conhecendo-a-si-mesmo

Conhecendo a Si Mesmo na Dinâmica de Autoconhecimento Feita em Grupo

Por: José Roberto Marques | Blog | 27 de julho de 2017

Sentir que está conhecendo a si mesmo é uma das formas de se tornar mais efetivo no seu trabalho. Por isso, uma dinâmica de autoconhecimento é sempre positiva nas empresas. Trata-se de uma forma de unir a equipe e fazer com que cada pessoa identifique seus pontos fortes e os pontos que ainda precisam ser trabalhados e melhorados.

O autoconhecimento é a descoberta de onde se deseja chegar e qual o caminho que precisará ser percorrido até lá. Neste sentido, o Coaching é um poderoso aliado dos profissionais no que tange seu aprimoramento na carreira e vida pessoal.

Conhecendo a Si Mesmo: Exemplos de Dinâmicas em Grupo

Listei abaixo duas dinâmicas de autoconhecimento para serem realizadas com a sua equipe e que são instrumentos poderosos para autorreflexão. Confira:

Dinâmica de Autoconhecimento Para Refletir Sobre o Passado, Presente e Futuro:

Um indivíduo fica realmente conhecendo a si mesmo quando sabe como se sente em relação ao passado, presente e futuro. Para essa dinâmica é recomendado um grupo, entre 5 a 15 pessoas, reunido numa sala de tamanho médio. Antes de levar as pessoas para o ambiente é necessário dividir a mesma em três espaços distintos (passado, presente e futuro) usando fita adesiva colorida no chão. Basta criar uma linha divisória deixando um espaço em que elas possam ficar.

Peça para que os participantes se posicionem no espaço do passado e, em 5 minutos, façam desenhos ou escrevam algo sobre como se sentem em relação ao passado ou sobre o que aspiravam nesse tempo. Depois, repita a dinâmica no espaço do presente e do futuro. É importante que você não explique a dinâmica antes de iniciá-la para pegar a todos de surpresa e extrair deles o máximo de sinceridade.

Por fim, peça que comparem as mensagens dos três espaços, avaliando como podem fazer com que os sonhos do passado se tornem ações no presente que se refletirão em resultados positivos no futuro. Profundo e poderoso, não é mesmo?

Dinâmica de Autoconhecimento Com Figuras

Um grupo de 5 a 15 pessoas deve ser reunido numa sala para escrever um breve relato sobre a sua família, algo em torno de 15 linhas. Na sequência, devem ser espalhadas pela sala figuras diversas (de pessoas, animais, cidades, silhuetas, entre outras, cortadas de revistas, jornais ou impressas da internet) para que os participantes escolham a que melhor reflete o seu relato.

Após todos terem feito a escolha, dê um tempo de 5 minutos para cada indivíduo falar sobre o relato escrito e porque escolheu aquela imagem. É importante que a pessoa deixe claro porque aquela figura tem relação com a sua vida. A exposição de parte de sua história pessoal e a representação figurativa tem grande poder de promover o autoconhecimento e de aproximar as pessoas.

Você já participou de uma dinâmica de autoconhecimento ou alguma atividade parecida? Deseja saber como o processo de Coaching pode ajudar neste processo? Tem alguma experiência interessante para dividir? Então comente abaixo e lembre-se que conhecer a si mesmo é o caminho para ser um profissional mais completo e feliz com sua trajetória e resultados.

Deixe seu Comentário: