Verdadeiramente eu acredito no poder de abrir e fechar portas, encerrar e começar novos ciclos, pois a todo o momento temos essa oportunidade de nos renovarmos. Precisamos de uma dose a mais de coragem para aceitar o fim de uma estrada e a abertura de um novo caminho. É nesse momento que devemos tomar posse novamente da nossa bússola interior e assumir uma nova direção.

Siga a leitura para fazer essa reflexão comigo a respeito do encerramento e início de novos ciclos em nossas vidas e de como essas experiências são significativas.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Encerrando ciclos e abrindo as portas para o novo

Encerramos e abrimos novos ciclos todos os dias, a cada segundo, minuto, hora.  Talvez, esse seja o maior motivo de, muitas vezes, não assumirmos com maturidade e clareza o ponto final que colocamos na etapa que chegou ao fim, da situação que consideramos a mais importante no momento presente, mas que precisa ser encerrada.

A morte de alguém querido, o fim de um vínculo importante, um hábito, mudar de casa, ir estudar em outro país… A cada ciclo que se fecha há um ensinamento, uma lição. Quantas vezes na vida é preciso fechar a porta, entregar a chave ao porteiro, se despedir e ir embora? O segredo está na experiência do desprendimento sem culpa, sabendo que tudo que tinha que acontecer, aconteceu da melhor forma e no tempo certo, e que pode ser diferente a partir do momento em que se virar a página e se iniciar outro capítulo.

Permita que o passado passe: só vale a pena olhar para traz se for para lembrar o quanto evoluiu e para reafirmar a lição que uma experiência vivida trouxe. É como dizer “Somos a consequência do que pensamos”, frase sabiamente dita por Buda. Afinal, somos consequência do que pensamos sobre nós, sobre a nossa história e a história do outro também.

Metáfora da árvore: uma importante reflexão

PSC

Imagine que está em um jardim onde há uma bela árvore, grande, robusta, cheia de folhagens. Vem o jardineiro, com suas ferramentas e corta partes dessa árvore. À primeira vista, é um absurdo, como uma árvore tão linda pode ser cortada?

Mas é nessa hora vemos a sabedoria do jardineiro, ele sabe que se árvore não for podada, ela começa a secar, não vai ter ordem no jeito de crescer. A tesoura ordena a árvore para que ela cresça do jeito certo, e o fechamento de ciclos ordena a nossa existência, basta observar a lógica do jardim, e podemos aplicar em nossa vida.

Do mesmo modo, se algo não faz mais sentido em sua vida, desprenda-se, liberte-se, deixe ir. Assuma o tempo presente com toda a sua inteligência e potencial, porque a energia brota quando não há galhos desnecessários exercendo um peso que não precisaria ser suportado.

Encerrar ciclos significa uma oportunidade de crescimento, assim como uma árvore que precisa ser podada para não enfraquecer. Ter muitos galhos não significa vitalidade, da mesma maneira acontece com a vida, não é a quantidade de pessoas e coisas que fazem a diferença, e sim quem são essas pessoas e quais são essas coisas. Se elas te impedem ou não de ir para o próximo nível, desprenda-se delas e siga seu caminho.

Iniciando novos ciclos

A reorientação da bússola interior é o cuidado em observar e perceber quando a direção já não é a mesma que antes. E, quando a realidade vem e lhe podar sem ao menos lhe perguntar se quer ou não, o que vale é ressignificar os fatos. O cuidado consiste em fechar e abrir portas no momento que acredita que seja o certo, porque seu jeito é o jeito certo.

Comece a experimentar as coisas que não são tão fáceis para você, faça questão de abrir novas portas, e faça questão de fechar velhas portas, aquelas que já não fazem mais sentido. Permita-se experimentar o que não é simples, o que ainda não te deixa ir além, e te impede de começar a escrever o próximo capítulo.

No nosso interior há sempre reservas desconhecidas, de amor, de coragem, de determinação, de honestidade, de otimismo, de veracidade. Conecte-se com você mesmo, encontre as suas verdades, descubra quais são seus galhos e dê nomes a eles, se for necessário, corte-os, e permaneça apenas com aqueles que vão permitir ordenar a sua história.

Não podemos ser somente uma árvore que vai ficando grande, os nossos galhos precisam evoluir de forma equivalente aos nossos desejos mais profundos, com raízes firmes. Movimente a sua existência interna e externa, una suas partes, busque estar em contato com o seu melhor e ir em direção à sua felicidade.

Seja a sua melhor versão em cada fase da sua vida, não se acostume a um lugar que talvez não deva estar, encerre ciclos, feche a porta e celebre a cada tomada de decisão, mas, principalmente, abra portais que poderão transformar sua história e brinde novamente. Viva! Isso é maravilhoso!

Conquiste prosperidade para sua vida. Quer descobrir como? Assista meu vídeo.

5 Dicas para encerrar ciclos e começar outros

A vida é isso, um eterno começo e fim de ciclos. Contudo, sabemos que nem sempre iniciar ou encerrar algo é simples, muitas vezes requer esforço, desprendimento, coragem. Veja, a seguir, algumas dicas que te ajudarão a viver o melhor que essas experiências podem oferecer.

1 – Saiba o que deseja para sua vida

Antes de qualquer coisa, é preciso que saiba exatamente o que deseja para a sua vida. Assim, evitará se apegar ao que não contribui para a sua satisfação apenas por costume ou comodismo. E isso é algo a ser conquistado através do autoconhecimento, do acolhimento interno, da observação. Quanto mais se conhecer, mais livre irá se tornar para desapegar de tudo o que não faz mais sentido para abraçar o novo.

2 – Entenda que tudo tem seu bônus e seu ônus

Toda escolha traz uma renúncia, isso faz parte da vida e precisamos nos acostumar. Cabe a cada um de nós considerar os dois lados e colocar na balança, para saber qual pesa mais. A escolha de construir uma família e ter filhos, por exemplo, envolve renunciar de certas coisas, afinal, haverá um outro ser humano que dependerá dos seus cuidados por vários anos.

Por isso, é necessário fazer essa reflexão, para entender qual lado é mais importante para você. Ainda de acordo com o exemplo, é preciso pensar se valoriza mais a sua liberdade ou se realmente quer construir uma família. Lembrando que não existe escolha certa ou errada e sim aquela que é certa para você, de acordo com os seus anseios.

3 – Desfrute do momento presente ao máximo

Uma ótima forma de sofrer menos com o encerramento de ciclos é vivendo cada etapa ao máximo. Assim, quando chegar ao fim não terá aquela sensação de que não desfrutou o quanto deveria. É claro que continuará sendo doloroso, mas será uma dor diferente, marcada por uma saudade natural que virá acompanhada de gratidão.

4 – Tenha coragem de enfrentar o novo

O novo muitas vezes se mostra assustador, afinal, representa o desconhecido, um território nunca antes explorado. Contudo, pode nos apresentar um mundo fantástico com a oportunidade de descobrirmos novas paixões e, até mesmo, nos redescobrirmos. Jamais deixe que o medo te impeça de fazer ou conhecer coisas novas, se permita tentar, ousar, ir além.

5 – Aprenda com cada experiência

Cada experiência, seja ela de início ou encerramento de ciclo, traz lições poderosas sobre a vida, fortalece nossa autoconfiança, nos leva a nos conhecermos melhor. Sendo assim, procure aprender ao máximo com essas lições, olhando para elas de forma objetiva, sem se deixar levar por pensamentos limitantes, como a culpa. Tenha sempre em mente que o passado não pode mais ser alterado, então, o melhor que pode fazer é aprender com ele para fazer diferente em uma próxima oportunidade.

Se este conteúdo agregou de alguma maneira para você, comente abaixo e aproveite para compartilhar em suas redes sociais para levar a reflexão adiante!