A música é uma arte extraordinária que pode nos acompanhar em diversas fases e momentos da vida. Você sabia que, assim como há canções que nos deixam alegres e nos fazem relembrar de momentos especiais, existem tipos de música para concentração no trabalho e estudos? Então, se deseja manter o foco ao realizar esse tipo de atividade, confira sugestões que vão te ajudar a criar uma playlist poderosa.

Tipos de Sons e Música Para Concentração no Trabalho

Muitos acreditam que o silêncio seja a melhor opção para se concentrar. De certo modo, essa afirmação pode até fazer sentido, entretanto, grande parte das pessoas precisa se adaptar para manter o foco em meio a ambientes agitados e cheios de ruídos nas empresas em que trabalham. Dessa maneira, recorrer ao fone de ouvido tocando uma música agradável se mostra como uma ótima alternativa para se manter concentrado mesmo em meio ao caos. Além disso, existem sons capazes de estimular o cérebro e, assim, manter sua atenção direcionada a algo específico.

Antes de compartilhar a lista com as dez músicas para melhorar a concentração no trabalho, falarei a respeito dos tipos de canções e sons que podem cumprir essa missão com maestria. Assim, você poderá aumentar o seu repertório para criar playlists poderosas que irão te ajudar a manter o foco.

Músicas de Meditação: meditação envolve concentração e, por isso, as músicas utilizadas para a prática também podem ser bastante eficazes para os momentos em que se deseja manter o foco.

Música Clássica e Instrumental: pesquisas que relacionam os sons e a concentração constataram que ouvir música clássica e instrumental é capaz de impulsionar a memória e a capacidade de aprendizado, fatores que certamente irão impactar de forma positiva no trabalho e estudos.

Sons da Natureza: mesmo que não sejam canções propriamente ditas, certos sons da natureza são tão agradáveis que soam como música para os nossos ouvidos. Como relaxam, impedem que o trabalho se torne estressante e cansativo, por isso são capazes de aumentar o foco.

PSC

Sons Binaurais: são sons que possuem frequências que são ouvidas de formas ligeiramente diferentes pelo ouvido esquerdo e direito. Assim, o cérebro é estimulado a detectar a variação entre essas duas batidas, criando a sua própria frequência e entrando em um estado de concentração.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante
desenvolvimento!Clique aqui e descubra como isso
é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

10 Músicas Para Ouvir no Trabalho e Manter a Concentração

Depois de conhecer alguns tipos de sons e canções que impulsionam a concentração, confira uma lista com dez músicas para ouvir e manter o foco enquanto trabalha.

1 – Sinfonia n° 40 – Mozart

Como citei anteriormente, a música clássica é bastante eficaz quando a intenção é se concentrar. Além disso, certamente você irá se sentir muito bem ao ouvir esta verdadeira obra prima criada por Mozart, o que irá impactar positivamente no seu trabalho ou em qualquer outra atividade que for realizar.

2 – Begin Again – The Piano Guys

A segunda sugestão é uma versão instrumental de uma canção bastante conhecida da cantora Taylor Swift. Os sons do piano, juntamente com o violoncelo, irão te relaxar e, ao mesmo tempo, ajudar a manter a sua atenção no que estiver fazendo.

3 – All Blues – Miles Davis

Por falar em música instrumental, não podia deixar de citar o artista conhecido como um dos músicos mais influentes do século XX: Miles Davis. A combinação musical poderosa formada através dos sons do trompete, saxofone, piano, acompanhados de uma batida suave, irá ajudar a manter a sua concentração enquanto desfruta de música da mais alta qualidade.

4 – The Rain Song – Led Zeppelin

Os fãs de rock também têm uma opção para ouvirem nos momentos em que for necessário se concentrar no trabalho. Esta música, que em português se chama “A Canção da Chuva”, é tão relaxante quando ouvir gotas de água caindo. A melodia produzida pela guitarra é realmente incrível.

5 – Intro – The xx

Esta música se tornou bastante conhecida em todo o mundo, tendo sido usada como trilha de novela e outros programas de TV. A mistura de sons instrumentais e eletrônicos, com vozes discretas ao fundo em alguns trechos, resultou em um som suave e, ao mesmo tempo, marcante.

6 – May It Be – Enya

A cantora Enya é conhecida mundialmente por sua voz suave. Certamente várias, se não todas, as suas canções são ótimas para fazer parte de uma playlist específica para momentos de concentração. Para fazer parte desta lista, escolhi uma composição de grande sucesso que fez parte da trilha sonora do filme “O Senhor dos Anéis”.

7 – Viva La Vida – 2Cellos

Outra versão de música tocada no violoncelo, trata-se de uma nova roupagem dada à famosa canção da banda britânica Coldplay. Os músicos Luka Šulić e Stjepan Hauser, que formam a dupla 2Cellos, criaram um som extraordinário e que, certamente, irá agradar aos seus ouvidos.

8 – Sadness and Sorrow – Taylor Davis

Para quem gosta de um som um pouco mais suave, o violino se mostra como uma ótima opção de estilo instrumental. Nesta canção, a violinista norte americana Taylor Davis traz uma melodia delicada, com algumas nuances marcantes, resultando em uma ótima opção para se ouvir no trabalho e manter o foco.

9 – Rolling in the Deep – Simply Three

O Simply Three é um trio de músicos que também utiliza o violino e violoncelo para criar novas versões de canções já conhecidas, como é o caso dessa, que faz parte do repertório da cantora Adele. Ouça e desfrute de música instrumental da melhor qualidade.

10 – Youth – Daughter

Para encerrar essa lista, separei uma canção da banda inglesa Daughter. Os sons da guitarra e da bateria, juntamente com a voz suave da vocalista, dão origem a uma música muito agradável de se ouvir.

Essas foram as minhas dez sugestões de músicas para melhorar a concentração no trabalho. Vale lembrar que é muito importante se atentar a alguns detalhes, como, por exemplo, manter um volume baixo, para que o efeito seja realmente o que deseja. Além disso, use sempre fones de ouvido para não incomodar os colegas, pois respeitar o espaço do outro é fundamental.

Você costuma ouvir música enquanto trabalha? Existe alguma canção que te ajuda a manter o foco que não foi citada na lista? Deixe a sua contribuição abaixo, pois assim podemos cocriar uma trilha sonora poderosa com mais opções para ouvir e manter a concentração.

 

Copyright: 252009061 – https://www.shutterstock.com/pt/g/4774344sean