solidariedade-importancia

Qual a importância de sermos solidários?

Por: José Roberto Marques | Blog | 24 de setembro de 2020

Solidariedade, uma palavra muito bonita que costuma ser usada dentro do contexto de campanhas sociais. A verdade é que ninguém precisa esperar fazer parte de um movimento para ser solidário, isso pode acontecer no dia a dia, através de pequenas atitudes.

Neste artigo falarei sobre a importância da solidariedade em nossas vidas, além de compartilhar dicas de como ser solidário, acompanhe e saiba mais!

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e baixe meu ebook!

O que é solidariedade?

A solidariedade é um valor essencial para a humanidade, representa a atitude de ajudar pessoas que estejam passando por situações delicadas. Quando uma comunidade se junta para ajudar famílias que sofreram um desastre, amigos se unem para ajudar um membro do grupo ou mesmo uma pessoa sozinha oferece suporte a alguém, isso tudo é sinônimo de solidariedade.

Através de atos solidários, a humanidade consegue superar grandes catástrofes, famílias superam perdas, enfim, as pessoas conseguem seguir em frente. Isso se torna possível porque o apoio de terceiros dá força, gera a sensação de acolhimento, sem contar na ajuda prática, que é fundamental. Passar por uma adversidade sozinho é algo extremamente penoso, quando alguém estende a mão, o peso da dor é compartilhado.

Formas de ser solidário no dia a dia

Existem diversas formas de exercer a solidariedade no dia a dia, como através de trabalho voluntário, doações de diversos tipos (financeiras, de roupas, alimentos e outros itens) e do oferecimento de ajuda de maneiras diferentes.

Para que a solidariedade seja um valor forte em sua vida é preciso se manter atento sobre o mundo ao seu redor e ter empatia, ou seja, se colocar no lugar do outro. É claro que é importante ter um filtro para evitar adoecer mentalmente por conta do excesso de preocupação, mas basta unir o desejo de fazer o bem ao reconhecimento do que realmente está ao seu alcance que isso se torna possível.

Caso tome conhecimento de alguém na sua comunidade, na empresa em que trabalha, na sua família ou círculo de amigos que esteja passando por algo delicado, pense no que pode fazer para ajudar. É importante dizer que nem sempre a ajuda será capaz de resolver o problema por inteiro, mas certamente fará uma grande diferença na vida daquele que está em dificuldade.

Para encontrar a melhor forma de ajudar, seja sensível à dor do outro, coloque-se no lugar dele e, se possível, pergunte como pode contribuir. Às vezes, nem se trata de fazer uma doação em dinheiro, em diversas situações o apoio emocional é suficiente. Tudo depende da situação, e por isso é necessário ser sensível à dor do outro, para observar a perceber como pode exercer a solidariedade em cada caso.

5 Dicas para ser solidário

Por mais que já tente ser uma boa pessoa e ajudar os outros, existem maneiras de tornar a solidariedade um valor cada vez mais presente em sua vida. Veja, a seguir, algumas dicas de como conseguir isso.

Você é feliz?

1 – Seja empático

Antes de iniciar, é preciso falar a respeito da empatia, que anda lado a lado com a solidariedade. Sem fazer esse exercício, de se colocar no lugar do outro e se ver passando por aquela mesma situação, a solidariedade provavelmente não aconteceria. Portanto, lembre-se de se imaginar no lugar do outro, mas faça esse exercício sem impor as suas convicções. Se veja na mesma situação que ele por inteiro, livre de julgamentos.

2 – Deixe o julgamento de lado

Por falar em julgamentos, é importante ressaltar que eles não combinam com a solidariedade, pois, quando você julga, deixa de ajudar com o único propósito de fazer o bem. Assim, as ações não são verdadeiras e a essência da atitude é perdida.

Julgar o que levou a outra pessoa a estar naquela situação não irá fazer com que as coisas mudem. Portanto, foque no agora, no que está ao seu alcance fazer para ajudá-lo a amenizar seu sofrimento.

3 – Lembre-se das pessoas próximas

Se deseja participar de grandes movimentos de solidariedade, ótimo, mas lembre-se de olhar também ao seu redor, para os amigos e familiares. Estenda a mão para o mundo, mas faça isso também dentro da sua casa, do seu círculo de amizades, no seu trabalho.

Às vezes, ficamos tão focados no que está distante que nos esquecemos daquilo que está perto de nós. Por isso, se importe, se faça presente e perceba quando alguém ao seu redor estiver precisando do seu apoio.

4 – Mostre-se disponível para ouvir

Como disse anteriormente, nem sempre a ajuda que as pessoas precisam devem vir na forma de doações financeiras ou de outros itens. Em muitos casos, tudo o que elas desejam é ter alguém que as ouça e ofereça palavras de conforto.

Mais uma vez, através da empatia e da solidariedade, torna-se possível perceber o que cada um precisa. Se for esse ombro amigo, ouça com atenção, acolha verdadeiramente o que compartilharem contigo, ao doar o seu tempo estará ajudando grandemente.

5 – Nunca espere nada em troca

Por fim, é preciso dizer que gestos de solidariedade não devem ser realizados esperando nada em troca, nem reconhecimento e nem gratidão. Se um agradecimento vier, ótimo, mas se não viver, não julgue. Lembre-se que pessoas que estão em sofrimento nem sempre conseguem pensar em tudo. Por isso, vá sem esperar nada, conte apenas com a companhia do desejo de fazer o bem.

5 Frases sobre solidariedade para reflexão

Para finalizar, deixo você com algumas frases que falam sobre a solidariedade para que reflita e compreenda ainda mais o sentido desse valor fundamental.

1 – “O primeiro passo na evolução da ética é um senso de solidariedade com outros seres humanos.” –  Albert Schweitzer.

2 – “Todos os homens precisam de ajuda e dependem uns dos outros. A solidariedade humana é a condição necessária para o desenvolvimento de qualquer indivíduo.” – Erich Fromm.

3 – “Estamos em um ponto da evolução em que a solidariedade em escala global é absolutamente vital para a sobrevivência da espécie humana. Isso significa entender que todos nós somos coabitantes deste planeta.” – Petra Kelly.

4 – “A solidariedade se baseia no princípio de que estamos dispostos a nos arriscar para proteger uns aos outros.” – Starhawk

5 – “Tenho consciência de que o meu trabalho é como uma gota se comparado ao oceano. Contudo, também reconheço que, sem ele, o oceano seria menor.” – Madre Teresa de Calcutá.

Já tinha parado para pensar a respeito da solidariedade e sua importância? Deixe seu comentário abaixo sobre o tema e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!

 

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: