressaltar também aspectos como produtividade, motivação, foco, entre outros fatores, que contribuem para a potencialização dos resultados do profissional e também da empresa.

Feedback construtivo

O feedback construtivo se assemelha bastante ao feedback positivo, porém ele vai apresentar estratégias que auxiliem na melhoria da questão apontada para a pessoa. Ou seja, não se trata apenas de mostrar que determinado aspecto da performance da pessoa precisa ser melhorado, mas apontar também caminhos de solução que ela pode seguir, para que sua performance seja potencializada. 

Nesse sentido, o responsável por fornecer o feedback sai do lugar de apenas analisador para também ocupar o lugar empático da pessoa que recebe essa informação, que vai ajudá-la a melhorar o seu desempenho e atingir resultados ainda mais extraordinários. 

Feedback bilateral

Embora a maioria das pessoas pense em feedback apenas como uma ação que parte do gestor para seu subordinado, o inverso também se faz necessário. Isso porque, para que uma empresa atinja patamares cada vez maiores, é preciso que todo o quadro de funcionários se desenvolva continuamente. E isso inclui também os líderes.

Nesse sentido, é altamente recomendado que os gestores também contem com o feedback de sua equipe a respeito de seu próprio desempenho. Para atender essa necessidade, a ferramenta 360º pode ser uma excelente facilitadora do processo de avaliação da performance do gestor no dia a dia.

Saiba como funciona esta ferramenta no vídeo abaixo:

Formas de usar o feedback 

Existem várias maneiras e estratégias que podem ser utilizadas para fornecer um bom feedback. Vamos conhecer algumas delas, para que você tenha a oportunidade de adotar na sua empresa. 

Feedback pessoal

O feedback pessoal, conforme o próprio nome sugere, se dá pessoalmente, em uma conversa que acontece entre o gestor e o membro da equipe. Ele favorece a clareza da comunicação entre os envolvidos. Além disso, nesse momento, é possível perceber a reação imediata de quem está recebendo feedback, ao ouvir as informações passadas, o que permite que dúvidas sejam tiradas e que o devido esclarecimento seja feito. 

Trata-se de uma situação em que é importante uma preparação prévia da pessoa responsável por fornecer o feedback. Ter uma fala clara e objetiva é essencial para que se tenha sucesso. Além disso, é essencial evitar o uso de expressões ofensivas ou palavras muito duras. Deve-se ter isso em mente especialmente para os casos de feedbacks negativos. Nesse sentido, é bom se preparar para não deixar que ele afete a produtividade da pessoa, transformando-o, assim, o mais próximo de um feedback construtivo.

Essa reunião de feedback é também um meio de avaliar como anda a comunicação entre a equipe e ver se há falhas de comunicação, para que as mesmas sejam corrigidas. 

Feedback por e-mail

O feedback por e-mail é uma possibilidade para que o indivíduo, seja ele gestor ou não, consiga redigir uma mensagem mais elaborada e permite também que ele tenha a oportunidade de revisar o texto que será enviado. 

Ao fazer uso dessa ferramenta, é possível avaliar a qualidade da mensagem que será passada à pessoa a quem o feedback será direcionado, ou mesmo solicitar por uma segunda opinião se for o caso.

Outra situação em que o feedback por e-mail pode ser bastante útil é o retorno a candidatos de seleções que a empresa promoveu. Nesse caso pode ser mais difícil realizar um feedback pessoalmente, com as pessoas que não foram aprovadas no processo seletivo. Esta é uma prática importante, que as empresas, em sua maioria, deveriam adotar, pois trata-se de uma ação que fortalece a marca no mercado.

Você é feliz?

Além de tudo isso que citamos aqui, o e-mail também permite que possíveis dúvidas sejam sanadas, estabelecendo um canal de comunicação direto e mais rápido entre as pessoas envolvidas no feedback. Por ser um meio mais distante que um feedback pessoal, é importante que o texto contenha exemplos e uma linguagem clara, simples e direta, demonstrando cordialidade ao destinatário da mensagem.

Por não ter contato visual, pode ser uma boa estratégia para pessoas que não se sentem confortáveis em falar pessoalmente, já que ela podem ficar um pouco menos inibidas em perguntar e discorrer mais sobre o assunto.

Feedback por telefone

O feedback por telefone é um meio termo entre a impessoalidade do e-mail e o contato pessoal de uma reunião presencial. Mesmo não tendo contato visual da segunda circunstância, ainda se mostra uma situação pessoal por se ter contato de fala. Além de que é possível também avaliar a reação da pessoa que recebe o feedback, através de seus tons de voz, ou maneiras de falar. 

Pode se mostrar também uma boa opção de fornecer feedbacks mais pessoais a candidatos de processos seletivos de sua empresa. Isso mostra uma preocupação com os estes e, como já falamos anteriormente, ajuda a fortalecer a percepção da sua marca no mercado. 

Mesmo sendo por telefone, vale lembrar que é bom que o responsável se prepare para falar a mensagem com clareza e objetividade, por exemplo, levantando os tópicos do que será dito. Ainda, é essencial pensar no tom de voz que a mensagem será passada, para não haver desentendimento na recepção da mensagem.

Feedback formal versus informal

O feedback pode ser fornecido através de duas maneiras, sendo elas formal ou informal. Nesse caso não há como eleger qual delas é a correta, vai depender de qual duas melhor vai se encaixar no dia a dia da sua empresa, assim como qual delas estará mais alinhada à cultura organizacional do ambiente corporativo onde todos estão inseridos. 

Para entendermos melhor, o feedback formal é aquele que ocorre de maneira tradicional, com uma reunião agendada, em que o gestor apresenta aos membros da equipe os pontos que devem ser melhorados. Esse tipo de feedback acontece de maneira periódica, podendo ser semanal, mensal, bimestral, etc. É importante, porém, que não ocorram entre períodos tão espaçados, para não deixar que os pontos a serem melhorados fiquem deixados para tanto tempo depois.

Já os feedbacks informais são aplicados de maneira fluída no dia a dia da equipe. Esta modalidade pode ser uma boa ferramenta de uso de bons gestores, pois é capaz de manter a equipe sempre motivada, em razão de os seus membros receberem constantes retornos, sobre os trabalhos que estão desempenhando.

A importância do feedback para o sucesso de um negócio

Como vimos, os feedbacks podem ser fornecidos através de vários canais de comunicação, como telefone, e-mail ou pessoalmente. Cada um deles se mostra interessante para uma situação específica, como demonstramos anteriormente. Mas por que é tão essencial pensar em como realizar um feedback? Bom, o feedback demonstra vários pontos importantes para a melhoria da produtividade e do dia a dia da empresa.

Portanto, ele pode ajudar uma empresa de duas formas: por meio do desenvolvimento de sua equipe, o que é fundamental para o crescimento de toda e qualquer organização, bem como do contato direto com o cliente, aquele que consome o que a empresa oferece no mercado e sabe o que precisa ser aperfeiçoado para que o produto ou serviço se destaquem.Vamos analisar cada um destes pontos, a seguir:

Desenvolvendo equipes através do feedback

Um dos principais objetivos do feedback é oferecer àquele que irá recebê-lo a oportunidade de saber onde está acertando e onde precisa melhorar, para que o trabalho seja o mais assertivo possível. 

Assim, a partir do momento que é utilizada da maneira correta, esta ferramenta estimula e reforça nas pessoas o senso de responsabilidade, visto que obtendo as informações referentes à forma como executam suas tarefas e atividades diárias, estas passam a compreender melhor de que maneira podem se aprimorar continuamente, bem como a importância do seu papel em toda a estrutura organizacional.

Outro ponto positivo e que contribui para o desenvolvimento da equipe é o fato de que o feedback colabora para que o clima organizacional seja o melhor possível, no sentido de que os colaboradores executem suas atividades diárias, sabendo que podem contar com o apoio de gestores e demais líderes que fazem parte da empresa. 

Com isso, aumenta, consideravelmente, a probabilidade de retenção dos talentos existentes na organização, principalmente aqueles que têm grande potencial para contribuir com o seu crescimento e para o seu sucesso.

Neste ponto, acredito ser verdadeiramente importante enfatizar que a forma como este feedback será transmitido, fará toda a diferença no processo de tornar a empresa bem-sucedida ou não. Digo isso, pois vejo muitos gestores utilizando esta ferramenta de maneira inadequada, o que ao invés de reter, pode afastar os talentos.

Acontece, que muitos ainda aplicam o feedback, focando em características pessoais e, infelizmente, até mesmo ofendendo os colaboradores, o que é algo que não traz resultados positivos de maneira nenhuma. Pelo contrário, só gera estresse e insatisfação, não só no colaborador que recebeu o feedback, mas em toda a equipe.

Diante disso, é fundamental entender que o feedback, para ser assertivo e gerar os resultados almejados, precisa focar naquilo que verdadeiramente importa, ou seja, na performance profissional do colaborador, naquilo de bom que ele tem feito e que tem ajudado a empresa a crescer e no que ele pode melhorar, para que o seu desempenho lhe traga os objetivos que ele espera de si mesmo e que a empresa espera dele.

Quando os clientes ajudam a empresa a crescer

Não é só com o feedback da equipe de trabalho, ou seja, de gestores e demais colaboradores que a empresa deve contar, para alcançar o tão sonhado sucesso no mercado em que atua. É preciso ir além e contar também com um de seus principais stakeholders: seus clientes. 

A organização que se antecipa e corre atrás do consumidor, com o objetivo de ouvir o que ele tem a dizer, sobre a experiência que teve com seus produtos e serviços, tem mais chances de se destacar perante seus concorrentes.

Dessa maneira, é necessário realizar pesquisas de satisfação, sejam elas online, por telefone ou por escrito; ficar atento à forma como o consumidor se manifesta nas redes sociais, no que diz respeito à sua empresa, visto que os canais digitais são uma das maneiras mais utilizadas atualmente para as pessoas se manifestarem; enfim, buscar estar sempre em contato com o cliente, pois com certeza ele tem muito a lhe dizer e muitos feedbacks a lhe fornecer sobre os produtos ou serviços que você oferece, bem como sobre a sua marca de uma maneira geral.

A partir do momento que você entende a importância do feedback para gerar resultados altamente positivos para a sua empresa e passa a aplicá-lo da maneira correta, com certeza aumentam as possibilidades de sucesso para os seus negócios. Experimente colocar em prática estas dicas e depois deixe o seu comentário me dizendo como está sendo a sua experiência.

Agora me conta, este artigo foi útil para você? Você já recebeu um feedback que não conseguiu interpretar ou melhorar as pontuações feitas? Enquanto, gestor você se prepara para dar feedbacks? Já avaliou as diversas maneiras que eles podem ser aplicados? Então comente aqui o que achou do nosso artigo de hoje e compartilhe esse conhecimento com seus amigos em suas redes sociais!

 

Fontes: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/o-que-e-feedback

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