A raiva é uma emoção humana e, por essa razão, faz parte da realidade de qualquer indivíduo. Entretanto, é preciso manter o equilíbrio para saber controlá-la e evitar agir de maneira impulsiva. No artigo de hoje darei dicas para que coloque em prática quando estiver se sentindo com raiva e possa logo se libertar das sensações ruins que ela pode causar. Vale lembrar que a intenção não é a de que negue o seu sentimento, mas sim que aprenda a controlá-lo e evite ter atitudes das quais venha a se arrepender no futuro.

10 Dicas Para Colocar em Prática Quando Estiver Se Sentindo Com Raiva

Tudo na vida tem um lado positivo e isso também vale para a raiva, pois, se souber gerenciá-la, conseguirá utilizá-la para se conhecer melhor e, assim, tomar decisões de maneira mais coerente em relação ao que deseja para a sua vida. Veja, a seguir, dicas que irão te ajudar nessa missão que é fundamental para a sua evolução.

1 – Pense Antes de Falar

É importante que, assim que identifique que está sentindo raiva, se policie para pensar antes de falar. Fazer isso é necessário porque, caso se expresse utilizando palavras rudes, é bem provável que o seu interlocutor se irrite e responda da mesma maneira, dando início a um ciclo negativo, que poderá fazer com que a sua raiva aumente. Portanto, pare, respire e reflita a respeito do que pretende dizer, para evitar desentendimentos desnecessários.

2 – Espere Se Sentir Calmo Para Se Expressar

Se alguma coisa te irritar, por mais que se acalme e consiga não agir de maneira impulsiva, aquilo continuará te incomodando. Contudo, o ideal é esperar se sentir tranquilo para que seja possível expressar o que está sentindo de maneira assertiva e sem fazer acusações. Imagine que o seu cônjuge fez algo que te magoou, nesse caso é importante dizer a ele que aquilo te feriu, mas é fundamental que fale com serenidade, para que possam realmente se entender.

3 – Utilize a Técnica do “Eu” Para Se Expressar

Outro ponto a ser considerado ao se expressar é evitar começar as frases com a palavra “você”, porque soará como uma acusação e isso poderá dificultar o entendimento com a outra pessoa. O ideal é que as suas frases comecem com “eu”. Assim, ao invés de dizer “você faz com que eu me irrite”, dirá “eu me sinto chateado quando você age de determinada forma”. É uma mudança sutil, mas que certamente trará grandes benefícios para os seus diálogos.

4 – Pratique Alguma Atividade Física

Praticar atividades físicas é maravilhoso e faz bem tanto para o corpo quanto para a mente, e é especialmente positivo quando a intenção é aliviar a raiva que está sentindo. Dessa maneira, sempre que acontecer alguma situação chata que te deixar irritado, pense na possibilidade de sair para correr, caminhar ou realizar algum tipo de exercício em casa, como a dança, por exemplo. Experimente e veja como irá se sentir muito melhor depois.

5 – Faça Pausas Durante Dias Estressantes

PSC

Um dia estressante e cheio de afazeres pode ser um campo fértil para sentir raiva, já que provavelmente estará cansado e torcendo para que tudo aquilo acabe. Nesses casos, é interessante que adote uma medida de prevenção que, além de ajudar a evitar que sinta raiva, poderá te dar mais energia para cumprir com todos os seus compromissos. Trata-se de algo bem simples, que é fazer pequenas pausas, de cinco ou dez minutos, para respirar, clarear as ideias, tomar uma água e alongar o corpo.

6 – Identifique Possíveis Soluções

Quando sentimos raiva de uma pessoa ou situação é natural que nossos pensamentos se concentrem naquilo que nos chateou. Entretanto, ocupar a sua mente com isso fará com que esse sentimento se torne cada vez mais intenso, comprometendo o que realmente importa, que é a busca por soluções. Então, ao perceber que está focando no lado ruim, volte a sua atenção para o lado bom, que é pensar no que pode fazer para transformar a realidade que está te incomodando.

7 – Evite Guardar Mágoas

Se está fazendo a leitura deste artigo é um sinal de que deseja aprender técnicas de como fazer a raiva passar rapidamente, certo? Nesse caso, uma medida essencial a se tomar é evitar guardar mágoas em seu coração, pois elas são como sementes da raiva que sentiu e farão com que ela se multiplique e gere frutos negativos. Portanto, parta sempre do princípio de que todo ser humano está sujeito a errar. É claro que você não é obrigado a manter relacionamentos caso perca a confiança em alguém, por exemplo, mas basta que não conserve sentimentos ruins em seu interior.

8 – Utilize o Humor Para Liberar as Tensões

Você provavelmente já ouviu uma expressão que diz que rir é o melhor remédio e, quando se trata de sentir raiva, ela é especialmente verdadeira, pois ajuda a aliviar as tensões e a eliminar o estresse. Portanto, procure enxergar a situação sob um aspecto mais leve, rindo de si mesmo. Além disso, assistir vídeos de humor ou conversar com amigos bem humorados também poderá te ajudar a extravasar o que está sentindo.

9 – Faça Exercícios de Respiração

Sempre que perceber que a raiva está tomando conta de você, pare e faça exercícios de respiração. Tudo o que você irá precisar é de um lugar em que não seja interrompido, o que pode ser até mesmo o banheiro da empresa em que trabalha. Existem diversas técnicas, mas mesmo as mais simples, que consistem apenas em inspirar e expirar o ar profundamente, já irão te ajudar a se sentir melhor em poucos minutos.

10 – Saiba Quando Procurar Ajuda

Por fim, é importante que saiba quando é o momento de procurar ajuda, pois, por mais que controlar a raiva seja desafiador para todos, para alguns é algo um pouco mais delicado. Se esse for o seu caso, converse com alguém da sua confiança e procure ajuda especializada. Assim, irá encontrar o melhor caminho para gerenciar as suas emoções e viver de forma equilibrada e feliz.

Gostou das dicas? Então aproveite para compartilhá-las em suas redes sociais e ajudar mais pessoas a lidarem positivamente com as suas emoções.

 

Copyright: 574045543 – https://www.shutterstock.com/pt/g/photogregorina