Porque devemos comemorar

Quando completei cinquenta anos de idade escrevi um texto dizendo sobre como o tempo não está no relógio, nem na ampulheta, nem no cronômetro, ele está na vida e na natureza. Está dentro de cada um de nós, tem relação com a intensidade que vivemos os dias, e o entusiasmo que temos com a vida.

Eu estava relendo este artigo e pensando sobre como nos tornamos pessoas novas e diferentes no curto espaço de um ano – do tempo do relógio. O período de um ano é uma vida inteira! Na verdade, temos uma oportunidade de recomeço a cada ano que passa, entre um aniversário e outro.

Gosto de me perguntar: o que eu aprendi nesse meu ano pessoal? O que eu ganhei em sabedoria, em relacionamentos, em saúde? Fortaleci o meu legado? Me aproximei mais da minha melhor versão? Eu fiz diferença no mundo?

Não se assuste… eu realmente me cobro muito. Às vezes isso se torna muito pesado pra mim, porque exijo de mim mesmo um desempenho que seja, no mínimo, excelente. Mas eu gosto de ver essa minha característica como obstinação… eu sou um homem obstinado, que por nada na vida abre mão dos seus objetivos.

Talvez, a obstinação seja a minha característica mais evidente nesse momento. Esse ano de 2020 tem realmente sido um ano de desafios, tanto no campo pessoal, quanto no campo profissional, e eu não me permito terminar esse ano sem estar mais forte e mais sábio.

Estou, desde março, segurando uma empresa enorme como o IBC, dando o máximo de mim, e conectado com um grupo incrível de pessoas, equilibrando de um lado as contas e despesas, e do outro, minhas emoções, expectativas, minha motivação e meu otimismo.

Tenho consciência de que sou apenas mais um na imensidão de empresários que nesse momento tentam se sustentar, e me sinto orgulhoso de ter conseguido, até agora, evoluir cinco anos em cinco meses. Talvez, esse seja um grande feito para comemorar nesse meu aniversário.

PSC

A idade não é algo que me assusta, o que me assusta é avançar no tempo, sem ter avançado na minha evolução pessoal. E eu quero convidar você a pensar que em cada aniversário que você faz, você deve comemorar um ano de crescimento, de evolução, de melhorias, de aprendizados. Não faz sentido ignorar que a vida exige de nós o nosso crescimento.

O sentido de comemorar aniversários, para mim, é saber que eu estou respondendo a todos os desafios que a vida me propõe. É saber que tenho vivido a minha vida de maneira intensa, de cabeça erguida e com foco no meu chamado.

O sentido de comemorar aniversários, é festejar a vida exatamente do jeito que ela é. Vida não é apenas beleza e fantasia… isso se chama sonho! A vida real nos sacode o tempo inteiro. Nos questiona, grita nos nossos ouvidos. A vida real é um pacote completo de experiências, emoções, pessoas e momentos.

Eu tenho certeza que eu estou cada dia mais pronto para a vida. Por isso, nesse meu aniversário, eu olho pra vida e digo: “eu estou preparado para mais um ano… pode vir!”

E não para por aí, gostaria de compartilhar uma mensagem poderosa com você. Confira no vídeo abaixo.

E você… para você, qual o sentido de comemorar aniversários?