Empatia, uma palavra tão citada atualmente e que representa uma habilidade fundamental em nossas vidas. Ser empático é, basicamente, se colocar no lugar do outro e enxergar o mundo através da perspectiva dele. Falando assim parece algo bonito e simples, mas a verdade é que o caminho para chegar à empatia é desafiador, tem muitos obstáculos, o que inclui especialmente o ego, mas vale todo o esforço empregado.

Continue lendo para saber mais a respeito da empatia na vida das pessoas, sua importância e algumas citações para reflexão.

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e baixe meu ebook!

7 Motivos que provam o poder da empatia na vida das pessoas

Está precisando de motivos para realmente acreditar no poder da empatia? Veja, a seguir, uma lista com vários deles que mostram o quanto essa habilidade é essencial para fortalecer tanto os relacionamentos com os outros quanto conosco mesmos.

1 – Permite que redirecione a sua raiva

Sentir raiva faz parte da natureza do ser humano, entretanto, através da empatia torna-se possível canalizar esse sentimento, de modo a evitar ter atitudes que possam ser prejudiciais. Além disso, ao compreender o lado do outro e se imaginar naquela mesma situação, muitas vezes a raiva pode perder a sua força, dando espaço à compreensão.

2 – Torna o diálogo interno mais positivo

Nós estamos o tempo todo dialogando internamente, como se estivéssemos falando com um amigo. Existem casos em que essa “conversa” acontece de maneira positiva, já em outros ela se dá de modo negativo, através do excesso de críticas a si mesmo. A partir do momento em que nos tornamos mais empáticos e compassivos em relação aos outros, isso acaba beneficiando também nosso relacionamento conosco mesmos.

3 – Faz com que julgue menos os outros

PSC

Julgar é um instinto que faz parte da essência do ser humano, estamos o tempo todo julgando o que acontece ao nosso redor. Entretanto, existem pessoas que ultrapassam os limites dessa percepção e começam a julgar como se estivessem acima de todas as outras e fossem seres infalíveis.

A partir do momento em que a empatia se fortalece, esses julgamentos tendem a, naturalmente, se enfraquecerem, pois você percebe que não desejaria que fizessem o mesmo contigo. Então, comece a colocar a compreensão em primeiro lugar e isso irá promover uma grande mudança na sua forma de agir e de enxergar o mundo ao seu redor.

4 – Reduz os conflitos

Existem pessoas que têm uma forma mais incisiva de se expressar, o que pode acabar gerando atritos ou mesmo indivíduos que se sentem diminuídos ao ouvirem certas palavras. Quando a empatia entra em cena, a fala se torna mais suave, deixando de ser uma demonstração de apenas querer expressar a própria verdade para se transformar em um desejo genuíno de ser compreendido.

5 – Amplia sua visão para além do ego

Cada indivíduo tende a enxergar o mundo através do seu próprio ego, ou seja, focando nos seus próprios interesses. Com o amadurecimento, essa visão se amplia, mas existem pessoas que continuam egocêntricas e se colocam acima das outras na maior parte das situações. A empatia é uma ótima ferramenta para tirar o indivíduo do centro do mundo e começar a dar valor para os demais e suas necessidades.

6 – Fortalece as conexões através do ouvir

Você gostaria de conversar com alguém que não te escuta de verdade e fica mexendo no celular, olhando no relógio ou atropelando as suas falas? Certamente que não, então, se empatia é a arte de se colocar no lugar do outro, logo, sendo empático evitará ter com alguém uma atitude que não deseja para si. Como consequência, conseguirá construir conexões muito poderosas, que trarão benefícios para todas as áreas da sua vida.

7 – Beneficia também os negócios

Os benefícios citados no tópico anterior também se aplicam aos negócios. Profissionais que são empáticos com os seus clientes conseguem efetuar muito mais vendas do que aqueles que mantêm o foco em si e no produto apenas. Ao colocar o cliente no centro da conversa e se colocar no lugar dele, você consegue entender exatamente o que ele está buscando e direcionar a conversa para isso, aumentando as chances de fechar negócios que beneficiem ambos.

Citações sobre o poder da empatia para refletir

Para finalizar, fique com algumas citações poderosas que falam sobre empatia para que continue a sua reflexão.

1 – “De forma geral, todos nós somos capazes de sentir empatia, contudo, nem sempre temos coragem de expressá-la”.

2 – “A verdadeira empatia, aquela que realmente faz a diferença, envolve sair das nossas próprias emoções para ver as coisas inteiramente através das perspectivas do outro.”

3 – “A realidade é que grande parte de nós acha que ouve os outros, mas raramente o faz com verdadeira empatia. E ouvir desse modo intenso e verdadeiro é uma das forças de mudança mais poderosas que existem.”

4 – “Para ser empático é preciso sair da própria bolha e entrar na bolha do outro.”

5 – “A forma mais elevada de conhecimento que existe é a empatia.”

6 – “A força mais poderosa para manter a paz no mundo se chama compreensão.”

7 – Para ser verdadeiramente empático é preciso ouvir as pessoas considerando cinco aspectos: atenção, aceitação, apreciação, permissão e afeto.”

8 – “Uma das atitudes mais importantes que podemos ter nesta vida é mostrar para as outras pessoas que elas não estão sozinhas.”

9 – Sempre que for pensar em criticar alguém, questione-se: qual é o defeito que possuo que mais se assemelha ao que estou prestes a criticar?”

10 – “Ao sentir vontade de criticar alguém, lembre-se que nem todos tiveram os mesmos privilégios que você teve.”

Viu só como a empatia é poderosa na vida das pessoas e pode impactar positivamente em todas as áreas? Todos os desafios envolvidos na arte de ser empático são compensados através da maior compreensão, da conexão com os outros e da transformação que isso gera internamente.

Caso isso seja algo novo para você, comece exercitando sua empatia aos poucos, através de situações tidas como simples. Então, gradativamente fortaleça essa habilidade e torne-a parte da sua essência.

Aproveite e deixe seu comentário abaixo a respeito da empatia e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais, para passar essa ideia adiante!