Assim como nenhuma fruta nasce madura, os seres humanos também precisam de um tempo para amadurecerem. No caso das frutas, a maturidade varia conforme sua espécie e características, já em relação às pessoas, a variação se dá de acordo com as experiências vividas, a trajetória de cada um. Nesse sentido, quanto mais se experiencia situações desafiadoras, que exigem que o indivíduo saia da zona de conforto, mais maduro e pronto para a vida ele se torna.

Torne a melhor versão de si mesmo com ajuda do Coaching!
Clique e acesse um presente maravilhoso que preparei para você!

Principais Benefícios da Maturidade Para uma Vida Mais Equilibrada

Quando não se tem maturidade, não há a consciência em relação à diversas questões, como, por exemplo, o fato de que o universo não gira em torno de você. Ao tornar-se maduro e entender verdadeiramente o seu papel no mundo, conseguirá enxergar as coisas de forma mais leve e equilibrada, o que certamente irá impactar positivamente em todas as áreas da sua vida. Confira, a seguir, os principais benefícios que a maturidade pode te proporcionar.
Autoconhecimento: um dos principais benefícios que a maturidade traz é o autoconhecimento, que é adquirido através das experiências, com destaque para as mais desafiadoras. Assim, através dele, todos os outros benefícios que você verá em seguida tornam-se possíveis.
Amor-próprio: ao amadurecer e se conhecer, aumentam-se as chances de que reconheça o seu valor e se apaixone por si mesmo. Lembrando que isso não tem relação apenas com aparência física e sim com toda a sua essência, pois amor-próprio e autoestima são construídos no interior de cada um.
Recusa do Papel de Vítima: quando se é maduro, reconhecer a própria responsabilidade sobre as coisas que acontecem torna-se uma consequência natural. Assim, através da autorresponsabilização, deixa-se de lado o papel de vítima, alguém que apenas reage ao que acontece, para tornar-se autor de sua própria história.
Autoconfiança: nós costumamos apenas confiar naquilo que conhecemos, desse modo, a maturidade permite que o indivíduo se conheça melhor e, consequentemente, reconheça o seu potencial e suas qualidades, o que faz com que ele aja com maior confiança em si mesmo.
Serenidade: existe uma frase que diz que um dos maiores benefícios da maturidade é silenciar-se quando os outros esperam que você grite. Realmente, quando se é maduro e se tem a consciência em relação a quem se é, a serenidade entra em cena e faz com que as imposições deixem de ser necessárias.

7 Atitudes Que Demonstram Maturidade

Como o próprio título deste artigo sugere, a maturidade é construída através do tempo. Entretanto, existem atitudes que você pode ter para acelerar esse processo e torná-lo ainda mais proveitoso. Veja quais são elas e inspire-se!

1 – Entender Que as Opiniões Alheias Não Te Pertencem

Quando se é imaturo, existe uma grande preocupação com o que os outros pensam a seu respeito. Assim, o indivíduo deixa de fazer muitas coisas que gostaria por medo de julgamentos, colocando a vontade de terceiros à frente da sua. Então, a maturidade se mostra como uma libertação, pois ela traz a consciência de que a opinião de outras pessoas pertence apenas a elas, e mais ninguém.

2 – Tomar Decisões Com Assertividade

Ser assertivo é, basicamente, dizer “sim” e “não” de acordo com as próprias vontades, sem aceitar ou recusar algo considerando julgamentos alheios. Embora isso pareça básico, saiba que muitos colocam os próprios desejos em último lugar, querendo passar uma imagem de si que não é real, apenas para se sentirem aceitos. A verdade é que, quando se age com assertividade, permanecem ao seu lado apenas aqueles que gostam de você realmente e apreciam a sua essência, e isso é maravilhoso.

3 – Deixar de Culpar Terceiros Pela Forma Como Se Sente

PSC

Fulano não te faz ficar com ciúme, é você que se permite sentir isso. Quando se terceiriza a responsabilidade pelo que sente, está automaticamente abrindo mão do seu poder de fazer escolhas. Por tudo isso, conseguir reconhecer que você é responsável pelo que acontece em sua mente e em seu coração é um grande gesto de maturidade, que traz consigo liberdade e evolução.

4 – Aceitar as Coisas Que Não Pode Mudar

Da mesma maneira que é importante reconhecer as suas responsabilidades em relação às suas emoções, é fundamental que saiba aceitar as coisas que não estão ao seu alcance mudar. Ser maduro permite que analise as situações com serenidade e aceite aquilo que não pode alterar, deixando ir o sofrimento e a frustração. Afinal, nesse caso, o melhor a fazer é transformar o modo como você enxerga aquela questão.

5 – Agir Para Mudar ao Invés de Reclamar Sobre Algo Que Incomoda

Agora, em se tratando de coisas que podem ser mudadas, a maturidade se mostra extremamente poderosa, pois faz com que o indivíduo substitua a reclamação pela ação. Assim, tira-se o foco dos problemas para se concentrar na busca por soluções, canalizando os esforços para aquilo que é realmente importante. Vale lembrar que re-clamar significa clamar duas vezes, por isso, essa é uma atitude que deve ser completamente evitada.

6 – Perdoar os Erros dos Outros e os Próprios

Uma grande conquista que vem com a maturidade é a capacidade de compreender que todos estão sujeitos a cometerem erros, incluindo você mesmo e aqueles que mais ama. Lembrando que o perdão não obriga ninguém a esquecer o que aconteceu e sim deixa ir sentimentos ruins e que em nada agregam. Ao adquirir esse pensamento, não estará beneficiando apenas as outras pessoas, mas também a si mesmo, pois viverá com mais leveza, libertando-se de mágoas e culpa.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

7 – Estar Sempre em Busca da Evolução

Por fim, uma atitude que faz parte do comportamento de uma pessoa madura é a busca constante pela evolução. Afinal, maturidade tem tudo a ver com humildade, com reconhecer que sempre é tempo de aprender e se aperfeiçoar, em todas as áreas da vida. Lembre-se sempre que ser maduro não é chegar no topo e se tornar superior em relação aos demais e sim ter a consciência de que existe um longo caminho pela frente.
Para concluir, é preciso deixar claro que maturidade não tem a ver com o ano em que você nasceu e sim com a intensidade com a qual viveu cada experiência e aprendeu com elas. Desejo a você uma caminhada de muito aprendizado e evolução!
 
Copyright: https://formacao.cancaonova.com/