Ser proativo, disponível e ter atitude no trabalho são características essenciais ao desenvolvimento de todo profissional. Também contam muito para que ele tenha mais chances ainda de desenvolver as suas competências e habilidades, acumular experiências, mostrar à empresa o seu potencial e tudo aquilo que sabe.

A questão é que nem todas as pessoas entendem atitude como uma ação que vai trazer muitos ganhos. Muitos colaboradores simplesmente entram e saem no horário, limitando-se a fazer apenas o comum e nunca nada extraordinário. Como reflexo disso, são poucos os que crescem na carreira. O seu aprendizado é limitado, pois fazem apenas o básico — o necessário — quando há ainda uma infinidade de possibilidades profissionais a explorar.

Portanto, se você faz tudo sempre igual, não adianta reclamar.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso”Mundo do Coaching”!

Como ter atitude no trabalho?

Ter atitude no trabalho é ir além, mostrar compromisso com os resultados, compartilhar ideias, estimular as inovações, apontar soluções e estar pronto quando a empresa precisar. É estar atento ao que acontece ao seu redor e ter um posicionamento de dono do negócio.

PSC

Entretanto, existem colaboradores que não pensam assim, aqueles que veem a torneira pingando e a deixam pingar. Além de não fazerem nada diferente, querem persuadir os seus colegas a ir pelo mesmo caminho. Não se deixe contaminar por esse tipo de pessoa para não ter o mesmo destino que elas.

Um profissional proativo é diferente e muito mais dinâmico, assertivo e produtivo do que os demais. Ele compreende o seu papel, alimenta o sentimento de pertencimento, tem uma mentalidade positiva e sabe da importância do seu trabalho e da sua colaboração para o sucesso do todo. Em suma, ele tem visão sistêmica!

Você deve estar se perguntando como pode ter mais atitude também, não é mesmo? Bem, se você fez mesmo isso, já está indo num bom caminho. Temos que pensar que essa proatividade, em primeiro plano, nos ajuda a crescer, a desenvolver e a ser profissionais melhores e mais experientes a cada dia.

Portanto, ao dedicar-se ao seu trabalho, pense que você está investindo em seu aprimoramento e fomentando o seu próprio desenvolvimento. Isso é importante para que, independentemente do perfil da empresa, você esteja sempre automotivado e participativo. Assim, você será capaz de alçar voos cada vez mais altos.

5 dicas para ser mais proativo no trabalho

Se ser proativo é um desafio para você, saiba que você não está sozinho. Para te ajudar a adquirir e a desenvolver um perfil mais dinâmico no trabalho, confira as 5 dicas a seguir.

1. Nunca pare de aprender

Ser proativo significa estar sempre em ação. Contudo, não adianta nada estar sempre agindo, mas sempre fazendo a coisa errada, não é mesmo? A proatividade deve vir sempre acompanhada da eficácia, que é fazer o que é certo e produtivo.

Para que isso aconteça, todo profissional precisa sempre adquirir conhecimento. Estudos, livros, cursos, tutoriais, mentorias, palestras e treinamentos são as ferramentas existentes tanto para quem deseja aprender coisas novas quanto para quem está a fim de reciclar ou aperfeiçoar as habilidades já adquiridas.

Além disso, é importante estar atento às notícias do seu ramo de atuação. Será que há alguma ideia eficiente e inovadora que alguma empresa teve e que pode ser adaptada à realidade do seu contexto de trabalho? Fique atento, pois a inspiração pode vir dos lugares de onde menos esperamos.

2. Não faça apenas o que for solicitado

Todo funcionário recebe ordens, ou seja, uma lista de tarefas solicitadas por seus chefes que precisam ser cumpridas num determinado período de tempo. No entanto, para aqueles que realmente estão engajados e motivados com suas atividades profissionais, é importante ir além.

Se você já tiver dado conta de tudo aquilo que precisa ser feito, não fique de papo para o ar ou jogando conversa fora pelos corredores da empresa. Reflita e identifique coisas que você pode antecipar ou melhorar nos processos da empresa — dentro daquilo que couber em sua função.

Ajudar um colega que esteja atrasado em suas atividades ou simplesmente perguntar ao chefe se há algo mais em que você possa ser útil já são maneiras de ser dinâmico e proativo.

3. Tenha voz ativa

Você é alguém participativo no dia a dia da empresa? Como você faz isso? Às vezes, os funcionários têm ideias incríveis e que poderiam ser extremamente úteis no dia a dia da corporação, mas deixam de propor porque têm medo de ouvirem um “não” ou de serem julgados negativamente.

No entanto, saiba que só existe um jeito de descobrir se você está certo ou errado: correndo riscos. É claro que você sempre deve refletir e pensar antes de falar, mas não tenha medo. Se o seu chefe o contratou, é sinal de que ele viu em você e em seu currículo alguma experiência ou competência que lhe agradou.

Portanto, participe das reuniões, seja um bom ouvinte, mas também não deixe de dizer o que você pensa e de dar as suas sugestões para resolver os desafios do dia a dia. Se você não fizer isso, não obterá nenhum destaque e ninguém conhecerá as suas capacidades. E se ouvir um “não”, paciência, faz parte da vida profissional!

Apenas certifique-se de não ser sempre o centro das atenções, OK? Lembre-se de que, assim como você, também há outros profissionais desejando expor o que pensam.

4. Fortaleça a sua rede de contatos

Muitas vezes, a proatividade não está em fazer algo pela empresa, mas em trazer para ela algum parceiro que possa fazê-lo. Por exemplo, se a sua empresa precisa produzir um evento de grandes dimensões, e você não faz ideia de como fazer isso, por que não solicitar a consultoria daquele seu amigo que está nesse ramo há anos?

Se você tem contatos profissionais, comunique-os à sua empresa. Indiretamente, você pode estar estabelecendo parcerias extremamente benéficas para os dois lados. Portanto, nunca abra mão de um bom networking. Participe de eventos do seu meio e esteja sempre em contato com profissionais que possam ser úteis às suas atividades ou a determinados projetos do lugar em que você trabalha.

5. Antecipe problemas e necessidades

Voltando ao exemplo anterior, suponhamos que você precise organizar um evento para a sua empresa e esteja à procura de um local para a sua realização. Você encontra o lugar perfeito para esse evento, mas acredita que os custos possam estar além das capacidades financeiras da empresa em que você trabalha. Se você acredita que vai ouvir um “não” do seu chefe, por que não já pesquisar um plano B e um plano C que tenham custos mais acessíveis?

Um bom funcionário consegue ver as necessidades e os possíveis problemas que a empresa pode enfrentar com antecedência. Ele não espera que o chefe diga que há algo de errado, mas já prepara possíveis planos de contingência.

Em linhas gerais, podemos afirmar que fica mais fácil ser dinâmico e proativo quando o funcionário sente-se também dono da empresa em que trabalha. Isso não significa passar por cima da autoridade de ninguém, mas agir como se aquela empresa fosse sua — e indiretamente é, afinal de contas, é dela que sai o seu sustento.

Quanto melhor for o desempenho da organização, mais oportunidades de crescimento esse funcionário terá. Daí a importância de ser dinâmico e proativo.

E você, se considera alguém com essas características? Quais das dicas acima você entende que serão mais úteis para que você se torne mais dinâmico em seu dia a dia profissional? Deixe as suas respostas no espaço abaixo e compartilhe este artigo com os seus colegas, amigos, familiares e com quem mais possa se beneficiar destas informações.

Imagem: Por ASDF_MEDIA