ambiente-trabalho-dicas

Dicas Para Acabar Com um Ambiente de Trabalho Ruim

Por: José Roberto Marques | Blog | 27 de setembro de 2018

Grande parte das pessoas passa um terço do seu dia no trabalho e, por esse motivo, é importante buscar construir um ambiente agradável, onde todos possam agir de maneira colaborativa e amistosa. Se você está passando por uma situação delicada e acha o seu ambiente de trabalho ruim, saiba que existem formas de contornar os problemas e incentivar os seus colegas a conviverem em harmonia. Afinal, como bem disse Gandhi, seja você a mudança que procura, porque, através das sementes que você plantar, lindos frutos poderão nascer.

O Que Torna um Ambiente de Trabalho Ruim?

Em primeiro lugar, é importante falar sobre o que torna um ambiente de trabalho ruim. Então, confira, a seguir, os principais elementos que podem comprometer a harmonia de uma equipe e identifique se isso ocorre na empresa da qual faz parte.

Competição: os funcionários de uma organização fazem parte de um time, pois trabalham com um mesmo objetivo, que é o de fazer a empresa alcançar as suas metas e se desenvolver. Portanto, o excesso de competitividade entre os colegas é ruim, porque os afasta ao invés de aproximá-los.

Fofoca: outro tipo de situação que também afasta as pessoas é a fofoca, que não é positiva nem na vida pessoal e muito menos no trabalho. Fazer comentários maldosos sobre terceiros, além de ser de gesto mal educado, faz com que se perca um tempo precioso, que poderia ser utilizado para realizar coisas positivas e agregadoras.

Privilégios Apenas Para Alguns: um ambiente de trabalho equilibrado é aquele em que há igualdade. Assim, se apenas alguns funcionários têm privilégios, enquanto os outros são esquecidos pelos gestores, o clima de desunião tende a tomar conta de todos.

Comunicação Ineficaz: a comunicação é o principal elemento para promover o entendimento entre as pessoas. Desse modo, quando ocorre de forma ineficaz dentro de uma empresa, tende a comprometer a união entre colegas de trabalho, gestores e supervisores.

Desrespeito: o respeito é essencial em qualquer tipo de relacionamento humano, pois, quando ele não se faz presente, o ambiente tende a se tornar hostil. Em se tratando de uma organização, isso pode prejudicar o desenvolvimento e o empenho de todos os profissionais envolvidos.

7 Dicas de Como Contribuir Com a Melhora de um Ambiente de Trabalho Ruim

Talvez, após ler a respeito dos principais motivos que tornam um ambiente de trabalho ruim, esteja pensando que não tem o poder de mudar o comportamento do outro. De certa forma, realmente não é possível apenas ordenar que uma pessoa se transforme, contudo, você pode começar fazendo a sua parte e, assim, através do exemplo, plantar sementes positivas no coração daqueles que convivem contigo.

Aproveite e confira sete maneiras de como contribuir com a construção de um ambiente de trabalho mais positivo e justo para todos.

1 – Adote uma Postura Positiva

Uma das melhores maneiras de contribuir com a melhora de um ambiente é adotando uma postura genuinamente positiva. E isso começa logo quando você acorda, ao invés de se lamentar de ter que ir para o trabalho e enfrentar tantos obstáculos, prefira agradecer pela oportunidade de dar o seu melhor mais um dia. Lembre-se que é dentro de você que as mudanças começam, portanto, permita que essa semente do bem germine em seu coração.

2 – Realize Pequenos Atos de Gentileza

Sabe aquela máxima que diz que gentileza gera gentileza? Ela é real, experimente ser gentil com os seus colegas de trabalho e perceba como a atitude deles em relação a você irá mudar. Contudo, é necessário que aja dessa maneira sem esperar nada em troca e sim porque acredita ser o melhor a fazer. Então, todos os frutos que nascerem através das sementes que você plantou se tornarão gratas surpresas.

3 – Evite Levar Tudo Para o Pessoal

Um ponto a ser considerado é que nem sempre uma atitude negativa direcionada a você foi motivada por algo pessoal. Portanto, antes de se chatear com um colega que te tratou de forma indelicada, pense se ele pode estar passando por um momento complicado em sua vida ou tem algum problema de ordem emocional. Assim, esse tipo de atitude deixará de te afetar e evitará desperdiçar suas energias se preocupando com coisas insignificantes.

4 – Seja Grato Pelas Coisas Boas

Apesar de o ambiente de trabalho ter uma grande influência sobre o bem-estar dos profissionais, está em suas mãos decidir sobre que tipo de situação dará maior destaque, se para as coisas boas e ruins. Se a sua intenção é contribuir com um ambiente melhor para todos, prefira valorizar o que é bom e te fizer feliz. Direcione os seus agradecimentos a um ser divino, ao universo ou ao que fizer sentido para você e verá o quanto sua visão irá se transformar.

5 – Ofereça Ajuda aos Colegas

Para incentivar o trabalho colaborativo entre todos, é interessante que se mostre solícito aos seus colegas. Assim sendo, sempre que perceber que alguém está sobrecarregado e puder ajudar, ajude. É dessa maneira, através de pequenos gestos, que irá mostrar a todos os quanto é importante se unir, afinal todos têm um objetivo em comum, que é o sucesso e o desenvolvimento da companhia em que trabalham.

6 – Preze Pela Boa Comunicação

Como disse anteriormente, a comunicação é um elemento indispensável em qualquer tipo de relacionamento, incluindo o profissional. Então, ao perceber que o diálogo no seu ambiente de trabalho é ineficaz, comece fazendo a sua parte, prezando pela boa comunicação entre todos, se expressando com clareza e se questionando quando surgirem dúvidas.

7 – Converse Com os Responsáveis Pela Empresa

Por fim, caso perceba que o ambiente de trabalho está prejudicando o seu bem-estar e a sua produtividade, e sua mudança de comportamento não estiver sendo o suficiente, converse com os responsáveis pela empresa, como o seu supervisor ou alguém do setor de recursos humanos. Isso é fundamental, principalmente em casos de assédio moral e bullying, pois você não deve sofrer sozinho. O mesmo vale quando presenciar esse tipo de ofensa sendo direcionada a outros colegas, pois não basta ser contra essas atitudes, é preciso combatê-las.

Espero que este artigo tenha te inspirado a contribuir com a construção de um ambiente positivo e harmonioso para todos. Afinal, se sentir bem no seu local de trabalho é essencial para que consiga se desenvolver e se tornar um profissional cada vez mais produtivo.

 

Copyright: 265217333 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pressmaster

Deixe seu Comentário: