Todo ser humano já experimentou momentos de estresse algumas vezes na vida, algo que pode acontecer por diversos motivos, como cansaço, ansiedade ou irritação, por exemplo. Nesses casos, os exercícios de respiração para acalmar se mostram como uma ótima maneira de relaxar e, assim, evitar agir de modo intempestivo ou gerar algum problema mais grave. Continue acompanhando e saiba como tornar essa prática poderosa parte da sua rotina.

Por Que os Exercícios de Respiração Para Acalmar Funcionam?

Respirar é uma ação involuntária, ou seja, todos realizam a todo o momento e de modo automático. Entretanto, a forma com a qual se respira depende de alguns fatores, como o estado em que a pessoa se encontra. Em se tratando de ansiedade, ela faz com que o cérebro envie um sinal de alerta ao corpo, informando que precisa receber oxigênio mais rapidamente, o que torna a respiração ofegante e aumenta a pressão sanguínea.

Se o indivíduo não se tornar consciente sobre o seu estado, continuará respirando dessa maneira, o que fará com que ele fique cada vez mais estressado e ansioso. Por esse motivo, é muito importante reconhecer o poder da respiração para se acalmar, pois assim é possível recorrer aos exercícios logo no início e encontrar o equilíbrio. Essa prática é poderosa porque, além de tirar o foco do agente estressante e trazer a atenção para o momento presente, oxigena o cérebro, potencializando o efeito calmante.

5 Técnicas de Respiração Para Acalmar

Depois de saber mais a respeito da importância da respiração para acalmar, conheça cinco técnicas para usar no seu dia a dia sempre que precisar. Como não é necessário utilizar nada além de si mesmo e do oxigênio, que está em toda a parte, grande parte dos exercícios pode ser realizada a qualquer hora e lugar, fato que os torna ainda mais eficazes.

1 – Técnica de Respiração Abdominal Para Iniciantes

Também chamada de respiração diafragmática, é um dos exercícios mais simples, o que faz dele ideal para iniciantes.

  • Escolha a posição que preferir e que for mais confortável no local em que estiver, que pode ser sentado ou deitado. Feche os olhos e relaxe os ombros e os músculos do corpo.
  • Inspire de forma profunda e lenta pelo nariz. Seu abdômen deve se expandir mais do que o peito. Se desejar, coloque uma das mãos sobre ele, para sentir o movimento com mais intensidade.
  • Então, expire lentamente pela boca, sempre mantendo o maxilar relaxado.
  • Repita esses passos até que volte a se sentir calmo.

2 – Técnica de Respiração Buteyko

Criada por um médico russo, essa técnica é ótima para casos em que há hiperventilação, ou seja, o indivíduo está respirando rápido demais. Confira o passo a passo:

  • Sente-se de forma que fique confortável e inspire o ar suavemente pelo nariz.
  • Expire da mesma maneira, com calma e suavidade.
  • Imediatamente após a expiração, aperte o nariz com os dedos e segure até quando sentir uma vontade natural de respirar novamente.
  • Então, solte o nariz, expire e volte a respirar normalmente.
  • Aguarde de 30 a 60 segundos e repita até se sentir tranquilo.

3 – Técnica de Respiração 1:4:2

PSC

Essa técnica se tornou conhecida no livro “Poder Sem Limites”, de autoria do Coach mundialmente conhecido Tony Robbins. Tem esse nome porque é a fórmula usada para definir o tempo de cada ação. Veja o passo a passo com uma contagem inicial de três segundos.

  • Inspire por três segundos (x1).
  • Prenda a respiração por doze segundos (x4).
  • Expire por seis segundos (x2).

Quando estiver dominando a técnica, poderá aumentar a contagem inicial para cinco, por exemplo. A recomendação de Tony é que pessoas ansiosas repitam esse exercício três vezes ao dia.

4 – Técnica de Respiração Igual

Se está à procura de uma técnica mais simples para realizar sem a necessidade se preocupar com números, essa é a ideal. É bastante interessante para fazer antes de dormir e, assim, pegar no sono mais rapidamente.

  • Inspire devagar e de maneira firme contando até quatro.
  • Expire fazendo a mesma contagem até quatro.
  • Repita os passos até se sentir calmo e relaxado.

5 – Técnica de Respiração Alternada

Uma técnica é bastante eficaz para cessar a respiração ofegante e passar a utilizar o abdômen ao invés do peito. Consiste em cobrir uma das narinas com o dedo e alternar enquanto inspira e expira. O fato de ter que se concentrar em qual lado do nariz deve cobrir ou liberar, faz com que o cérebro deixe de focar no agente estressor, o que torna o efeito calmante ainda mais eficaz.

  • Coloque o polegar direito sobre a narina direita.
  • Inspire pela narina esquerda.
  • Coloque o dedo sobre a narina esquerda e expire pela narina direita.
  • Respire alternadamente, inspirando por uma narina e expirando por outra.

Dicas Para Fazer Exercícios de Respiração Para Acalmar

Embora cada técnica tenha suas indicações, a verdade é que, de um modo geral, todas são capazes de trazer o mesmo resultado, que é se acalmar e baixar a ansiedade. Nesse sentido, é possível recorrer a cada uma delas de acordo com as condições do ambiente. Se estiver no trabalho, por exemplo, a técnica de respiração igual talvez seja mais prática, já quando estiver em casa, poderá realizar outra mais elaborada.

Um ponto muito importante a ser considerado é que evite cobrar de si a máxima perfeição, principalmente no início. Lembre-se de que é a prática que leva à perfeição, por isso, comece aos poucos, com os exercícios mais básicos, até que se sinta confortável para realizar as técnicas mais avançadas. E, caso sua mente desvie o foco do que está fazendo, basta que a traga de volta, sem se julgar ou se sentir incapaz. Afinal, o objetivo é se acalmar e encontrar o equilíbrio e tudo que te afaste disso deve ser evitado.

Caso deseje realizar outras atividades que promovam a respiração, duas das mais eficazes são a ioga e a meditação. Essas práticas são bastante positivas para quem deseja minimizar os efeitos da ansiedade e do estresse, pois criam uma conexão poderosa entre o corpo e a mente, além de promoverem o autoconhecimento e a autoconsciência.

Gostou de conhecer mais a respeito das técnicas de respiração para acalmar? Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e ajudar mais pessoas a encontrarem o equilíbrio.

 

Copyright:  692205310 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes