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Saiba o que é feedback

Por: José Roberto Marques | Blog | 11 de janeiro de 2018

O feedback é uma ferramenta simples e poderosa, amplamente utilizada no ambiente organizacional para promover o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Trata-se do ato de dar informações relacionadas aos pontos positivos que podem ser potencializados e apontar oportunidades de melhoria.

O feedback pode ser realizado tanto pelo gestor quanto por seus respectivos liderados, e não se trata de uma opinião particular a respeito de alguém ou alguma situação. É, na verdade, uma retroalimentação ou validação pautada em parâmetros claros, objetivos e verificáveis.

O objetivo do feedback é sempre construtivo, no sentido de prover orientação e auxílio no aprimoramento do profissional a quem se refere. Jamais deverá ter uma conotação punitiva ou que possa denegrir a imagem do funcionário diante de seus colegas de trabalho.

Neste artigo, vou compartilhar com você os tipos de feedbacks existentes, as formas de serem aplicados, bem como a sua importância para a construção de um ambiente de trabalho maduro e altamente eficaz. Acompanhe-me e confira:

Tipos de feedback

Quando bem utilizado, o feedback é um combustível acelerador que promove o crescimento de todos. Confira abaixo duas formas de aplicá-lo, gerando impacto substancial na promoção da alta performance organizacional:

Feedback positivo

Geralmente utilizado apenas para destacar pontos positivos, este tipo de feedback é muito importante para a gestão do capital humano. Isso porque a ferramenta enfatiza os acertos do profissional e estimula a continuidade do comportamento positivo. O feedback positivo não deve se restringir a elogios, e sim ressaltar aspectos como produtividade, motivação, foco, entre outros fatores que contribuem para a potencialização dos resultados.

Feedback bilateral

Embora a maioria das pessoas pense em feedback apenas como uma ação que parte do gestor para seu subordinado, o inverso também se faz necessário. Isso porque, para que uma empresa atinja patamares cada vez maiores, é preciso que todo o quadro de funcionários se desenvolva continuamente. E isso inclui também os líderes.

Nesse sentido, é altamente recomendado que os gestores também contem com o feedback de sua equipe a respeito de seu desempenho. Para atender essa necessidade, a ferramenta 360º pode ser uma excelente facilitadora do processo de avaliação de desempenho e feedback.

Saiba como funciona esta ferramenta no vídeo abaixo:

A importância do feedback para o sucesso de um negócio

O feedback pode ajudar uma empresa de duas formas: por meio do desenvolvimento de sua equipe, o que é fundamental para o crescimento de toda e qualquer empresa, bem como do contato direto com o cliente, aquele que consome o que a empresa oferece no mercado e sabe o que precisa ser aperfeiçoado para que o produto ou serviço se destaquem.

Vamos analisar cada um destes pontos, a seguir:

Desenvolvendo equipes através do feedback

Um dos principais objetivos do feedback é oferecer àquele que irá recebê-lo a oportunidade de saber onde está acertando e onde precisa melhorar para que o trabalho seja o mais assertivo possível. Assim, a partir do momento que é utilizada da maneira correta, esta ferramenta estimula e reforça nas pessoas o senso de responsabilidade, visto que obtendo as informações referentes à forma como executam suas tarefas e atividades diárias, estas passam a compreender melhor de que maneira podem se aprimorar continuamente, bem como a importância do seu papel em toda a estrutura organizacional.

Outro ponto positivo e que contribui para o desenvolvimento da equipe é o fato de que o feedback colabora para que o clima organizacional seja o melhor possível, no sentido de que os colaboradores executem suas atividades diárias, sabendo que podem contar com o apoio de gestores e demais líderes que fazem parte da empresa. Com isso, aumenta, consideravelmente, a probabilidade de retenção dos talentos existentes na organização, principalmente aqueles que têm grande potencial para contribuir com o seu crescimento e para o seu sucesso.

Neste ponto, acredito ser verdadeiramente importante enfatizar que a forma como este feedback será transmitido, fará toda a diferença no processo de tornar a empresa bem-sucedida ou não. Digo isso, pois vejo muitos gestores utilizando esta ferramenta de maneira inadequada, o que ao invés de reter, pode afastar os talentos.

Acontece, que muitos ainda aplicam o feedback, focando em características pessoais e, infelizmente, até mesmo ofendendo os colaboradores, o que é algo que não traz resultados positivos de maneira nenhuma. Pelo contrário, só gera estresse e insatisfação, não só no colaborador que recebeu o feedback, mas em toda a equipe.

Diante disso, é fundamental entender que o feedback, para ser assertivo e gerar os resultados almejados, precisa focar naquilo que verdadeiramente importa, ou seja, na performance profissional do colaborador, naquilo de bom que ele tem feito e que tem ajudado a empresa a crescer e no que ele pode melhorar para que o seu desempenho lhe traga os objetivos que ele espera de si mesmo e que a empresa espera dele.

Quando os clientes ajudam a empresa a crescer

Não é só com o feedback da equipe de trabalho, ou seja, de gestores e demais colaboradores, que a empresa deve contar para alcançar o tão sonhado sucesso no mercado em que atua. É preciso ir além e contar também com um de seus principais stakeholders: seus clientes. A organização que se antecipa e corre atrás do consumidor, com o objetivo de ouvir o que ele tem a dizer sobre a experiência que teve com seus produtos e serviços, tem mais chances de se destacar perante seus concorrentes.

Dessa maneira, é necessário realizar pesquisas de satisfação, sejam elas online, por telefone ou por escrito; ficar atento à forma como o consumidor se manifesta nas redes sociais, no que diz respeito à sua empresa, visto que os canais digitais são uma das maneiras mais utilizadas atualmente para as pessoas se manifestarem; enfim, buscar estar sempre em contato com o cliente, pois com certeza ele tem muito a lhe dizer e muitos feedbacks a lhe fornecer sobre os produtos ou serviços que você oferece, bem como com relação à sua marca de uma maneira geral.

A partir do momento que você entende a importância do feedback para gerar resultados altamente positivos para a sua empresa e passa a aplicá-lo da maneira correta, com certeza aumentam as possibilidades de sucesso para os seus negócios. Experimente colocar em prática estas dicas e depois deixe o seu comentário me dizendo como está sendo a sua experiência.

Agora me conta, este artigo foi útil para você? Então lembre-se sempre de se lembrar de comentar e compartilhar o conhecimento com seus amigos em suas redes sociais!

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