Respeitar as Diferenças: atitude que faz bem a toda empresa

Por: José Roberto Marques | Blog | 12 de janeiro de 2017
Equipe sorrindo feliz, com profissionais dando as mãos mostrando como respeitar às diferenças é importante

Mangostar/Shutterstock Respeitar as diferenças é muito importante para uma convivência harmoniosa dentro da empresa

Eu, você, todos nós temos nossa forma de ser, pensar e agir e, é por isso mesmo, que respeitar as diferenças é fundamental para uma boa convivência tanto dentro como fora do ambiente de trabalho. No dia a dia de uma empresa esta ideia deve ser ainda mais aprimorada, afinal, este é um local onde pessoas com as mais diferentes origens, formações e orientações precisam coexistir.

Quando um líder ou colaborador tem atitudes preconceituosas e discrimina seu liderado ou seu colega, por exemplo, isso é um claro sinal de que não conseguem conviver com as diferenças e respeitá-las. Quando isso não é combatido e a falta de respeito predomina no ambiente de trabalho, estas atitudes negativas acabam por prejudicar o profissional atingindo pelas discriminações e podem até mesmo comprometer sua produtividade e carreira.

“Respeito é bom e todo mundo gosta!”

Seja pelo modo de se vestir, falar, de praticar sua espiritualidade, pela cor de sua pele, origem social ou forma de se relacionar afetivamente com seu parceiro ou parceira, todos devem ser respeitados e tratados de forma igual. Portanto, o espaço de trabalho deve ser um ambiente onde todos os colaboradores tenham as mesmas chances e de forma alguma sejam expostos, constrangidos ou humilhados por ninguém.

Pode parecer que o que estou falando não seja lá uma novidade, mas acredite, ainda existem muitas empresas que simplesmente ignoram a importância de respeitar a diversidade e que tratam de maneira preconceituosa os profissionais que consideram diferentes fora de seus padrões. Não por acaso, todos os anos a Justiça do Trabalho recebe inúmeras queixas de funcionários que se sentiram descriminados por seus empregadores.

Respeitar as diferenças – faça valer esta ideia!

Em minha empresa, por exemplo, tratamos com humanidade e imparcialidade nossos funcionários desde o momento da contratação, não discriminando sua origem, sua cor, religião ou orientação sexual. O que importa para nós são os conhecimentos, competências técnicas e comportamentais, suas experiências, motivação e sua vontade de fazer diferente e contribuir com o que sabe.

Uma organização que tem esta mesma cultura e que respeita as diferenças e defende esta mentalidade junto aos seus profissionais, também é aquele que tem um ambiente de trabalho muito mais harmônico, respeitoso e com mais qualidade.

Em decorrência desta atitude, suas equipes conseguem se integrar de maneira muito mais positiva, sem rixas, perseguições e discriminações entre colegas e agir de forma sinérgica para unir seus conhecimentos e forças e fomentar grandes resultados. Lembre-se disso, promova sempre o respeito às diferenças!

Deixe seu Comentário: