respiracao

Exercícios de Respiração – Um Ótimo Remédio Contra Ansiedade e Outras Crises

Por: José Roberto Marques | Blog | 25 de maio de 2018

Muitos afirmam que o cérebro é o responsável por controlar os movimentos do corpo e, por sua vez, é controlado pela respiração. Realmente, respirar é muito mais do que um movimento para encher os pulmões de ar e também é essencial para se ter energia e se sentir bem. Nesse sentido, os exercícios de respiração se mostram como ótimos aliados contra a ansiedade e outros tipos de crises de ordem emocional. Para saber mais a respeito do assunto é só continuar acompanhando o artigo.

O Que São Exercícios de Respiração?

Se estamos constantemente respirando, muitos devem se perguntar qual é a razão para se fazer esse tipo de exercício. A verdade é que grande parte das pessoas não respira da maneira como deveria, utilizando o peito como responsável pelo movimento, o que faz com que o corpo, por questões anatômicas, não receba todo o oxigênio que precisa. Então, como forma de sobrevivência, o cérebro envia uma informação para que os pulmões trabalhem com mais rapidez, e é aí que acontece a respiração de modo curto e ofegante.

Como corpo e mente estão completamente conectados, a respiração ofegante pode levar uma pessoa a sentir fadiga, estresse, ansiedade, dores de cabeça e, até mesmo, sofrer ataques de pânico. Por isso, atentar-se para a forma como se respira é fundamental para ter saúde e qualidade de vida. A maneira ideal é aquela realizada através do diafragma, um músculo localizado próximo ao abdômen. É importante sentir movimentos na barriga para se certificar de que o ar está entrando e saindo do seu corpo corretamente.

Os exercícios surgiram como uma forma de possibilitar que um indivíduo que passou anos respirando de maneira errada aprenda a forma correta. Além disso, são ótimos para se realizar durante crises de ansiedade e outros transtornos. Claro que nada substitui o tratamento médico e a medicação, nos casos em que ela é necessária, contudo, trata-se de uma forma de agregar e tornar o efeito deles ainda mais eficaz.

Exercícios de Respiração Poderosos Para Controlar a Ansiedade

Os exercícios respiratórios são positivos porque, além de ajudarem a controlar a ansiedade e o estresse, trazem diversos outros benefícios para a saúde, que você conhecerá mais adiante. Confira, a seguir, exercícios que irão te ajudar a respirar melhor e, também, a relaxar e se energizar.

1 – Respiração em Atenção Plena

Uma forma bastante simples de exercitar a sua respiração e que, por isso, é muito indicada para iniciantes, envolve o respirar em atenção plena. Essa prática pode tanto ser realizada durante uma crise de ansiedade e estresse, quanto antes de dormir ou apenas quando quiser relaxar. Consiste em focar toda a sua atenção para o ar entrando e saindo dos seus pulmões. Se os pensamentos voarem para longe, puxe-os de volta, mas sem se culpar, apenas se concentrando naquele momento.

2 – Respiração Alternada

Outro tipo de exercício ideal para iniciantes e que pode ser realizado em qualquer lugar é a respiração alternada. Para praticá-lo, basta pressionar uma das narinas com o dedo indicador ou polegar e utilizar a outra para inspirar o ar. Em seguida, deve-se alterná-las, inspirando por um lado e expirando pelo outro. Essa prática é relaxante porque, além de oxigenar o cérebro, faz com que você se concentre nos movimentos, tirando o foco do que está causando o seu estresse.

3 – Respiração Com Visualização

Essa técnica de respiração é extraordinária para eliminar pensamentos ruins que estejam povoando a sua mente. Para realizá-la é importante que esteja em casa ou qualquer outro local em que possa se concentrar sem ser incomodado. Sente-se confortavelmente em um sofá, na sua cama ou onde preferir. Feche os olhos e comece a inspirar e expirar profunda e lentamente, enquanto visualiza coisas que te deixem feliz, como uma paisagem ou um momento especial que viveu, por exemplo. Colocar músicas relaxantes ou áudios de meditação guiada podem deixar esse momento ainda mais agradável.

4 – Respiração Para Despertar

Assim como existem formas de respirar para relaxar, essa tem como objetivo despertar e é ótima para realizar pela manhã e começar o dia de forma positiva. Consiste em puxar o ar pelo nariz de forma profunda e lenta, já a liberação dele deve ser feita de maneira vigorosa. Repita os movimentos quantas vezes desejar, sempre alternando entre a inspiração lenta e a expiração rápida. Além de servir para dar energia, é um ótimo exercício para limpar as vias respiratórias e os pulmões.

5 – Respiração Diafragmática

Este exercício é ótimo para que treine a respiração diafragmática, que é a maneira correta que todos deveriam usar, além de também ser bastante relaxante. Sentir os movimentos feitos pelo seu corpo durante o processo irá permitir que o conheça melhor e se conecte verdadeiramente com ele. Para realizar será necessário se deitar em um local que for confortável e posicionar uma das mãos sobre o abdômen. Então, comece a respirar profundamente, sentindo a sua mão subir e descer. Repita quantas vezes desejar.

Benefícios dos Exercícios de Respiração

Depois de conhecer cinco tipos de exercícios de respiração, veja alguns dos inúmeros benefícios que praticá-los diariamente pode te oferecer.

Relaxamento do Músculos: quando se faz exercícios respiratórios e se aprende a maneira correta de inspirar e expirar o ar, os músculos do corpo ficam mais relaxados, o que ajuda a evitar dores e tensões.

Oxigenação Mais Eficaz: ao respirar profundamente e se manter relaxado, o oxigênio consegue chegar a todas as células do corpo, aumentando a funcionalidade de todos os sistemas. Com isso, é possível notar melhoras na concentração e na resistência física.

Pressão Arterial Estável: à medida em que os músculos ficam relaxados, os vasos sanguíneos se dilatam e a pressão sanguínea se mantém em um nível normal.

Liberação de Endorfinas: a respiração profunda promove a liberação de endorfinas, o que promove uma agradável sensação de bem-estar.

Liberação de Toxinas: quando o corpo recebe todo o oxigênio que precisa, o sistema linfático funciona de maneira adequada, estimulando a liberação de toxinas.

Espero que tenha gostado das dicas e que os exercícios de respiração se tornem parte da sua rotina. Lembre-se que oxigênio é vida e ele pode te ajudar a encontrar equilíbrio, ter mais disposição e ser feliz. Portanto, inspire, expire e agradeça sempre pela oportunidade extraordinária de estar vivo!

 

Copyright: 216062674 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem

Deixe seu Comentário: