Coach em pé, aplicando o Team Coaching para o desenvolvimento de equipes.

Rawpixel.com/shutterstock Investir no desenvolvimento de equipes por meio do Team Coaching ajuda a potencializar os resultados do gestor e da empresa

No âmbito da liderança existem diversas ferramentas que contribuem diretamente para o desenvolvimento de equipes, é uma delas é o Team Coaching. Este método visa o desenvolvimento dos profissionais da empresa de forma conjunta, num processo muito rico onde todos colaboram diretamente para o crescimento e aprimoramentos uns dos outros.

Formar um time de alta performance, com competências e habilidades tanto técnicas como emocionais e comportamentais, deve ser uma das prioridades das organizações, uma vez que colaboradores bem preparados para os desafios é um diferencial competitivo que todo negócio precisa ter para ir além.

O líder deve comungar desta visão e jamais ser um empecilho ao crescimento do seu time. É sua visão sistêmica é o que faz com que o gestor também busque evoluir como liderança e promova sempre a evolução de seus profissionais. O Tem Coaching entra para complementar e potencializar seu trabalho, uma vez que trabalha em pontos específicos que o grupo precisa desenvolver de forma rápida, objetiva, planejada, assertiva e acelerada.

 Como Funciona o Team Coaching no Desenvolvimento de Equipes

Quanto mais os conhecimentos e habilidades da equipe estão nivelados, maiores são suas chances de obter resultados melhores em seu trabalho. Outro ponto chave neste processo é o engajamento do grupo, ou seja, a vontade das pessoas em contribuir para o sucesso da empresa, de inovar, de ousar, pensar fora da caixa e fazer diferente.

Por isso mesmo é que o gestor deve buscar cada vez mais ferramentas para lhe apoiar no desenvolvimento de equipes de alto desempenho.  Para isso, o Team Coaching é um instrumento poderoso, pois diferente do Coaching individual, trabalha no aprimoramento do grupo de profissionais de uma vez só.

Team Coaching – Como funciona?

Para realizar este tipo de processo, o coach reúne a equipe num ambiente seguro, onde todos podem experimentar ferramentas específicas e voltadas ao desenvolvimento das áreas em déficit apontadas pelo gestor e a empresa. Se, por exemplo, a equipe tem dificuldades na comunicação e relacionamento interpessoal, é com foco em eliminar este gap que o Team Coaching atuará.

PSC

Para isso, o coach irá buscar apoiar os participantes a identificar quais são as ações ou comportamentos que estão dificultando a que se tenha mais harmonia e melhores resultados. Também estimulará todos os participantes a apontar quais são os reflexos destas dificuldades, para que cada um possa expressar sua visão sobre o problema e também fornecer sugestões de modos efetivos de solucioná-lo.

A intenção aqui não é apontar culpados, mas sim ajudar o grupo compreender, de forma clara, objetiva e prática, como a mudança de comportamentos e eliminação de crenças limitadoras pode ser positiva para todos. Esta transformação de mindset é essencial para que os profissionais tenham novas atitudes, possam trabalhar em conjunto de forma harmônica, colaborativa e produtiva.

Além disso, o método também colabora diretamente para a implantação da cultura de Coaching na empresas, uma vez que quando bem capacitados e empoderados, os profissionais conseguem transmitir ideias, exemplos, comportamentos e valores mais positivos.  Em relação ao gestor, o processo ajuda a que construa uma equipe de fato extraordinária, tanto nos quesitos técnicos como comportamentais e possa elevar seus resultados de forma contínua.

Eu já conduzi diversos processos de Team Coaching, em empresas de todo o Brasil, e posso dizer com base em minha vasta experiência, que este é realmente um dos mecanismos mais efetivos para o desenvolvimento de equipes. Digo isso porque sendo o Coaching um verdadeiro acelerador de sucesso, os resultados positivos deste processo são infinitamente mais rápidos. E como tempo é dinheiro e as empresas precisam desta eficiência, este método realmente é poderoso, pois é o que as organizações precisam para impulsionar seus êxitos.

Por fim, se você é um gestor e deseja aprimorar sua equipe, conheça mais sobre os benefícios do Coaching para grupos e maximize o desenvolvimento dos profissionais e o seu também.