Pessoas iniciam relacionamentos porque desejam ter alguém com quem compartilhar os momentos de alegria, os desafios, ensinar e aprender. É realmente muito bom ter uma companhia para qualquer situação e poder evoluir ao lado dela. Contudo, nem sempre as coisas acontecem como se espera e a relação que parecia ter tudo para ser motivo de felicidade se torna um relacionamento tóxico, com mais tensão do que amor, mais brigas do que momentos agradáveis.

Se acha que o seu namoro ou casamento está se transformando em algo tóxico e desgastante, continue acompanhando para entender o que caracteriza esse tipo de relação. Reconhecer o que está vivendo é o primeiro passo para se libertar.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Acesse meu desafio “Detox da Mente”. Viva mais leve!

O que é um relacionamento tóxico?

A palavra “tóxico” tem sido muito usada atualmente e, para não nos perdermos em seu real significado, é preciso deixar claro o que ela representa no âmbito dos relacionamentos. Uma relação tóxica é aquela em que há mais conflitos do que o normal e em que um deseja se sobressair ao outro, os envolvidos competem em vez de se esforçarem para crescer juntos.

Vale lembrar que todo relacionamento passa por momentos de altos e baixos, isso faz parte e serve para que o casal amadureça e reafirme sua vontade de se manter unido. A diferença é que, na relação tóxica, os baixos são muito mais frequentes do que os altos. A parte do tempo em que se convive em harmonia é muito pequena se comparada com as brigas e as disputas por poder.

Um ponto importante a ser lembrado é que não são apenas relacionamentos amorosos que podem ser tóxicos, isso também pode acontecer dentro de círculos de amizade, no trabalho e até mesmo em famílias. Por essa razão, é necessário se manter atento para evitar se submeter a um tipo de convivência que apenas serve para fazer mal aos envolvidos.

10 Sinais de que você está vivendo um relacionamento tóxico

PSC

A seguir, você verá os principais sinais de um relacionamento tóxico. Vale dizer que é a junção de mais de um sinal que caracteriza o problema e, também a frequência. Com exceção das agressões físicas, que são inadmissíveis em qualquer circunstância, os demais comportamentos podem ocorrer em situações pontuais da vida, a questão está em quando se tornam rotina. De qualquer maneira, mantenha sempre a sua atenção para evitar se tornar refém de uma relação assim.

1 – Ciúme excessivo

O ciúme é uma demonstração de insegurança e, em um relacionamento, representa o medo de perder a pessoa amada. Quando em doses leves, pode ser contornado, o problema está no momento em que se torna doentio e que passa a gerar incômodo para a outra parte. A partir desse sentimento, diversas situações desagradáveis podem acontecer.

2 – O outro não apoia seu crescimento

Imagine que você tem o sonho de estudar, se formar e iniciar uma carreira. Qual acredita ser a atitude correta das pessoas que te amam? Te apoiar, certo? Realmente isso deveria ser o normal, contudo, em um relacionamento tóxico, o outro vê o seu crescimento como uma ameaça e, portanto, se mostra totalmente contra.

3 – Você não tem privacidade

Por mais que um casal tenha intimidade, é importante que cada um mantenha a sua privacidade. Em relações tóxicas, a outra pessoa não permite que isso aconteça, ela quer ver suas conversas com amigos no celular, exige ter acesso a todas as suas senhas, enfim, deseja ter o controle sobre tudo.

4 – Ouve críticas o tempo inteiro

A sinceridade é um dos pilares de um relacionamento saudável, porém, é preciso ligar o sinal de alerta quando as críticas se tornam mais frequentes do que os elogios. Uma pessoa que te critica o tempo todo, sem demonstrar nenhuma intenção de estar falando aquilo para te incentivar a melhorar e evoluir, certamente não merece o seu amor.

5 – A pessoa tenta controlar sua vida em todos os aspectos

Todo indivíduo deve ser livre para determinar o tipo de roupa que irá vestir, os lugares que irá frequentar, o local em que irá trabalhar e daí por diante. Quando a pessoa que está ao seu lado, que deveria te amar como você é, começa a controlar cada coisa que faça ou escolha, é bem provável que esteja vivendo um relacionamento tóxico.

6 – Você sente medo de fazer algo que desagrade a outra pessoa

Devido a toda a pressão feita pelo seu par, você começa a ter medo de dizer ou fazer qualquer coisa que o desagrade. Assim, os momentos juntos se tornam muito mais tensos do que agradáveis e vocês deixam de viver a verdadeira essência do amor.

7 – Quando contrariada, a outra pessoa ameaça romper o relacionamento

Se você age de modo contrário ao que a outra pessoa espera, ela logo faz uma ameaça de te deixar. Então, através do medo, começa a te controlar cada vez mais, usando sempre esse mesmo trunfo. Geralmente, essa situação se prolonga porque a parte dominada pensa que realmente depende daquele indivíduo para ser feliz.

8 – Apenas você se esforça para manter a harmonia

Em uma relação positiva, ambos se esforçam igualmente para fazer as coisas darem certo. Já no relacionamento tóxico, apenas uma das partes se preocupa com isso, fazendo concessões, relevando brigas, tudo para manter a paz. A outra parte, no entanto, não move uma palha para ajudar, pelo contrário, apenas atrapalha.

9 – Os seus sentimentos não são considerados

Dentro de uma relação tóxica, a pessoa dominante pouco importa com os sentimentos do seu par. Ela age sempre com o intuito de manter o seu controle, sem considerar se o outro está sofrendo. E essa é uma atitude que vai totalmente contra os princípios de um relacionamento saudável, em que um deseja ver o outro bem e se esforça ao máximo para isso.

Quer descobrir como criar melhores relacionamentos? Assista meu vídeo!

10 – Há violência física ou psicológica

Por fim, o sinal mais grave de um relacionamento tóxico, a agressão, que pode tanto ser física quanto psicológica. Afinal, uma pessoa que te insulta e usa palavras de baixo calão, pode não ferir o seu corpo, mas fere a sua alma e os danos emocionais são os mesmos. A qualquer sinal de violência, procure ajuda de alguém da sua confiança e se abra, não tenha vergonha. Lembre-se que uma pessoa que te ama de verdade jamais faria você sofrer.

Caso tenha identificado esses comportamentos no seu relacionamento amoroso ou de qualquer tipo, reflita e se afaste. Saiba que você merece ser feliz e ter ao seu lado pessoas que te respeitem, te tratem com amor e carinho, qualquer relação que se diferencie disso não vale a pena ser mantida. Pense nisso!

Copyright: 1102029329 – https://www.shutterstock.com/pt/g/olivier26