Todos nós estamos sujeitos a cometer erros e a desapontar alguém. É claro que não fazemos isso com a intenção de magoar, mas sim com o desejo de acertar. Nem sempre, porém, isso fica evidente para as pessoas com as quais nós erramos. Por isso mesmo, reconquistar a confiança de alguém que decepcionamos pode ser desafiador, mas saiba que não é impossível.

Existem algumas formas de mostrar que você se arrependeu verdadeiramente e, assim, recuperar a confiança perdida, e é exatamente sobre isso que falarei neste artigo.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

Reconquistar a confiança de alguém é possível?

Existe um ditado que diz que a confiança é como uma peça de cristal e que, uma vez quebrada, jamais voltará ao seu estado anterior. Concordo com essa afirmação em parte, pois realmente passamos por transformações a cada experiência vivida. Entretanto, mesmo que a confiança mude, é possível mostrar, com verdade, que a pessoa se arrependeu e deseja reaver o laço perdido. Para isso, é preciso aceitar que somos seres humanos e que todos nós estamos sujeitos a falhar.

Dependendo do que tenha acontecido e das pessoas envolvidas, pode ser um pouco mais complicado reverter a situação, e não há como garantir que a confiança será recuperada. De qualquer forma, é importante mostrar que atrás do erro havia uma intenção positiva de acertar e, principalmente, exercitar o autoperdão. A melhor maneira de conseguir o perdão de alguém é mostrando sinceramente que a pessoa se arrependeu e que gostaria de ter uma segunda chance para fazer diferente.

Para te ajudar a superar essa fase, preparei algumas dicas que podem te auxiliar a reconquistar a confiança de alguém importante para você e, também, a superar o erro sem traumas e de uma forma mais produtiva.

PSC

Você sabia que é possível reconquistar a confiança e união de uma equipe? Acompanhe meu vídeo:

7 dicas para restabelecer a confiança de alguém:

O processo para reconquistar a confiança de alguém, dependendo das circunstâncias, pode ser bastante complexo e demorado, mas não é impossível. A seguir, você confere 7 dicas úteis para restabelecer essa conexão de confiança:

1. Ouça o que a pessoa tem a dizer e assuma seus erros

O diálogo é sempre o melhor caminho, pois, por meio dele, é possível desfazer mal-entendidos e saber quais foram os pontos da situação que magoaram a outra pessoa. É muito importante que seja uma conversa sincera, olho no olho, para resolver definitivamente as questões e evitar que dúvidas possam atrapalhar o processo de reconquista da confiança.

Se a pessoa descobriu apenas uma parte do seu erro, aproveite esse momento para se abrir e reconhecer suas falhas. Manter mais segredos não é uma boa saída e, em algum momento, a verdade pode vir à tona. Então, tenha coragem e assuma que errou e que se arrepende disso.

2. Peça perdão

Alguns indivíduos que cometem erros acreditam que não têm o direito de pedir perdão para aqueles que magoaram, pois não se sentem dignos dele. Ao pensar dessa maneira, você estará criando uma barreira ainda maior entre você e a pessoa da qual deseja reconquistar a confiança.

Todos podem ser dignos do perdão, basta fazer por merecer. Por isso, peça perdão sem medo, mostre seu verdadeiro arrependimento. Isso fará bem para ambas as partes.

3. Dê tempo ao tempo

A ansiedade é algo que pode atrapalhar quando se está buscando o perdão de alguém. Assim como todo ser humano está suscetível a cometer erros, ele também pode levar tempo para digerir certos acontecimentos até chegar à conclusão se vai ou não voltar a confiar em quem o decepcionou. Algumas pessoas conseguem lidar mais rapidamente com decepções, enquanto outras precisam refletir e reavaliar todos os pontos envolvidos.

Respeitar o tempo da outra pessoa é extremamente importante e demonstra empatia. A pressão, além de ser prejudicial, pode ser entendida como um ato egoísta, de quem apenas deseja se livrar da culpa que está sentindo, e não de alguém que realmente deseja restabelecer uma relação bacana. Por isso, depois de ouvir e dizer tudo o que achar necessário, aquiete a sua mente e saiba esperar com serenidade. Não é fácil, mas é bom e necessário.

4. Evite fazer surpresas

Quando cometem um erro, a primeira atitude que a maioria das pessoas costuma ter é buscar uma forma de conseguir o perdão daqueles que decepcionaram o mais rapidamente possível. Com isso, acabam metendo os pés pelas mãos, pois recorrem a métodos que têm mais foco na pressão do que no perdão propriamente dito.

Surpresas românticas que envolvem carros de som, presentes materiais, faixas na rua e outras demonstrações públicas de amor são mais indicadas para momentos felizes. O perdão, contudo, precisa de serenidade para que seja genuíno.

Se quiser demonstrar os seus sentimentos por meio de um presente, envie uma flor ou algo singelo, sem a pretensão de pressionar a pessoa para que o perdoe. Itens caros, como joias, roupas ou bebidas, por exemplo, também não são indicados, pois podem passar a ideia de que está tentando comprar o perdão, julgando a pessoa como fútil.

5. Não crie expectativas

Durante a espera, pode ser que, vez ou outra, você comece a criar expectativas de que o perdão está próximo de acontecer. Mas aconselho que evite ao máximo criar expectativas para não se frustrar. Se já fez o que estava ao seu alcance para consertar os seus erros, acalme-se e espere. Quando a pessoa estiver pronta, ela irá demonstrar isso de alguma forma.

O excesso de expectativas pode fazer com que você perca o controle e acabe tomando decisões impensadas, causando ainda mais sofrimento para si e para a outra pessoa. Lembre-se de que foi uma atitude impensada que o levou a falhar, então, use isso como aprendizado e passe a agir com mais cautela.

6. Ressignifique o ocorrido

O arrependimento pode ser bom para te ajudar a rever suas atitudes e trazer aprendizado. Entretanto, tome cuidado para que esse sentimento não o leve à autopunição. Ficar sofrendo e se martirizando por ter cometido um erro não irá te ajudar a superar o que passou. Procure refletir e ressignificar esse fato em seu interior, transformando-o em um ensinamento positivo.

7. Evite cometer o mesmo erro novamente

Um dos maiores aprendizados que podemos ter é saber tirar boas lições dos erros que cometemos. Então, aproveite essa experiência para refletir a respeito de sua vida e suas atitudes. Busque se conhecer para entender melhor a razão que te levou a agir de tal maneira. O autoconhecimento te ajudará a evitar cometer o mesmo erro, seja com a mesma pessoa ou com qualquer outra.

Por fim, entenda que a pessoa ofendida pode simplesmente decidir não te perdoar; ou perdoar, mas sem que a amizade ou a relação volte a ser o que era antes. De um jeito ou de outro, entenda que a vida continua e que pessoas entram e saem dela. Nem sempre as coisas saem do jeito que queremos, e nós só podemos controlar as nossas atitudes, nunca as do as outras pessoas. Faça a sua parte, mas seja resiliente para saber lidar com uma possível negativa.

Espero que esse cenário desagradável não aconteça e que as dicas acima te ajudem a reparar e superar o erro cometido de forma positiva. Não se esqueça também de perdoar e de voltar a confiar em si mesmo.

Assim, as chances de a outra pessoa fazer o mesmo se tornam ainda maiores. Não se esqueça de que a transformação deve vir, primeiramente, de você, e o restante será uma consequência positiva das suas mudanças.

Deixe seu comentário no espaço abaixo e leva esta mensagem às demais pessoas que possam se beneficiar das dicas deste artigo.

 

Copyright: 595714760 – https://www.shutterstock.com/pt/g/howtogoto