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Veja 10 Dicas de Como Ter Iniciativa no Trabalho

Por: José Roberto Marques | Blog | 26 de setembro de 2019

Você sabe como ter iniciativa no trabalho? Saiba que sua resposta diz muito sobre você, seu perfil profissional no momento e, claro, sobre os seus resultados na carreira.  Na prática, estamos falando de um elemento que se chama proatividade, que é aquilo que faz com que um colaborador realmente tenha iniciativa e sempre esteja pronto a agir pelo bem da empresa e de sua equipe e por seu próprio crescimento.

No dia a dia de uma organização, enquanto alguns funcionários são muito proativos e estão sempre dispostos a colaborar, outros são mais reativos, ou seja, só fazem algo quando solicitado ou depois que alguma coisa ruim acontece. Com isso, eles esperam o problema explodir para depois fazer algo a respeito ao invés de se antecipar e evitar que o imbróglio ocorra.

E ai, qual é o seu perfil: proativo ou reativo? Você faz acontecer ou espera acontecer? Reflita! Se você é daqueles funcionários que espera para ver no que vai dar, saiba que isto pode prejudicar muito os seus resultados e limitar o sucesso na carreira. Portanto, aprender como ter iniciativa é muito importante para ajudar no crescimento do negócio e contribuir para o alcance das metas.

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10 Dicas de Como Ter Iniciativa no Trabalho

Quer mudar seus resultados e ter mais proatividade em seu trabalho? Chegou a hora de aprender medidas simples de como ter mais iniciativa em sua empresa e, com isso, maximizar ainda mais os seus resultados. Confira:

1 – Desenvolva a Proatividade

Ser proativo é o que estimula o profissional a buscar soluções para os problemas antes mesmo que eles aconteçam. Isso quer dizer que um colaborador que tem proatividade está sempre disposto a ajudar, não espera ser solicitado para contribuir e sempre tem atitudes que ajudam a resolver as questões e evitar consequências negativas.

2 – Elimine a Reatividade

Ser reativo é esperar acontecer para fazer algo a respeito. Será mesmo que você não pode ter mais atitude e começa a agir sem que seja cobrado por isso? Reflita a respeito e foque em ter mais iniciativa no trabalho e ter melhores resultados, comece a ter mais atitude e a se posicionar de forma mais ativa também em sua empresa. Quanto mais ativo, melhor os resultados.

3 – Seja Observador (Visão Sistêmica)

Observe ao seu redor e veja onde você pode contribuir com sua empresa e com a melhoria dos processos no dia a dia. Muitas vezes, existem muitos pontos que precisam ser melhorados e que estão mais próximos da sua realidade diária e onde pode atuar diretamente. Para isso, você pode sugerir ao seu gestor e aos seus colegas melhorias em tal área ou ainda se unirem para fazer algo a respeito e organizar aquele aspecto que observou.  Você é parte da empresa e sua ajuda é sempre bem-vinda. Lembre-se disso, tenha atitudes positivas e faça sua parte!

4 – Responda seus e-mails rapidamente

Quando você recebe um e-mail, pode determinar rapidamente se o e-mail é apenas para sua atenção e nenhuma ação é necessária, ou se é para sua atenção e a ação é necessária. Se é algo que você pode responder rapidamente, forneça sua resposta imediatamente. Se for algo em que você irá trabalhar ou pesquisar antes de responder mais tarde, envie um breve e-mail confirmando que você enviará um feedback até uma determinada hora ou data. A confirmação do recebimento permite que o destinatário saiba que você recebeu o e-mail e quando ele poderá esperar feedback. As pessoas apreciam respostas imediatas aos seus e-mails. Você pode ganhar novos negócios sendo o primeiro ou o mais rápido em responder a uma solicitação do cliente.

5 – Responda a pedidos e reclamações assertivamente

As solicitações e reclamações podem vir de várias fontes internas e externas, como colegas, supervisores, fornecedores, clientes, acionistas, etc. Lidar com pedidos e reclamações em tempo hábil é vital para uma boa satisfação do cliente. Comece entendendo o que é o pedido, o que é necessário e quando. Em seguida, avalie como lidar com a solicitação e quais recursos, se houver, são necessários para atender à solicitação. Algumas dicas para responder a reclamações incluem: pedir desculpas quando algo dá errado, fornecer instruções claras, fazer check-in, oferecer atendimento ao cliente de alta qualidade, negociar e persuadir.

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 6 – Faça uma lista de tarefas

Adquira o hábito de fazer uma lista de tarefas para as coisas em que você deseja se concentrar em cada dia. Este é um sistema eficiente de planejamento. O momento ideal para escrever uma lista de tarefas é no final de um dia de trabalho, quando você revisa o que você fez versus o que você planejou fazer. Avalie também novas tarefas adicionais que foram direcionadas a você. Em seguida, desenvolva uma lista de tarefas para o dia seguinte. Você sairá do trabalho sabendo quais são suas prioridades para o dia seguinte e, quando chegar de manhã, simplesmente reverá suas tarefas e começará a trabalhar. A melhor parte de ter uma lista de tarefas a fazer é verificar um item depois de concluí-lo. Uma lista de tarefas fornece uma visão geral do que você deveria estar trabalhando. Isso ajuda a manter você no caminho certo e reduz o risco de esquecer de fazer algo em que você deveria trabalhar.

7 – Priorize cada tarefa

Priorizar começa por escrever uma lista de todas as tarefas que você precisa fazer, em seguida, classificá-las de acordo com a importância. Marque os itens urgentes e os não urgentes. Comece pelos urgentes e respeite essa ordem. Faça uma estimativa de quanto tempo levaria para concluir suas tarefas para ter uma ideia de como seu dia ficaria e mantenha o foco enquanto você conclui as tarefas. Use prazos para planejar e gerenciar suas prioridades. Uma ótima alternativa é dividir as grandes tarefas em pequenas e atribuir prazos curtos para cada tarefa. 

8 – Desenvolva métodos de eficiência

Para ser mais proativo no trabalho, desenvolva métodos simples que possam ajudar a realizar seu trabalho de maneira mais rápida e eficiente. Os métodos simples de eficiência a serem adotados incluem: documentar seus principais deveres e operações para outras pessoas durante suas ausências; conhecer as políticas e procedimentos da sua empresa; tomar conhecimento do que outras unidades estão trabalhando para evitar duplicação, desperdício de tempo e recursos e, colaborar com outras pessoas.

9 – Honre seus compromissos

Manter as promessas que você fez fortalece sua credibilidade. Uma razão pela qual os compromissos são perdidos é simplesmente porque foram esquecidos. Faça questão de anotar os principais compromissos que você prometeu aos outros. Avalie sua capacidade de assumir novos compromissos. Estime quanto tempo levaria, identifique os passos necessários para cumprir o compromisso e lembre-se deles. Trabalhe seus compromissos em sua rotina diária. Conecte-os ao seu calendário e monitore seu progresso enquanto trabalha para cumprir as promessas. Dê um aviso antecipado sobre quaisquer contratempos ou atrasos esperados.

10 – Antecipe problemas e resolva-os

Pense na frente e resolva os problemas antes que eles surjam. Formas de antecipar problemas incluem a realização de pesquisas, analisando eventos recorrentes ou cíclicos que foram problemáticos no passado e ampliando as áreas propensas a falhas antes de acontecer. Do lado pessoal, revise sua lista de tarefas regularmente para ver se há tarefas ou itens que você está evitando ou procrastinando. Normalmente, uma tarefa que está sendo evitada tem o potencial de ser problemática quando o prazo está próximo e o trabalho ainda não foi feito ou até mesmo iniciado. Estas têm potencial de causar problemas no caminho. Esperar para fazer as coisas no último minuto pode se tornar um comportamento autodestrutivo. Seja proativo em encontrar soluções para problemas. Solucione problemas e identifique quando eles começaram, diagnostique e localize a causa rapidamente.

Por fim, se você deseja contribuir para que sua empresa cresça e melhore cada dia mais, faça sua parte, tenha iniciativa e procure ser mais ativo em seu dia a dia de trabalho. Não espere as coisas acontecerem para fazer algo a respeito, pois quando você tem mais iniciativa, tudo muda, e seus resultados melhoram significativamente também. Tenha mais proatividade e faça acontecer!

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