ciumes-dicas

Saiba Como Não Ter Ciúmes de Quem Ama e Ter Relacionamentos Mais Leves

Por: José Roberto Marques | Blog | 14 de agosto de 2019

O ciúme é um problema bastante recorrente em relacionamentos em geral, com destaque para os amorosos. Através dele, surge a desconfiança, o que pode resultar em tentativas de controlar os passos do outro, transformando o que era pra ser uma união positiva e agradável em uma obrigação. Então, se, ao considerar tudo isso, você quer saber como não ter ciúmes para manter uma relação leve e equilibrada, te convido a continuar fazendo a leitura deste artigo.

Entenda o Que Causa o Ciúme

De acordo com o dicionário, ciúme é um estado emocional complexo que envolve um desejo de amor exclusivo, que é movido pelo receio de que o ente amado dedique seu afeto a outra pessoa. Ao analisar essa explicação, é possível enxergar nela a insegurança, porque ela é a responsável por gerar esse medo de perder quem se ama. Em muitos casos, o indivíduo não se sente digno de receber esse amor e, portanto, acha que deve tomar todo o cuidado do mundo para mantê-lo.

Além da insegurança, existem os casos motivados pela possessividade, que é a ideia de que o outro lhe pertence e deve dar a você toda a atenção do mundo, além de satisfação sobre cada passo dado. Vale lembrar que nem sempre o ciúme é demonstrado de forma intensa e, muitas vezes, ele vem em doses homeopáticas, mas que, de qualquer maneira, é prejudicial para quem o sente, pois alimenta sentimentos ruins que podem se intensificar com o passar do tempo.

Quando duas pessoas se gostam, é natural que queiram o bem uma da outra, e isso envolve paz, tranquilidade, segurança, o que não é possível acontecer quando o ciúme está presente na relação. Portanto, caso se sinta inseguro em relação ao ser amado, repense se isso realmente faz sentido ou se não é apenas resultado de pensamentos limitantes que estão rondando a sua mente. Libertar-se disso é fundamental para que possa desfrutar do amor em plenitude.

7 Dicas de Como Não Ter Ciúme e Manter o Equilíbrio no Relacionamento

Depois de entender o que motiva o ciúme e o quanto ele é prejudicial para um relacionamento, confira dicas de como ressignificar esse sentimento em seu interior e transformá-lo em zelo, que é o desejo de cuidar para ver o outro bem e feliz.

1 – Reconheça Quando Estiver em uma Crise de Ciúme

O primeiro passo a ser dado para iniciar qualquer processo de transformação é identificar o estado atual, porque é através dessa análise que torna-se possível entender o que precisa ser mudado. Dessa maneira, sempre que o ciúme aparecer em sua mente, pare e reflita sobre o que está sentindo, assim, conseguirá racionalizá-lo, o que é positivo tanto para encontrar pontos de melhoria quanto para assumir o controle e evitar que ele te domine.

2 – Verifique Se Existe um Motivo Real Para Sua Insegurança

Entender qual é a motivação por trás do seu ciúme é outro passo bastante importante para resolver essa questão dentro de si. Afinal, é olhando para a raiz que se torna possível identificar a solução para um problema. Então, busque pensar sobre si e seus sentimentos, se conhecer melhor. Talvez, esse ciúme seja fruto de uma insegurança gerada em situações vividas no passado, por não ter assimilado um erro cometido pelo ser par ou por qualquer outro motivo, encontre o seu.

3 – Responsabilize-se Pelo Que Sente

Quando uma pessoa sente ciúme de alguém, a primeira justificativa costuma ser: ‘sinto ciúme porque fulano agiu dessa ou daquela maneira’. E a verdade é que cada indivíduo é responsável pelo que sente ou pelo menos deveria ser. Adotar esse ponto de vista irá permitir que analise a situação como alguém que pode agir e mudar as coisas e não como um mero espectador. Partindo dessa ideia, poderá decidir o que fazer caso o seu par tenha uma atitude que realmente comprometa o laço de confiança entre vocês, pois estará no controle da situação e não será apenas uma vítima.

4 – Enxergue Seu Relacionamento Sob Outra Perspectiva

Muitas vezes, nos distanciarmos para analisar uma situação é interessante para evitar que as emoções nos tirem a razão. Assim, experimente olhar para o seu relacionamento como se fosse de um casal de amigos, para que identifique se esse ciúme realmente tem algum tipo de fundamento. Esse é um exercício muito positivo e que irá te ajudar a refletir melhor sobre qualquer situação da sua vida.

5 – Converse Com o Seu Par

O diálogo é sempre a melhor ferramenta para solucionar qualquer questão em um relacionamento. Em se tratando de ciúme, ouvir o que o seu par tem a dizer sobre isso pode ser bastante esclarecedor, pois saberá o ponto de vista dela e como isso impacta no que ela sente por você. Porém, é fundamental que seja uma conversa tranquila e respeitosa, para que sirva para colocar fim aos desentendimentos e não para criar mais problemas.

6 – Confie na Pessoa Que Escolheu Estar ao Seu Lado

Um dos pilares de um relacionamento, seja ele de qualquer natureza, é a confiança, porque é por meio dela que os envolvidos se sentirão seguros em compartilhar momentos e sentimentos. Se você não consegue confiar na pessoa que está ao seu lado, é sinal de que existe um problema, que talvez seja fruto de uma insegurança sua ou do comportamento dela. Se for o segundo caso, pense se realmente vale a pena continuar, porque se sentir confortável e seguro na companhia do outro é essencial.

7 – Sinta-se Digno de Ser Amado

Por último, se a pessoa que está ao seu lado te respeita e te ama, evite duvidar disso por não se sentir digno, pois você é merecedor de todo esse amor e consideração. Ninguém está ao seu lado para te fazer um favor ou para cumprir algum tipo de obrigação, afinal, a essência dos relacionamentos é exatamente a livre escolha. Portanto, desfrute desse amor com alegria, respeito, companheirismo, pois essa é a essência desse sentimento extraordinário.

A liberdade é um elemento fundamental dentro de um relacionamento, porque ela é a prova de que ambos estão juntos por escolha e não por obrigação. Assim, as coisas fluem de forma natural, leve, o que faz com que o sentimento que os une se torne cada vez mais poderoso.

 

Copyright:1294661065 – https://www.shutterstock.com/pt/g/lightfield+studios

Deixe seu Comentário: