Quando o assunto é sono, há diversas pesquisas que visam apontar a quantidade ideal de horas que um indivíduo deve dormir para acordar bem. Porém, a verdade é que cada pessoa tem seu próprio relógio biológico e, consequentemente, o seu tempo ideal de sono. Para alguns, descansar por volta de cinco horas diárias pode ser o suficiente, enquanto que, para outros, dormir menos de oito horas tem um efeito devastador na sua concentração e ânimo.

Por tudo isso, se observar a entender as necessidades do seu corpo é muito importante, para que consiga ter o repouso que precisa para acordar revigorado e cheio de energia na manhã seguinte. Continue acompanhando e confira dicas fantásticas que te ajudarão nessa missão.

Quantas horas de sono você tem por noite?

A maior parte das pessoas somente tem a sensação de completo descanso após um tempo entre sete e oito horas e meia dormindo. Dessa forma, o padrão de indicação de oito horas de sono é apenas uma média. Porém, a ciência reconhece que alguns indivíduos demandam mais ou menos tempo. Para se ter uma ideia, existem pessoas que precisam dormir por volta de doze horas por dia.

Então, quando pergunto quantas horas você dorme, estou questionando se o seu período de sono é suficiente para te oferecer um dia de plena concentração e realização das tarefas relevantes e não para que veja quanto falta para que atinja um padrão. Quem dorme menos do que precisa continuamente pode perder reflexos, a velocidade para reagir a estímulos externos e a capacidade de interpretar textos. O estado de sonolência pode ser comparado ao de se estar sob efeito de bebidas alcoólicas.

7 Dicas para melhorar o seu sono e ter mais energia no dia a dia

Os sinais de que você não está dormindo o suficiente e/ou bem, incluem a sensação de frequente falta de energia, perda de memória, incapacidade de concentração, entre outros. Hoje em dia, até crianças estão sofrendo de insônia e baixa qualidade de sono, que é o que ocorre quando você acorda várias vezes durante o período de descanso, não entrando no sono profundo recuperador.

Mas o que fazer para mudar esse quadro? A seguir, você poderá conferir as sete dicas que listei de como melhorar o seu sono que vão se refletir no ganho de mais energia e qualidade de vida.

1 – Invista em um bom colchão

PSC

Conforto é fundamental para uma boa noite de sono, dessa maneira, verifique como está a situação do seu colchão. Caso ele tenha mais de uma década, saiba que chegou a hora de trocar, porque os materiais dos quais são feitos têm um tempo para começarem a se desgastar e deixarem de ser confortáveis. Algumas pessoas acordam extremamente doloridas e o motivo pode ser um colchão desnivelado ou inadequado para alguma condição física. Em caso de dúvida, consulte um ortopedista para saber como está a saúde da sua coluna e descobrir qual o melhor tipo de colchão para você.

2 – Evite barulhos

No momento em que estiver se preparando para dormir, certifique-se de ter deixado todos os aparelhos e demais fontes de barulho no silencioso, pois, enquanto tiver ruído, será difícil dormir bem. Quem mora com mais pessoas e não tem como desligar totalmente os ruídos, é recomendado o uso de tampões, que são facilmente encontrados em farmácias. Seu cérebro precisa de descanso e ser estimulado por sons externos não ajuda em nada.

3 – Evite utilizar o celular antes de dormir

Sei que praticamente todo mundo dá aquela conferida no seu smartphone antes de dormir, porém, ficar olhando para uma tela iluminada por luz branca não deixa seu cérebro descansar. Outros aparelhos, como tablets e notebooks, causam o mesmo efeito de acordar os seus sentidos em um momento em que você deveria se desligar. Portanto, programe-se para checar os seus e-mails e mensagens mais cedo, antes de dormir prefira uma atividade que exija menos da sua visão, como a leitura, por exemplo.

4 – Esfrie seu quarto

Parece estranho sugerir que esfrie o quarto para que durma melhor. Mas a realidade é que o ideal é dormir em uma cama quentinha dentro de um ambiente frio. A temperatura considerada como a mais indicada para uma noite tranquila é de 20°C ou menos. Assim, a sua cama vai se tornar automaticamente mais convidativa.

5 – Tome um banho quente antes de dormir

Além do banho quente relaxar o seu corpo, vai criar uma variação de temperatura, pois você sairá do quentinho para o mais frio, de maneira que vai tornar mais propícia a chegada da sonolência. A grande barreira para que as pessoas consigam dormir com facilidade é que, normalmente, estão bastante agitadas à noite, então, quebrar essa animação involuntária é um segredo para cair nos braços de Morfeu com facilidade.

6 – Estabeleça um ritual antes de dormir

Uma dica essencial para quem passa o dia todo muito agitado é, antes de deitar, reduzir o seu ritmo para se adequar ao início do processo de sono. Esse ritual pode ser tomar uma xícara de chá (desde que não contenha cafeína), ler um livro ou até mesmo passar seus cremes de cuidado com a pele. O mais relevante é que seja uma atividade tranquila e que reduza o seu estado de alerta.

7 – Evite cafeína à noite

Você é adepto de tomar aquele cafezinho antes de dormir? Saiba que isso não contribui em nada para a qualidade do seu sono, ao contrário, deixa o seu organismo em um estado muito agitado para dormir, mas sem deixar de estar cansado. Basicamente, pode ser o motivo de você ficar rolando de um lado para o outro na cama antes cair no sono. A recomendação é evitar a cafeína entre quatro e cinco horas antes de se deitar. Quanto mais cedo deixar o café e outros produtos com essa substância de lado, melhor!

Gostou dessas dicas para melhorar a qualidade do seu sono? Tem alguma outra sugestão de como adormecer com mais facilidade e ter noites verdadeiramente revigorantes? Deixe o seu comentário falando a respeito abaixo!

 

Copyright: https://pixabay.com/pt/