05Quantas vezes você já criou expectativas e no final das contas nada deu certo? Conhece alguém que é assim? Criar expectativas é uma ação inerente ao ser humano. E é algo maravilhoso! Porque é a partir delas, dos nossos sonhos e desejos, é projetando nossas idealizações, que conquistamos forças para seguir em frente.

O problema chega quando passamos a viver demais essas expectativas, sonhos, etc. e acabamos nos esquecendo do presente. Mais que isso, nos esquecemos de ter gratidão por nosso presente. Você já teve a sensação, ou já viveu (vive) pensando e esperando que o futuro aconteça, para ser feliz e acaba deixando as belezas das pequenas coisas, daquelas que estão acontecendo no agora, passarem desapercebidas, bem diante dos seus olhos?

Olhar para o céu e ver aquela imensidão azul, ouvir os pássaros, ver aquela pessoa que você tanto ama, ali sentada ao seu lado e perceber que cada dia te apresenta uma nova oportunidade de fazer algo diferente. De ser uma pessoa melhor. Está tudo à sua frente. Basta ser grato!

Mas é comum, muitas vezes, esquecermos ou simplesmente não prestarmos atenção no quanto a gratidão é algo magnífico que eu quero compartilhar com você alguns conhecimentos que já uso há algum tempo e atualmente tenho usado ainda mais. Pois a cada experiência da minha vida, passo a ter, a mais absoluta certeza, de que a gratidão é o caminho para uma vida próspera e feliz.

Temos o costume de fazer uma lista do que queremos conquistar, e isso é coerente, correto e muito bem vindo, porque somos movidos por nossos sonhos e desejos. Mas além dessa lista, também há outra muito poderosa, que a neurociência tem uma explicação maravilhosa para que possamos entender o poder de reconhecer a nossa história e esta é a lista da GRATIDÃO!

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Gratidão e Neurociência

A gratidão tem a ver com o nosso mecanismo cerebral, e a neurociência explica perfeitamente esse processo em nosso corpo. Quando reconhecemos algum fato bom da vida, uma conquista ou qualquer sentimento de gratidão, o sistema de recompensa do cérebro é ativado numa área chamada Núcleo Accumbens.

PSC

Quando isso acontece uma substância chamada dopamina é liberada. Ela é responsável por transmitir as mensagens entre os neurônios. Para ficar mais claro vou exemplificar com algo que usamos diariamente: o telefone (neurônio) e o Whatsapp (dopamina).  A dopamina é o elemento que transmite as mensagens entre os neurônios, que também é conhecido como neurotransmissor.

Sabe aquela sensação boa, de quando tomamos um sorvete em pleno verão, ou um chocolate quentinho nos dias frios? A leitura de um bom livro ou até mesmo quando recebe aquele abraço apertado? Sim, é dessa sensação que estou falando.

Busque na sua memória algum momento que teve uma sensação de prazer… Exatamente isso que você está sentido agora! A dopamina eleva o nível da sensação de prazer do nosso corpo. Por esse motivo quanto mais você manifestar gratidão maiores serão suas emoções positivas, vitalidade, alegria, satisfação, otimismo, ressignificação, vitalidade, autoestima.

Além da dopamina, existe outra substância chamada ocitocina, também conhecida como hormônio do amor, que ajuda a controlar os estados mentais ácidos e nocivos. Ela é estimulada pelas vias cerebrais e tem a função de despertar a ação do afeto, diminuir a ansiedade, reduzir o medo e o pânico, e trazer bem-estar. Ela também é responsável por melhorar nosso humor e interações sociais.

Pensamentos de Gratidão

Se me permitem fazer uma breve analogia, a gratidão é tão importante para nossa mente quanto o sol é para o nosso organismo. Muitas pessoas acham que o são os raios solares que nos dão a Vitamina D, importantíssima para o fornecimento de cálcio e fósforo para nosso organismo. Na verdade, a vitamina D é adquirida através da alimentação ou suplementação. A função do sol é estimular sua ação em nosso organismo.

O mesmo acontece com a gratidão. O nosso pensamento pode construir a gratidão. E é cada reconhecimento de nossas conquistas, profissionais e pessoais, das pessoas que nos amam, da família que construímos, dos amigos que cativamos, das metas e objetivos que alcançamos, tudo o mais que cada um de nós acreditamos que merece ter gratidão na nossa vida, que faz com que nosso corpo receba mais energia, fazendo com que nos sintamos cada vez melhores.

Tenha sempre em mente que gerar pensamento de gratidão é uma escolha única e pessoal.

O nosso cérebro só consegue sentir uma coisa de cada vez, gratidão ou desconhecimento. O ser humano pode conduzir a mente para o lugar que deseja levar, fazer esse exercício de gratidão é uma escolha para estimular o seu cérebro ter maior percepção das coisas boas da vida.

Exercite a sua gratidão diariamente

Se em algum momento você não conseguir perceber o que aprendeu com uma determinada situação, por pior que ela pareça ter sido, lembre-se de olhar com outros olhos. Com os olhos da gratidão. Assim você conseguirá perceber que os ensinamentos são sempre bons, nos fazem crescer e amadurecer. Não é um exercício fácil, mas se torna mais fácil com a prática.

Temos a mania de querer que tudo seja bom, que a vida seja sempre leve e bonita. Que nada de ruim nos aconteça. Só que nos esquecemos de que, na verdade, ela é assim. Nós é que focamos tanto nas coisas ruins que esquecemos como elas é que nos fazem ser melhores. Que deixamos de ter gratidão tanto por aquilo que nos ajudou a crescer enquanto pessoas, como a dar valor nos detalhes do dia a dia. Aquelas pequenas coisas que nos rodeiam e que, na verdade, são tão, ou mais, importantes.

Antes de finalizar, quero compartilhar com você um vídeo em que falo sobre o poder da gratidão em nossa vida:

 

E se você ficou interessado em se tornar uma pessoa ainda mais grata e, consequentemente, mais feliz, convido você a conhecer o Professional & Self Coaching – PSC, a formação em Coaching mais moderna e completa do país, que tem ajudado cada vez mais pessoas e empresas a olharem o lado bom da vida, serem gratos por todas as experiências pelas quais passam e alcançarem resultados extraordinários em suas trajetórias.

Entre em contato, agora mesmo, com um de nossos consultores e saiba mais sobre as infinitas possibilidades do processo de Coaching, para te tornar um ser de luz cada vez mais realizado e grato.
Comece hoje mesmo a sua lista de gratidão. Inicie seu dia com pensamentos positivos, pelo simples fato de estar vivo e ter a oportunidade de viver mais um dia. Sempre há motivos para agradecer! Basta olhar à sua volta. Basta olhar para você! Termine o seu dia com uma reflexão das coisas que foram prazerosas durante a sua trajetória ao longo de todo ele. Cultive a gratidão e colha as melhores sensações!

E se este conteúdo fez sentido para você, deixe um comentário falando o que achou e como você pratica a gratidão em seu dia a dia e lembre-se de compartilhar este artigo com seus amigos, em suas redes sociais, para que eles também sejam ainda mais gratos e felizes.

Copyright: Photographee.eu/Shutterstock