pense

Pense Antes de Agir – Todas as Suas Ações Geram Reações e Consequências

Por: José Roberto Marques | Blog | 08 de março de 2018

Embora nem sempre pareça que as ações são pensadas, todos os seres humanos “pensam” antes de agir, pois essa é uma das funções do cérebro. Contudo, existem aqueles que pensam demais e procrastinam a ação, e outros de menos, agindo de forma impulsiva. Como você pode ver, os dois extremos não se mostram posturas positivas, uma vez que podem acarretar consequências indesejadas. Por isso, te convido a fazer a leitura deste artigo para que reflita e pense antes de agir de forma equilibrada, sem excessos e nem faltas e para que possa desenvolver maior inteligência emocional.

Pense Antes de Agir e Aumente as Chances de Sucesso!

Quando um indivíduo vai tomar uma decisão e, em seguida uma atitude, geralmente deseja obter um resultado positivo. Nesse sentido, pensar demais poderá fazer com que perca o timing e deixe a oportunidade passar. Por outro lado, pensar de menos impede que ele considere todas as hipóteses e possa definir a melhor estratégia a ser seguida e acabar seguindo o caminho errado. Dito isso, fica claro que o melhor a fazer é encontrar o equilíbrio e pensar o suficiente para agir com maior assertividade.

É necessário deixar claro que pensar antes de agir não é garantia de sucesso, mas certamente ajuda a reduzir os riscos e aumenta as chances de acerto. Para conseguir isso é necessário aprender a controlar as emoções, a fim de evitar que elas se transformem em ansiedade e impulsividade. Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que a pressa é inimiga da perfeição, mas que o perfeccionismo também nem sempre é bom. Vá sempre pelo caminho do meio e conseguirá chegar ao seu destino com mais inteligência.

Razões Para Pensar Antes de Agir de Forma Equilibrada

Além de poder aumentar as chances de sucesso, conheça outras razões pelas quais pensar antes de agir de maneira equilibrada é importante e necessário.

Evitar dizer coisas e se arrepender: todos nós estamos sujeitos a dizer coisas e nos arrependermos depois, mas, se pararmos um pouco para pensar e respirar, certamente nós conseguiremos evitar magoar as pessoas que amamos, prometer coisas que não podemos cumprir, sermos indelicados, grosseiros ou mesmo dizer bobagens.

Ser entendido com mais facilidade: quando suas ações e palavras são sensatas é muito mais fácil ser entendido e conseguir passar a mensagem e, a imagem que gostaria para as outras pessoas.

Ser justo: muitas vezes entendemos de forma errada o que alguém faz ou diz, afinal nem tudo o que parece é. Dessa forma, pensar antes de agir te dará tempo o suficiente para realmente entender o que aconteceu e evitar agir com impulsividade e de forma injusta.

Evitar Sofrimentos Desnecessários: a impulsividade pode levar um indivíduo a agir de formas que as chances de ele se arrepender no futuro são muito grandes. Assim, pensar antes de tomar decisões evita uma série de sofrimentos.

Não exagerar no planejamento: pensar antes de agir de forma equilibrada e sem excessos irá evitar que se desperdice um tempo precioso apenas planejando, planejando. Lembre-se que feito é melhor do que perfeito.

Conselhos Poderosos Para Começar a Pensar Antes de Agir

Se você é uma pessoa que costuma agir com impulsividade e deseja melhorar esse ponto do seu comportamento, saiba que com empenho e dedicação conseguirá atingir o seu objetivo. Ser impulsivo não é uma característica definitiva, pois é perfeitamente possível desenvolver a habilidade de pensar antes de agir na medida certa. Confira algumas dicas que irão te ajudar nesse processo de evolução.

1 – Reflita Sobre o Seu Temperamento

A melhor maneira de mudar algo é conhecendo-se profundamente, a fim de descobrir os pontos que precisam ser trabalhados. Nesse sentido, o autoconhecimento deve ser a sua primeira atitude para começar a pensar antes de agir. Procure entender as emoções que sente ao desejar agir de forma impulsiva e as origens delas, aproveite também para analisar situações do passado. Esse é o primeiro passo para assumir a direção e começar a agir com mais sensatez e serenidade.

2 – Inspire e Respire

O simples ato de respirar de forma mais profunda irá te ajudar a controlar a ansiedade e conseguir refletir melhor antes de tomar decisões. Entretanto, é importante que essa respiração seja realizada com atenção plena, ou seja, eliminando os pensamentos que estão causando o estresse e permitindo se concentrar apenas naquele momento. Cerca de dois ou cinco minutos serão o suficiente para que se sinta mais tranquilo, relaxado e equilibrado.

3 – Tenha Sempre uma Intenção Positiva

Uma ótima maneira de guiar as suas atitudes para o bem é através de uma intenção positiva. Nesse sentido, pense sempre se a sua ação ou palavra pode prejudicar alguém de alguma forma, se a resposta for sim, repense. Nenhuma vantagem vale a pena se for conseguida à custa da infelicidade de alguém ou se gerar sentimentos nocivos em seu interior.

4 – Considere as Hipóteses

Para tomar uma decisão importante é necessário refletir a respeito de todas as possibilidades. Dessa forma, reflita a respeito de cada opção que tem e das consequências de cada uma delas. Então, tudo o que precisará fazer é eleger aquela que lhe parecer mais vantajosa e positiva em relação aos seus objetivos.

5 – Encontre a Melhor Forma de Dizer o Que Deseja

Nós podemos dizer qualquer coisa para outra pessoa, desde que, para isso, saibamos usar as palavras certas e agir no momento certo, pois tudo tem seu tempo. Falar com rispidez ou arrogância é completamente desnecessário e apenas fará com que o entendimento se torne cada vez mais distante. Procure exercer a empatia antes de falar e coloque-se no lugar do outro. Assim, conseguirá encontrar a forma certa, considerando o estado da pessoa e o seu humor, bem como o ambiente, circunstâncias e as suas intenções.

6 – Treine Diariamente

Decisões simples do dia a dia, como escolher o que comer no almoço, por exemplo, não exigem grandes esforços. Contudo, se a sua intenção é frear a sua impulsividade, pode ser interessante utilizar essas pequenas situações para desenvolver a habilidade de pensar antes de agir de forma equilibrada. Aproveite toda oportunidade que tiver para aperfeiçoar essa característica.

7 – Seja Perseverante

Desenvolver um novo hábito requer que seja perseverante e realize esforços constantes para conquistar o que deseja. Então, se durante o caminho da mudança acabou agindo sem pensar, pare, reflita, peças desculpas se tiver magoado alguém e continue aprendendo e evoluindo. Um deslize não significa que voltou a estaca zero. As falhas fazem parte do desenvolvimento do ser humano, pois são uma ótima fonte de aprendizado. Continue, você é capaz!

Por fim, lembre-se de que pensar antes de agir é importante porque reduz os riscos, evita uma série de problemas e desentendimentos e aumenta as suas chances de sucesso em seu trabalho e relações pessoais, familiares, amorosas e sociais. Trata-se de uma habilidade extraordinária que é fundamental à boa convivência e para manter o foco e realizar todas as suas metas e objetivos. Exercite esta competência, pois o ato de pensar e planejar te levará além!

Copyright: 151159433 – https://www.shutterstock.com/pt/g/bowie15

Deixe seu Comentário: