laco-familiar-dicas

A Importância do Vínculo Familiar Para os Seres Humanos

Por: José Roberto Marques | Blog | 15 de março de 2019

Gente precisa de gente para ser gente. Essa expressão nos mostra de forma enfática, através das repetição de palavras, que o ser humano precisa do contato com outras pessoas para desenvolver sua humanidade. Afinal, é através dessas conexões que cada um aprende a lidar com as mais diferentes situações, se sente parte de um grupo e consegue identificar e expressar as suas emoções. Por tudo isso, é fundamental falarmos sobre a importância do vínculo familiar, que é onde o indivíduo constrói suas primeiras relações e se prepara para explorar o universo e evoluir.

Qual é a Importância do Vínculo Familiar?

Você já parou para pensar que, embora cada ser humano seja completamente diferente um do outro, todos têm uma característica em comum? Sim, todos são filhos e, mesmo que, por algum motivo, não vivam ao lado de sua família biológica, precisaram de duas pessoas para estarem aqui, hoje. Através dessas informações, desenvolvi um pensamento que costumo compartilhar em meus treinamentos, livros e em artigos aqui em meu blog: sou filho, logo existo.

É dentro desse papel como filhos que nossa história de vida se inicia e, então, temos a oportunidade de começar uma trajetória de aprendizado e de desenvolvimento. O vínculo familiar é um elemento essencial dentro desse processo, pois é através dele que experimentamos a sensação de pertencimento e temos os primeiros contatos com outras pessoas, aprendendo com elas valores que levaremos para sempre.

Obviamente, manter a individualidade é importante, para que cada um reconheça sua própria essência e vontades, sem se deixar influenciar por padrões. Contudo, isso não deve ser visto como sinônimo de autossuficiência, pois, como diz a expressão com a qual iniciei este artigo, todos nós precisamos do contato com as outras pessoas para construirmos nossa humanidade e fortalecê-la através de cada experiência vivida.

7 Atitudes Para Fortalecer o Vínculo Familiar e o Sentimento de Pertencer

Agora que você já sabe um pouco mais a respeito da importância do vínculo familiar e do sentimento de pertencimento, confira dicas que irão te ajudar a mantê-lo sempre forte.

1 – Tenha Conversas Profundas Com Seus Familiares

Muitas pessoas se distanciam de seus familiares mesmo morando sob o mesmo teto que eles porque deixam de investir no diálogo. Assim, conversam apenas sobre assuntos desimportantes, como o clima, por exemplo. Para evitar que isso aconteça, procure conversar com os seus entes queridos sobre temas mais profundos, incluindo o que se passa no interior de cada um, como sonhos, medos, sentimentos. Caso sinta que eles são mais fechados, comece você a se abrir, tenho a certeza de que eles irão se transformar através do seu exemplo.

2 – Esteja Presente de Corpo e Alma ao Encontrá-los

Independente se mora ou não com os seus pais e irmãos, busque estar presente de corpo e alma ao encontrá-los, deixando o celular e outras distrações de lado. Se a intenção é fortalecer o vínculo, mantenha-se aberto para acolher o que eles dizem, ouvindo-os com toda sua atenção. Assim, conseguirá se conectar com o momento presente e passar um tempo de qualidade com seus entes queridos, aprendendo com eles e fortalecendo seu sentimento de pertencimento.

3 – Mantenha Contato Frequente

Caso não more mais com os seus familiares, lembre-se de manter contato frequente com eles, visitando-os sempre que possível. Se a distância física for longa, utilize a tecnologia para encurtá-la, fazendo ligações, chamadas de vídeo e enviando mensagens. Coloque isso como uma prioridade, para que a rotina não tire de você esses laços tão importantes. Afinal, independente se sua família é ou não biológica, ela é uma parte muito importante da sua história e que merece sua atenção e carinho.

4 – Ofereça Apoio e Peça Ajuda Quando Precisar

Os vínculos são fortalecidos no dia a dia, através da convivência, mas se tornam ainda mais sólidos nos momentos desafiadores, através da solidariedade e do apoio mútuo. Desse modo, não hesite em pedir ajuda aos seus familiares quando precisar, pois eles irão se alegrar em saber que podem contribuir contigo. Da mesma maneira, mostre-se solícito para fazer isso por eles também, pois essa troca é fantástica e dá sentido aos relacionamentos humanos.

5 – Realizem Atividades Juntos

Quando foi a última vez que você saiu para fazer um passeio com os seus familiares? Se já tem esse hábito, meus parabéns, se ainda não tem, sempre é tempo de começar. Convide seus pais e irmãos para irem ao cinema, para dar uma volta no parque, fazer uma viagem ou mesmo para um almoço especial na sua casa. Lembre-se que não importa o tipo de ocasião, nem se é um convite para um programa refinado ou simples, e sim a intenção de estar junto e compartilhar momentos com aqueles que ama.

6 – Reconheça Quando Errar e Peça Desculpas

Por mais que se esforce para manter fortes os vínculos que tem com os seus familiares, é natural que divergências aconteçam. Afinal, estamos falando de seres humanos, que são eternos aprendizes e estão sujeitos a cometerem erros. Nesse sentido, evite se culpar quando falhar com um ente querido, seja sincero com ele e demonstre o quanto se arrepende do que fez. Caso ele se mostre ressentido, dê tempo ao tempo, afinal, cada indivíduo tem a sua maneira de lidar com decepções e é importante respeitar.

7 – Seja Grato Por Sua Família

Por último, seja sempre grato pela família que tem e pela oportunidade de ter ao seu lado pessoas que te amam e que torcem pela sua felicidade. Tenha sempre em mente que nenhuma família é perfeita e que cada uma tem os seus desafios, mas o importante é que a união seja mantida, independente do que aconteça. Quando começar a sentir e expressar essa gratidão, verá o quanto sua relação com seus familiares irá mudar para melhor, pois passará a vê-los com outros olhos.

Os vínculos familiares são importantes porque eles são as raízes que nos mantêm firmes frente os desafios da vida. Por isso, cuide sempre desses laços, para que eles se mantenham cada vez mais fortes através do tempo, proporcionando a todos os envolvidos amor, segurança e aprendizado.

 

Copyright: 1310045782 – https://www.shutterstock.com/pt/g/lemanna

Deixe seu Comentário: