Você acha que o cérebro de uma pessoa permanece igual durante toda sua vida ou sofre transformações com o passar do tempo? Se respondeu que sim, saiba que pesquisas que utilizam tecnologias aplicadas à neurociência descobriram que a massa cinzenta que carregamos dentro de nossas cabeças é surpreendentemente dinâmica. Desse modo, muitas das atividades que realizamos em nosso dia a dia afetam tanto sua estrutura quanto sua química.

Continue acompanhando e conheça dez situações que mudam o cérebro para o bem e para o mal. Tenho a certeza de que irá se surpreender com essas informações.

10 Situações capazes de mudar o cérebro para melhor ou para pior

Muitas das situações a seguir fazem parte do dia a dia de grande parte das pessoas e certamente do seu também. Saiba quais delas são capazes de proporcionar melhorias positivas em seu cérebro e quais são prejudiciais.

1 – Praticar exercícios físicos

Que a atividade física faz bem para a saúde todo mundo sabe, contudo, as vantagens não incluem apenas um corpo saudável, o cérebro também é beneficiado. Um dos principais benefícios é uma melhora da neuroplasticidade, que está relacionada ao desempenho da memória, às habilidades motoras e à capacidade de aprendizado.

Uma universidade australiana realizou um teste com um grupo de pessoas que tinham entre 20 e 30 anos. Elas realizaram 30 minutos de atividade física em um ritmo bastante intenso. Imediatamente, após o fim do exercício, seus cérebros mostraram um aumento significativo na neuroplasticidade.

2 – Não dormir o suficiente

O sono é uma necessidade básica do ser humano e ficar sem dormir pode trazer grandes prejuízos para a saúde, como: irritação, falhas de memória e, em casos mais graves, até mesmo problemas na fala e danos cerebrais. Enquanto uma pessoa dorme, seu cérebro trabalha arquivando memórias, fazendo conexões criativas e eliminando toxinas, sem contar na renovação das energias que ocorre durante uma boa noite de sono.

3 – Meditar

PSC

A meditação tem sido cada vez mais recomendada por médicos e outros especialistas como uma medida para promover o bem-estar e ajudar no controle do estresse e ansiedade. Quando uma pessoa adota esse hábito, seu cérebro passa a fazer conexões de maneiras diferentes. Em vez de levar problemas para o lado pessoal, por exemplo, passa a enxergá-los de uma forma mais lógica, o que contribui para a busca de soluções mais eficazes e redução do estresse.

4 – Tomar café (com moderação)

O café é uma bebida que faz parte da rotina das pessoas há séculos. Para muitos, é impossível começar o dia sem tomar uma xícara de café. E essa fama realmente tem motivo, porque a cafeína tem o poder de bloquear os efeitos da adenosina, uma substância produzida pelo corpo que leva o indivíduo a se sentir cansado e sonolento. É por isso que o café dá energia e agilidade, melhora a memória, o desempenho cognitivo e o foco.

5 – Ler

Quando uma pessoa lê uma história, precisa imaginar os personagens e as cenas acontecendo. Essas ações geram maior conectividade no córtex temporal esquerdo, que é a área do cérebro que está associada a uma maior receptividade da linguagem. Além disso, os leitores experimentam a chamada semântica incorporada, que faz com que, ao imaginarem determinada ação, como correr ou nadar, por exemplo, seus cérebros realizem conexões como se estivessem realizando essas ações.

6 – Ouvir música

Quando uma pessoa precisa se concentrar, costuma procurar um ambiente totalmente silencioso para evitar se distrair e manter o foco no que está fazendo. Mas, você sabia que ouvir certos tipos de música pode ajudar ainda mais nisso? Isso mesmo, existem canções que têm o poder de diminuir a frequência de ondas cerebrais e, assim, fazer com que o cérebro se mantenha em uma condição ideal para aprender novas informações, realizar tarefas mais elaboradas, encontrar soluções para problemas e assim por diante.

7 – Estar entre a natureza

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, colocou um grupo de pessoas para fazer uma caminhada em um local tranquilo e arborizado e outro grupo para fazer o mesmo, porém, em uma rua movimentada. Após o passeio, os participantes tiveram o fluxo sanguíneo no córtex pré-frontal analisado, uma área que tem forte relação com o bem-estar. A conclusão foi que o primeiro grupo demonstrou um fluxo menor do que os demais e, consequentemente, mais tranquilidade e felicidade.

8 – Realizar muitas tarefas ao mesmo tempo

Contrariando o que muitos acreditam, pesquisas mostraram que o cérebro não tem capacidade de realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. O que acontece é que ele executa cada uma de modo tão rápido, que dá essa impressão. E a má notícia é que adotar esse hábito pode levar a uma redução do tempo de atenção e ao atrofiamento da inteligência emocional e da criatividade. Portanto, prefira se dedicar a uma tarefa de cada vez para manter o seu cérebro funcionando perfeitamente.

9 – Ingerir açúcar em excesso

Saborear um doce é muito bom, porém, é importante tomar cuidado para evitar os excessos. Ingerir muito açúcar, além de fazer mal para o corpo, também pode prejudicar o cérebro, comprometendo a memória, a cognição e, até mesmo, contribuir para o surgimento de doenças degenerativas e depressão. Por isso, o melhor a fazer é sempre prezar por uma alimentação balanceada e o mais natural possível.

10 – Acreditar no potencial de desenvolvimento do seu cérebro

Acreditar que você tem o poder de mudar o seu cérebro pode, de fato, levá-lo a mudar. Trata-se do chamado mindset do crescimento, que faz com que uma pessoa tenha a coragem necessária para ultrapassar seus limites, fortalecer suas conexões neurais e criar outras durante toda a sua vida. Acreditar no próprio potencial é a chave para o sucesso e a evolução pessoal.

E, então, quais dessas dez situações fazem parte do seu dia a dia? A maioria delas é capaz de mudar o seu cérebro para o bem ou para o mal? Aproveite para rever hábitos e traçar novas estratégias para se desenvolver. Além disso, lembre-se de compartilhar este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas informações!

 

Copyright: 695581915 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Chaliya