respeito

Qual é a importância do respeito?

Por: José Roberto Marques | Blog | 05 de junho de 2020

Respeito, uma palavra que é citada frequentemente, mas que, ironicamente, anda em falta na sociedade. Respeitar as pessoas, independentemente da cor de sua pele, sua religião, orientação sexual, posição política, profissão ou classe social, é fundamental para construir um mundo mais justo para todos.

Entenda por que o respeito é importante

De acordo com o dicionário, a palavra respeito significa o valor que evita que se aja de modo mesquinho, perigoso ou condenável em relação a uma pessoa. É um conceito que se aplica a todos os contextos, casa, trabalho, vizinhança, sociedade, afinal de contas, estamos o tempo todo convivendo com outros indivíduos e apenas com respeito é possível que isso aconteça de modo pacífico.

Agredir, caçoar, furtar, espalhar inverdades, expor, são exemplos de ações desrespeitosas cometidas sem qualquer empatia contra alguém. Se o respeito fosse um valor realmente considerado por todos, esse tipo de atitude não aconteceria, simplesmente porque um se colocaria no lugar do outro antes de agir e fazer algo de ruim a alguém.

Contudo, não é porque o desrespeito ainda acontece que devemos desanimar. Como bem disse Gandhi, devemos ser a mudança que desejamos ver no mundo. Dessa maneira, procure fazer a sua parte e ter respeito por todos ao seu redor. A empatia pode ser a sua melhor conselheira para isso: sempre que for ter alguma atitude que irá impactar outra pessoa, se questione se gostaria que fizessem o mesmo contigo, se a resposta for “não”, recue, se for “sim”, siga em frente.

É muito fácil cobrar respeito dos outros quando não se respeita ninguém. Por isso, em vez de esperar que o mundo se transforme em um lugar melhor, faça a sua parte, plante a semente do respeito no coração das pessoas. Através do seu exemplo poderá inspirá-las a também passarem o respeito adiante.

Como você se encontra em relação aos seus sentimentos?
Tenha uma vida e relacionamentos mais leves e felizes!
Mude sua vida em 21 dias com o Detox da Mente! Clique aqui!

10 Formas de demonstrar respeito pelos outros

Existem muitas maneiras de demonstrar respeito pelos outros, veja, a seguir, dez ideias para fazer isso e plantar essa semente por onde passar.

1 – Sendo uma pessoa honesta

De nada adianta ser respeitoso na frente de uma pessoa se quando ela se ausenta você faz algo que possa prejudicá-la. Por essa razão, a honestidade é muito importante, através dela você demonstra que respeita o outro e seus direitos. Buscar obter algum tipo de vantagem quando o preço disso é prejudicar alguém é uma grande demonstração de desrespeito.

2 – Cumprindo as promessas que fizer

Respeitar envolve também não prometer coisas que não possa cumprir, de modo a não iludir outra pessoa. Antes de fazer algum tipo de promessa, reflita se poderá realizar mesmo aquilo. Se, mesmo tomando todo o cuidado, acontecer de não poder cumprir algo que pensou que conseguiria, faça o que estiver ao seu alcance para consertar a situação e mostrar que não era essa a sua intenção.

Você é feliz?

3 – Ouvindo as pessoas com atenção

Deixar uma pessoa falando sozinha, sem realmente acolher o que ela diz, também é uma forma de desrespeito. Por isso, sempre que estiver falando com alguém, ouça com atenção, acolha aquelas palavras e compreenda o que está sendo dito. O mesmo vale para outras situações, como aulas e palestras, por exemplo, em que um profissional está ali, dedicando o seu tempo para transmitir conhecimento aos demais.

4 – Respeitando quem pensa e age de forma diferente de você

Respeitar aqueles que pensam igual a você é fácil, afinal, concorda com grande parte do que dizem. Contudo, é importante respeitar também aqueles que pensam diferente e fizeram escolhas de vida diferentes das suas. Lembrando que ninguém é obrigado a concordar com o outro, já o respeito é uma obrigação e essencial para uma convivência harmoniosa em sociedade.

5 – Conhecendo os limites dos seus direitos

Existe um ditado popular que diz que o seu direito termina quando começa o dos outros. Estar consciente disso é muito importante para ser respeitoso com as pessoas ao seu redor. Observe um exemplo bastante simples: você tem todo o direito de receber quem quiser em sua casa e no horário que bem entender, mas deve cuidar para que não façam barulho e invadam o direito dos vizinhos ao sossego.

6 – Pedindo desculpas quando errar

Mesmo que se dedique a respeitar todos, pode acontecer de ter um deslize e cometer um erro, afinal, é um ser humano que é falho por natureza. Nesse caso, reconheça que falhou e tenha a humildade de pedir desculpas. Se tiver algo que possa fazer para consertar a situação, faça. Caso a outra parte ainda se mostre magoada, respeite o espaço dela.

7 – Confiando nas pessoas

Desconfiar de pessoas que não lhe deram qualquer motivo para isso também é uma forma de desrespeito, principalmente se essa desconfiança for motivada por opiniões concebidas sem conhecimento. Ao dar um voto de confiança a um indivíduo, está demonstrando que o respeita e acredita em seu caráter.

8 – Evitando julgar uma pessoa por suas características físicas

Julgar as pessoas por suas características físicas é algo extremamente desrespeitoso que que pode ser considerado crime, dependendo da situação. Por isso, essa é uma atitude deve ser totalmente evitada, mesmo que a pessoa não vá ouvir os comentários feitos.

9 – Tratando a todos com igualdade e gentileza

Se um indivíduo trata com respeito apenas o diretor de uma empresa e menospreza a pessoa responsável pela limpeza, por exemplo, não pode ser considerado respeitoso. Afinal de contas, essa é uma qualidade daqueles que tratam a todos igualmente, independentemente do que possam lhe oferecer.

10 – Preferindo sempre o diálogo no lugar da discussão

Por fim, sempre que tiver uma divergência com alguém, prefira resolver através do diálogo. Com calma, os dois lados poderão expor seu ponto de vista e, assim, chegarem a um meio termo que fique bom para ambos. Sem respeito, nenhuma conversa pode ter um resultado positivo.

O respeito é uma via de mão dupla, se você deseja que te respeitem, precisa respeitar também e passar esse exemplo adiante. Por mais que já tenha esse como um valor em sua vida, sempre é tempo de repensar atitudes e evoluir.

Se este conteúdo fez sentido para você, passe-o adiante através de suas redes sociais!

Fontes:

www.goodchoicesgoodlife.org/choices-for-young-people/r-e-s-p-e-c-t/

 

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: