Grande parte das pessoas vive uma rotina atribulada e cheia de deveres a serem cumpridos. É trabalho, estudo, família, relacionamento, saúde, lazer, casa e mais uma série de tarefas que variam de acordo com cada realidade. Uma maneira interessante de dar conta de tudo sem deixar nada importante para trás, e, claro, sem surtar, é contar com a ajuda de um aplicativo organizador de tarefas, que possibilite ordenar os compromissos e definir um período do dia para a realização de cada um. Continue acompanhando e saiba como usar essa ferramenta a seu favor.

Os Benefícios do Aplicativo Organizador de Tarefas

Há alguns anos, aqueles que desejavam organizar seus compromissos precisavam utilizar agendas de papel, o que não era muito prático para carregar no dia a dia. Porém, atualmente, a tecnologia nos proporciona uma série de facilidades, dentre elas poder usar um aplicativo com a mesma função, mas de modo virtual, dentro do seu aparelho de celular. Ao lançar mão dessa ferramenta fantástica, terá acesso a diversos benefícios, como os que poderá ver a seguir.

  • Poder levar a sua “agenda” para qualquer lugar sem carregar um peso extra na bolsa, já que tudo estará armazenado no seu celular.
  • Ter maior controle sobre o seu tempo e a forma como o utiliza;
  • Poder se prevenir em relação a imprevistos, deixando algumas brechas na agenda;
  • Conseguir otimizar as horas de trabalho para ter mais tempo para cuidar de si;
  • Realizar muito mais tarefas do que se as deixasse sem nenhum controle;
  • Como terá maior controle sobre as tarefas, conseguirá se concentrar totalmente a cada uma, sem preocupações com o que está por vir;
  • Possibilidade de acompanhar o andamento das obrigações de cada dia;
  • Maior facilidade de identificar gargalos de tempo;
  • Redução dos riscos de perder prazos para a realização de determinadas atividades;
  • Possibilidade de analisar a sua produtividade e encontrar maneiras de melhorá-la.

Sugestões de Aplicativo Organizador de Tarefas Para Você Começar a Usar

Agora que você já conhece todas as facilidades e os benefícios oferecidos pelos aplicativos organizadores de tarefas, confira algumas sugestões para que possa escolher aquela que melhor atender às suas necessidades.

AnyDo: uma das vantagens deste aplicativo é que ele tem a versão para smartphone e desktop, o que permite que utilize das duas maneiras. Assim, caso estiver no escritório, poderá atualizá-lo através do computador, já quando estiver fazendo algum trabalho externo poderá conferir tudo no celular. Um ponto interessante é que é possível compartilhar as tarefas com outras pessoas, o que é ótimo para equipes de trabalho, por exemplo.

Evernote: originalmente, era um app apenas para fazer anotações simples, porém, ao perceberem a demanda dos usuários por um gerenciador de tarefas, novas funcionalidades foram criadas. Assim, é possível organizar um grande número de informações de forma fácil e eficiente. E vale lembrar que também é possível utilizá-lo no computador.

Google Agenda: se você já usa outros recursos do Google, essa pode ser uma ótima opção. Além de organizar suas tarefas para dias mais produtivos, ele permite que crie lembretes com data e hora que enviam avisos por e-mail ou através das notificações do seu smartphone. Pode ser usado também na versão off-line, para que não perca nenhuma oportunidade de atualizar a sua agenda, mesmo quando estiver sem internet.

PSC

Trello: uma excelente opção para gerenciar projetos em empresas, mas também pode ser usado para os seus compromissos pessoais. Para usar a versão desktop não é preciso instalar nenhum programa, pois basta acessar o site. Trata-se de um grande quadro virtual de avisos, em que é possível inserir diversas informações, links, arquivos.

Wunderlist: através deste aplicativo, é possível organizar as tarefas de um modo extremamente descomplicado. Você cria listas separando-as por grupos, como, por exemplo, trabalho e vida pessoal, ou mesmo para cada dia da semana. Outra vantagem é que é possível inserir imagens, links e outras informações que possam agregar à sua agenda.

Vale lembrar que, além desses, existem inúmeros outros apps de agenda. Para vê-los basta fazer uma busca na loja de aplicativos do seu aparelho e navegar pelas opções.

Dicas Para Usar um Aplicativo Organizador de Tarefas de Modo Eficaz

Depois de conhecer algumas opções de aplicativos para organizar tarefas, confira dicas que irão te ajudar a utilizar essa ferramenta de maneira ainda mais eficaz.

1 – Teste Mais de uma Opção

A única maneira de encontrar o melhor aplicativo para as suas necessidades, é testando. Então, caso comece a usar um e encontre problemas para manuseá-lo, tente outro. Afinal, existem diversas opções, cada um com sua interface e funcionalidades, e algum há de te agradar.

2 – Experimente Antes de Adquirir a Versão Paga

Alguns apps contam com uma versão mais básica gratuita e outra paga, que oferece mais funções. Contudo, antes de adquirir a versão paga, é importante que utilize o modo gratuito para testar e verificar se as funcionalidades te atendem. Assim, poderá investir com a tranquilidade de que é algo que realmente será útil em sua rotina.

3 – Lembre-se de Atualizá-lo

De nada adianta pesquisar e testar para encontrar um aplicativo organizador, se esquecer de atualizá-lo todos os dias com os seus compromissos. Então, lembre-se que para que a organização traga benefícios para o seu dia a dia, é fundamental que torne esse app parte da sua rotina, inserindo informações nele frequentemente.

4 – Explore as Funcionalidades do Aplicativo

Como disse anteriormente, existem muitos aplicativos disponíveis no mercado com a função de organizar tarefas, e cada um tem o seu diferencial. Nesse sentido, é interessante que explore as versões que for testar, para que a sua experiência seja ainda mais positiva.

5 – Utilize Mais de um App Se Necessário

Talvez você encontre um app em que possa fazer tudo, como, por exemplo, organizar seus compromissos pessoais, gerenciar projetos profissionais, inserir informações de clientes e assim por diante. Entretanto, pode acontecer de uma opção ser muito boa para uma função e deixar a desejar em outra. Nesse caso, se achar necessário, use mais de um app, mas, claro, tomando cuidado para não encher o seu celular de softwares que não dará conta de atualizar.

Você usa ou já usou algum aplicativo organizador de tarefas? Compartilhe a sua experiência nos comentários abaixo!

 

Copyright: 1032685375 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes