É de conhecimento de todos que a união e o entrosamento são elementos essenciais para que uma equipe possa trabalhar de forma colaborativa e, assim, entregar resultados positivos para uma empresa. Com foco nessa ideia surgiu o Coaching de Equipe, uma modalidade da metodologia que já conhecemos voltada especialmente para grupos, com foco principalmente no desenvolvimento de habilidades comportamentais, emocionais e, claro, interpessoais.

Se deseja saber mais a respeito desse processo e de como ele é capaz de transformar um grupo de colaboradores em uma time de alta performance, é só continuar acompanhando o artigo.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!Conheça mais sobre essa metodologia,acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Como o Coaching de Equipe Funciona?

Assim como em um processo individual, o Coaching de Equipe gira em torno de um objetivo específico, mas com a diferença de que as sessões são realizadas com todo o grupo, que pode ter de três a trinta participantes, dependendo das necessidades da organização. As atividades realizadas servirão para alinhar o papel de cada indivíduo na equipe, levando-os a trabalharem de forma colaborativa e harmônica, como peças de um quebra-cabeça que, unidas, dão origem a algo maior.

Trata-se de algo interessante para as empresas porque, por mais que os funcionários estejam dispostos a trabalhar em equipe, devemos considerar que cada indivíduo é único, com suas características emocionais e comportamentais. Nesse sentido, o Coach de Equipe entra em cena como um maestro, levando cada participante a extrair o melhor som de seu instrumento e, assim, fazendo com que a música, que é o objetivo de todos, tenha harmonia.

É importante deixar claro que, assim como no processo tradicional, o Coach de Equipe não ensina, ele auxilia os seus coachees no processo de aprendizado e desenvolvimento das habilidades pretendidas, para que eles encontrem dentro de si o caminho do desenvolvimento. Ainda seguindo o exemplo do maestro, ele não irá ensinar ninguém a tocar o instrumento e sim auxiliar cada participante a extrair o melhor som e, consequentemente, formar uma orquestra coesa e harmônica.

Diferença Entre Coaching de Equipe e Coaching em Grupo

PSC

O Coaching de Equipe, também chamado de Team Coaching, muitas vezes pode ser confundido com a modalidade em grupo. É preciso saber diferenciá-los, pois, enquanto o primeiro é mais voltado para empresas, com o intuito de promover o entrosamento de todos, o segundo está mais ligado com objetivos pessoais, com indivíduos que tenham uma meta em comum, como emagrecimento, por exemplo, mas sem possuírem algum tipo de relacionamento.

No Coaching em Grupo, os participantes se apoiam uns nos outros com a intenção de alcançarem os seus objetivos, contudo, as ações são realizadas individualmente e, consequentemente, os resultados também. Já na modalidade de equipe, tudo está conectado porque, para que a meta seja alcançada, é necessário que todos trabalhem de maneira coordenada.

Benefícios do Coaching de Equipe

Os benefícios de investir no Coaching de Equipe são bastante relevantes e capazes de impulsionar positivamente os resultados de uma organização. Veja quais são os principais pontos positivos de oferecer esse treinamento para os seus colaboradores.

  • Clareza em torno da identidade, do propósito e dos valores da equipe;
  • Alinhamento dos objetivos da equipe com os da organização;
  • Clara compreensão em relação às responsabilidades e ao papel de cada membro dentro dos objetivos da equipe;
  • Entendimento de cada indivíduo sobre a sua importância no grupo;
  • Criação de um plano de ação para auxiliar a equipe a atingir os seus objetivos com maior eficiência e eficácia;
  • Compartilhamento de responsabilidades e trabalho colaborativo;
  • Desenvolvimento da inteligência emocional dos membros da equipe;
  • Melhora nas habilidades de comunicação do grupo, já que esse é um elemento fundamental para o entendimento;
  • Criação de líderes preparados para extraírem o melhor de cada colaborador;
  • Relacionamento mais positivo entre a equipe, criando um ambiente harmônico para que todos se sintam à vontade para expor suas ideias e contribuírem com o desenvolvimento da empresa.

5 Características Essenciais de uma Equipe de Alta Performance

O objetivo central do Team Coaching é transformar um grupo de colaboradores em uma equipe de alta performance. Esse termo é usado para se referir a profissionais capacitados, que conseguem trabalhar de forma colaborativa, complementando as habilidades e talentos uns dos outros e, assim, entregarem resultados extraordinários, que realmente façam a diferença. Veja, a seguir, quais são as 5 principais características que uma equipe precisa ter para ser considerada de alta performance.

1 – Reconhecimento do Potencial Individual

Uma equipe deve ser unida, contudo, é necessário considerar, em primeiro lugar, que cada membro é um indivíduo único, com as suas próprias características. Ao olhar para cada um de forma individual é possível enxergar o que de melhor eles têm a oferecer e, assim, utilizar isso a favor de todo o grupo.

2 – Foco em um Projeto Por Vez

Por mais que sejam várias pessoas envolvidas, ou seja, várias cabeças pensantes e braços para agir, o ideal é que todos foquem em um projeto por vez, para que possam dedicar toda a atenção a ele e, consequentemente, conseguir concluí-lo com maior rapidez e qualidade. Tentar fazer várias coisas simultaneamente costuma causar confusão e comprometer os resultados.

3 – Alinhamento de Valores e Visão

Imagine um barco com várias pessoas, cada uma com um remo em mãos e fazendo movimentos em direções diferentes. Consegue imaginar o resultado disso? Como se pode imaginar, a embarcação não chegaria a parte alguma e é exatamente isso que acontece quando os membros de uma equipe possuem visões diferentes. É preciso que haja um alinhamento para que todos concentrem os seus esforços em um mesmo objetivo.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

4 – Feedback Regular Entre os Membros

O feedback, quando usado de maneira positiva, é uma ferramenta extraordinária para promover o crescimento. Dentro de equipes de alta performance ele costuma ser usado livremente entre todos, independente da hierarquia, para que um possa apontar os feitos positivos uns dos outros e, claro, sugerir melhorias.

5 – Fortes Laços de Confiança

Por fim, é fundamental que exista um forte laço de confiança entre cada um dos membros da equipe e, para isso, é necessário que todos trabalhem e se relacionem com integridade. Afinal, não basta ser educado, é preciso ser honesto e fazer a coisa certa mesmo quando ninguém estiver olhando.

O Coaching de Equipe é uma metodologia fantástica para incentivar os seus funcionários a trabalharem de forma colaborativa e com foco nos resultados. Certamente um tipo de investimento que vale a pena e que irá trazer retornos significativos.

 

Copyright:  Google – https://varelanoticias.com.br/