Depois de adulto, alguma vez você tomou um banho de chuva sem se preocupar em estar molhando suas roupas? Digo isso porque as crianças têm a alma livre por natureza e não possuem as mesmas preocupações e julgamentos que um adulto. Saiba que se permitir sentir os pingos d’água caindo no seu corpo pode ser terapêutico e te proporcionar mais leveza e energia. Continue acompanhando e saiba mais a respeito dos benefícios dessa prática de intensa conexão com a natureza e consigo mesmo.

Os Benefícios do Banho de Chuva Para a Sua Saúde Emocional

A chuva, por si só, já é capaz de promover uma série de benefícios, como a limpeza da atmosfera e, consequentemente, do ar que respiramos, deixando-o mais leve. E se de maneira indireta ela já é fantástica, de forma direta ela também é capaz de nos proporcionar sensações maravilhosas. Ao se permitir tomar um banho de chuva irá se beneficiar das seguintes maneiras.

Quer ajuda para se livrar dos pensamentos tóxicos?
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

Sensação de Libertação

O primeiro benefício de se tomar um delicioso e refrescante banho de chuva é que estará se libertando do tabu de que isso é apenas coisa de criança ou de pessoas imaturas. Pode parecer algo pequeno, mas, acredite, é libertador se desprender de julgamento internos e externos para fazer algo que deseja. E isso pode começar de maneira simples, através de um banho de chuva, e se estender em todas as outras áreas da sua vida.

Contato Com a Natureza

Para aqueles que moram em cidades grandes e têm pouco contato com a natureza, a chuva se mostra como um elemento natural que vai até você, independente de onde esteja. Esse contato é extremamente poderoso, nos faz lembrar de nossas origens e de que somos parte do universo.

Momento de Conexão Interior

Enquanto toma um banho de chuva, não há mais nada o que possa fazer além de caminhar, dançar ou permanecer parado enquanto as gotas caem sobre o seu corpo. Com isso, terá a oportunidade de manter o foco da sua atenção em si mesmo, seus pensamentos, sentimentos e emoções. É quase que uma forma de meditar, concentrando-se no seu interior e em como está se sentindo naquele momento que é apenas seu.

Efeito Energizante

PSC

Quando uma pessoa está sonolenta, é natural que alguém sugira que ela tome um banho de água fria, pois a temperatura faz com que a respiração se torne mais profunda e a frequência cardíaca também aumente. Assim, o fluxo sanguíneo se torna mais intenso e o indivíduo se sente mais energizado. Quando esse banho vem na forma de chuva, esses benefícios se aliam ao fato de que aquela é uma experiência diferente da que se tem debaixo de um chuveiro e, então, tudo se torna ainda mais especial.

É Divertido

Assim como as crianças se divertem em um banho de chuva, você também pode desfrutar da mesma alegria. Para isso, procure se esquecer por alguns minutos a sua idade, dos seus compromissos, dos seus papéis sociais, se veja apenas como um ser humano que está ali, debaixo da chuva e que deseja lavar a sua alma, se divertir. Faça o que tiver vontade, dance, cante, sorria, se liberte e se permita.

7 Dicas Para Tomar Banho de Chuva de Forma Segura e Revigorante

Antes de deixar o guarda-chuva de lado quando a primeira chuva começar, confira algumas dicas para que esse momento seja positivo e não te ofereça nenhum tipo de risco.

1 – Evite Chuvas Muito Intensas

As chuvas muito fortes geralmente vêm acompanhadas de raios que podem ser perigosos. Além disso, a intensidade dos pingos pode te machucar e fazer com que o momento deixe de ser agradável. Desse modo, prefira as chuvas mais brandas, que te permitam aproveitar sem maiores preocupações e de maneira segura.

2 – Evite Ingerir a Água da Chuva

Por mais que a água da chuva seja natural, enquanto se formam, as gotas captam os gases que estão presentes na atmosfera. Então, o melhor a fazer é apenas desfrutar do banho, sem ingerir. Deixe para se hidratar bebendo água filtrada para evitar ter algum tipo de problema com a sua saúde.

3 – Tome Cuidado Com Lugares Escorregadios

Durante uma chuva, os pisos tendem a ficar escorregadios, então, atente-se a esse detalhe ao escolher o lugar e o calçado. Se puder ficar descalço, sua experiência será ainda mais positiva, pois sentirá com os seus pés a água caindo e tocando o solo. Independente de qual seja a sua escolha, tome bastante cuidado para não escorregar e se machucar.

4 – Escolha um Local Seguro

Para que consiga relaxar e viver esse momento na essência, com toda a sua atenção, é fundamental que esteja em um local seguro, em que não tenha preocupação com carros passando, pessoas te olhando. Então, escolha um ambiente em que possa se sentir completamente à vontade, como uma área externa da sua casa, por exemplo.

5 – Prefira Fazer Isso em Dias Quentes

Para que seja terapêutico, o banho de chuva precisa ser prazeroso, agradável. Por esse motivo, evite fazer isso no inverno ou em dias frios, principalmente porque os seus reflexos não permitirão que fique por mais do que alguns minutos. Prefira as chuvas de verão, que são refrescantes e revigorantes.

6 – Deixe os Aparelhos Eletrônicos de Lado

Essa é uma sugestão um tanto quanto óbvia, mas que é sempre bom lembrar. Quando for tomar o seu banho de chuva, deixe os aparelhos eletrônicos de lado. Em primeiro lugar, porque a água pode estragá-los e, em segundo, porque querer registrar e mostrar aquele momento nas redes sociais pode fazer com que perca o foco e deixe de aproveitar com intensidade e plenitude.

Para ser feliz é preciso viver por um propósito maior.
Quer descobrir qual o seu nível de felicidade?
Faça o nosso teste!

7 – Vista Roupas Secas Após a Chuva

Apesar de muitos acreditarem que tomar chuva pode causar gripes e resfriados, saiba que isso não passa de um mito, pois essas doenças são proliferadas na forma de vírus. Entretanto, passar muito tempo com as roupas molhadas pode fazer com que o seu corpo resfrie e experimente uma sensação não muito prazerosa. Portanto, após sair da chuva, seque-se e vista roupas secas, para manter na memória apenas lembranças agradáveis.

Chuva é sinônimo de purificação, limpeza, libertação. Permita-se viver essa experiência e verá o quanto é única. Gostou do artigo? Então aproveite e compartilhe em suas redes sociais!

 

Copyright: 1145698769 – https://www.shutterstock.com/pt/g/olena+yakobchuk