meditacao-guiada

Os Benefícios da Meditação Guiada Para Viver Com Mais Equilíbrio

Por: José Roberto Marques | Blog | 06 de abril de 2019

Quando você ouve a palavra meditação, o que vem à sua mente? Caso pense imediatamente em monges budistas ou em qualquer tipo de realidade distante da sua, saiba que isso tem mudado bastante nos últimos anos, já que a prática está cada vez mais comum em países do ocidente, incluindo o Brasil, e não precisa, necessariamente, ter ligação com religião. Essa popularização se deve ao grande número de benefícios que o ato de meditar é capaz de proporcionar. Continue acompanhando para saber mais e conheça a meditação guiada, uma modalidade fantástica para iniciantes.

O Que é a Meditação Guiada?

Como o próprio nome sugere, a meditação guiada consiste em áudios com músicas relaxantes e uma narração que sugere o que o praticante deverá fazer. Nesse sentindo, aquele que está conhecendo a prática, consegue se familiarizar com ela de forma mais simples, pois tem alguém o guiando e sugerindo como ele deve agir. Algumas informações importantes que costumam ser esclarecidas pela voz do áudio incluem: a posição em que se deve ficar, no que pensar, por quanto tempo meditar, entre outras.

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e baixe meu ebook!

Onde Encontrar Áudios de Meditação Guiada?

Provavelmente, você está se perguntando onde poderá encontrar áudios de meditação guiada, certo? O local mais simples para isso é o YouTube, que conta com muitos vídeos gratuitos de meditação para diversos fins, como relaxar, dormir melhor, limpeza energética, conexão interior, entre outros. Com uma breve pesquisa você poderá encontrar várias opções e eleger aquela que mais esteja de acordo com o seus objetivo do momento.

Veja, abaixo, alguns exemplos de vídeos de meditação guiada que podem ser encontrados facilmente no YouTube.

Meditação Guiada para Combater o Estresse e a Ansiedade – José Roberto Marques

Nosso presidente criou essa meditação para você se reconectar com sua essência e entrar em contato com sua força interior.Durante essa meditação você entrará em estado de flow, e toda dor, ansiedade e dúvidas que te travam de ser a melhor versão que você pode ser serão trabalhadas no seu íntimo e no seu interior.

Meditação Guiada Para Expansão da Consciência

A meditação já é uma forma de se conectar consigo mesmo e esta, especificamente, tem como objetivo a expansão da consciência, para que reconheça o seu eu interior e sinta cada vez mais segurança de ser quem é, libertando-se de medos e crenças limitantes.

Meditação Guiada Louise Hay Para Fortalecer o Amor-próprio

Louise Hay uma autora e palestrante conhecida como uma das pioneiras do gênero motivacional. A meditação guiada abaixo é baseada nos ensinamentos de seus livros e poderá te ajudar a reconhecer as suas qualidades e se amar mais.

Meditação Guiada 10 Minutos

Você não precisa se dedicar horas por dia para desfrutar dos benefícios da meditação, e o vídeo a seguir é um grande exemplo disso. Em apenas 10 minutos, você conseguirá relaxar, se conectar consigo mesmo e se preparar para dormir ou para iniciar um novo dia.

Você é feliz?

Meditação Guiada Para Ansiedade e Estresse

O excesso de obrigações e a correria do dia a dia leva muitas pessoas a se sentirem estressadas e ansiosas. O vídeo de meditação guiada a seguir é um chamado para fazer uma pausa, olhar para dentro de si, relaxar e se reconectar consigo mesmo.

Meditação Guiada Para Dormir Bem

A mesma agitação que gera estresse e ansiedade pode fazer com que o indivíduo tenha problemas para dormir. O objetivo do vídeo abaixo é promover o relaxamento para que a mente consiga, de fato, se desligar das preocupações e ter um sono verdadeiramente revigorante.

Além dos vídeos, existem diversos aplicativos para smartphone especializados em meditação guiada. Para encontrar, basta que faça uma busca na loja de aplicativos do seu aparelho. A verdade é que não importa muito se vai ouvir áudios do YouTube ou de aplicativos, o importante é que seja algo prático que se encaixe na sua rotina e que faça desse um momento apenas seu, de entrega e conexão interna.

5 Benefícios da Meditação Guiada

Os benefícios da meditação guiada incluem tanto impactos positivos para a saúde e o equilíbrio emocional, comuns também ao modo tradicional de meditar, quanto a facilidade de se familiarizar com a prática, confira!

1 – Reduz o Estresse e a Ansiedade

Tirar o foco dos problemas para se concentrar em si mesmo e, no caso da meditação guiada, em um áudio com uma música relaxante e uma voz suave, é capaz de fazer com que se sinta mais calmo, aliviando quadros de estresse e ansiedade. Porém, é importante lembrar que o acompanhamento médico continua sendo necessário e a meditação entra como uma forma de agregar ao tratamento.

2 – Ótima Opção Para Iniciantes

Em se tratando especificamente da meditação guiada, ela se mostra como uma excelente opção para aqueles que desejam começar a praticar, mas não sabem como se portar, o que fazer, no que pensar. Ter uma voz te guiando irá ajudar a afastar pensamentos de insegurança e permitir que se entregue verdadeiramente ao processo.

3 – Melhora o Equilíbrio Emocional

Quando uma pessoa está sob efeito do estresse, seu organismo libera substâncias químicas inflamatórias chamadas citocinas, que podem afetar o humor e, até mesmo, levar à depressão. De acordo com estudos, a meditação tem o poder de reduzir essas substâncias, promovendo o equilíbrio emocional e evitando problemas que possam ser gerados por elas.

4 – Promove o Autoconhecimento

Quanto mais agitada é a rotina de uma pessoa, menos ela tem tempo de refletir sobre seus sentimentos e se conectar consigo mesma. Então, a meditação entra como uma pausa, uma oportunidade de olhar para dentro, se conhecer melhor, entender como cada emoção influencia seu comportamento, enfim, tornar-se consciente em relação a quem você é.

Para ser feliz é preciso viver por um propósito maior.
Quer descobrir qual o seu nível de felicidade? Faça o nosso teste!

5 – Beneficia Também a Saúde Física

Todos os benefícios que a meditação é capaz de proporcionar para a mente, acabam impactando, também, na saúde física, afinal, está tudo conectado. Desse modo, quando uma pessoa se sente mais relaxada, isso ajuda a reduzir sua pressão arterial, melhorar o sono, controlar dores crônicas e promover o bem-estar geral.

Esses são apenas cinco dos inúmeros benefícios que a meditação é capaz de proporcionar. Permita-se tentar, sem se julgar ou exigir demais de si, afinal, tudo tem um começo e a experiência é adquirida aos poucos, através da prática constante. Além disso, é importante lembrar que se trata de um processo, desse modo, você começará a notar melhoras na sua saúde e no equilíbrio emocional aos poucos. Portanto, liberte-se das expectativas e da ansiedade e se permita viver um dia de cada vez.

A meditação é uma maneira fantástica de se conectar consigo mesmo e descobrir que o poder do universo está dentro de você.

 

Copyright: 1099283759 – https://www.shutterstock.com/pt/g/elowen

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: