Conforme o tempo vai passando e o mundo vai se transformando, surgem novas tendências relacionadas à diversas áreas. Para constatar isso basta observar que o tipo de roupa que usamos hoje é bem diferente do que as pessoas usavam a 50 ou 100 anos atrás. E não é apenas a forma de se vestir que muda, já que o comportamento também passa por transformações. Com isso, novas palavras surgem, já que a linguagem é uma parte importante da essência humana. No artigo de hoje falarei sobre uma em especial, então, continue acompanhando para entender o que é sororidade e qual a sua importância na vida das mulheres e da sociedade.

Conheça histórias reais de mulheres incríveis com superpoderes!
Acesse “Mulheres Extraordinárias”, faça parte desse time você também!

Entenda o Que é Sororidade

Para começo de conversa, é importante olhar para a palavra em si, pois ela já diz muita coisa. Sororidade vem do latim “soror”, que significa irmã, logo, quando acompanhada do sufixo “dade”, expressa a ideia de irmandade e, por estar ligada a um substantivo feminino, se refere à irmandade entre as mulheres. É uma ideia que vem sendo bastante difundida atualmente, principalmente porque vivemos em uma sociedade que costuma colocar as mulheres como concorrentes.

Basta ver as clássicas histórias infantis para constatar que as mulheres sempre foram colocadas como rivais. Em Cinderela, por exemplo, a princesa vai viver com a madrasta e suas filhas, que a maltratam e fazem de tudo para que ela não seja notada. Esse tipo de embate foi replicado em filmes, novelas, séries e músicas ao longo do tempo, fazendo com que a sociedade tomasse isso como verdade. Por outro lado, os homens sempre foram vistos como parceiros e verdadeiros irmãos.

Conforme o tempo foi passando, algumas mulheres começaram a notar que essa competição não era positiva, pois, como diz o ditado, a união faz a força. Assim, o conceito de sororidade passou a ser cada vez mais difundido, para que essa competição sem sentido saia de cena e dê espaço para o apoio, a compaixão e a gentileza. Para levar essa ideia adiante, basta que cada um faça a sua parte, pois através de pequenos gestos é possível realizar grandes transformações.

7 Dicas Para Praticar a Sororidade e Promover a União Feminina

Agora que entendeu melhor o conceito de sororidade, saiba como colocá-la em prática no seu dia a dia e fortalecer a união com outras mulheres. Acredite, você apenas terá a ganhar com esse gesto.

1 – Reconheça os Seus Talentos

PSC

Antes de tudo, a primeira atitude que pode ter para levantar e apoiar outras mulheres é, como mulher, reconhecer os seus talentos. Seja em casa, no trabalho, na hora de praticar um esporte, jamais permita que alguém duvide da sua força e capacidade. Dê o seu melhor e se sinta digna das recompensas que receber pela sua dedicação, pois as merece.

2 – Coloque-se no Lugar de Outras Mulheres Antes de Julgá-las

Grande parte da rivalidade feminina é fruto de julgamento, de achar que uma mulher é inferior por seu comportamento ou escolhas. E a verdade é que os seres humanos são apenas diferentes e cada um opta pelos caminhos que julga melhores para si. Desse modo, sempre que começar a julgar uma mulher, principalmente sem conhecer a sua realidade, pare e reflita, coloque-se no lugar dela e, então, logo os pensamentos julgadores irão embora.

3 – Coloque Sempre a União na Frente da Rivalidade

Imagine a seguinte situação: uma nova funcionária é contratada pela empresa em que você trabalha e dizem nos corredores que ela é extremamente qualificada. Qual o primeiro pensamento que vem à sua mente: “Uau, vai ser incrível trabalhar com alguém assim e aprender com ela” ou “Aposto que todos irão bajulá-la, deve ser uma metida”? Reflita sobre a sua resposta e pense em qual postura pode proporcionar mais benefícios a você, a ela e a toda a empresa.

4 – Valorizar o Trabalho de Outras Mulheres

Imagino que você já tenha precisado do trabalho de vários tipos de profissionais, como: médicos, advogados, cabeleireiros e mais uma série de outras especialidades. Alguma vez considerou o fato de um profissional ser homem ou mulher para fazer a sua escolha? Mesmo que nunca tenha feito isso, saiba que existem pessoas que colocam em xeque a capacidade de profissionais mulheres, o que não faz nenhum sentido. Então, para ajudar a colocar um fim nisso, comece a valorizar mais o trabalho de outras mulheres, tornando-se cliente e recomendando para os seus conhecidos.

5 – Evite Criar Preconceitos Com Mulheres Que Nem ao Menos Conhece

Por conta de anos e anos de fortalecimento da cultura que coloca as mulheres como concorrentes, muitas automaticamente veem umas às outras de modo preconceituoso. Assim, apenas são empáticas com mulheres próximas, colocando todas as demais como concorrentes, praticando a chamada sororidade seletiva. Se deseja realmente iniciar uma transformação, comece a ver a todas como suas semelhantes, que também têm as suas batalhas a vencer e a sua própria identidade.

Conheça histórias reais de mulheres incríveis com superpoderes!
Acesse “Mulheres Extraordinárias”, faça parte desse time você também!

6 – Incentive Outras Mulheres a Crescerem Contigo

Se no seu trabalho, por exemplo, percebe que existe uma colega que se mostra insegura, incentive-a! Isso pode ser feito de diversas maneiras, como através de um elogio ressaltando seus pontos fortes, chamando-a para participar de um projeto contigo, compartilhando o seu conhecimento. O mesmo vale para o seu círculo de amizades, a sua família, mantenha sempre atenta e aproveite todas as oportunidades que tiver de levantar outras mulheres.

7 – Ouça as Mulheres Com as Quais Convive na Essência

Durante muito tempo, as mulheres não tinham voz ativa na sociedade e eram consideradas inferiores em relação aos homens. Por mais que hoje muita coisa tenha mudado, existem contextos nos quais muitas ainda não são ouvidas. Mesmo que não seja o seu caso e das mulheres com as quais convive, procure sempre ouvi-las na essência, dedicando toda a sua atenção ao que dizem, pois assim estará também incentivando os demais a agirem da mesma maneira.

Eu honro e respeito a existência das mulheres, pois sei que elas são peças-chave na nossa sociedade e merecem ser tratadas como tal. Faça a sua parte e contribua para a construção de um mundo mais justo e igual para todas e todos.

 

Copyright: 268436066 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gaudilab