A honestidade é a qualidade daqueles que honram os seus valores e mostram isso através de suas ações. É aquele tipo de ser humano que todos nós queremos ter por perto, seja em casa, entre amigos ou no trabalho, pois são verdadeiros e nos inspiram confiança. Entretanto, ninguém vem como uma estrela na testa apontando se é ou não um indivíduo de caráter. Para descobrir isso precisamos conhecer as características das pessoas honestas e observar aqueles com os quais convivemos, a fim de diferenciarmos os que são confiáveis daqueles que não são.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

10 Características das Pessoas Honestas e Como Identificá-las

A honestidade é uma características que devemos sempre buscar, seja naqueles com as quais vamos conviver ou em relação ao nosso próprio comportamento. Para te ajudar nessa tarefa, criei uma lista com as dez principais características das pessoas honestas, para que saiba identificá-las ao seu redor e, também, busque aperfeiçoá-las em suas ações.

1 – Fazem o Que é Certo Mesmo Sem Plateia

Ser honesto é bem diferente de apenas querer parecer honesto, pois envolve agir dessa maneira simplesmente por saber que é o certo e não para provar nada para terceiros. Nesse sentido, o primeiro ponto a ser considerado para identificar ou agir com honestidade é fazer isso sempre, independente se tiver ou não alguém olhando. Afinal, é a consciência que realmente importa e que permitirá que se viva em paz ou não, dependendo das atitudes que se tem.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

2 – Preocupam-se Com Suas Próprias Expectativas

Um indivíduo honesto não age de maneira verdadeira apenas em relação aos outros e faz isso também considerando a si mesmo. Em se tratando de expectativas, tem a consciência de que é humanamente impossível agir da forma que todos esperam, por isso, são fiéis ao que acreditam e fazem escolhas seguindo apenas a sua consciência, nada mais. E o que para muitos pode soar como arrogância, na realidade é apenas um sinal de inteligência, já que nem Jesus Cristo conseguiu agradar a todos.

3 – Admitem Suas Falhas

PSC

Pessoas honestas são, em primeiro lugar, pessoas e, por isso, não são perfeitas e infalíveis. A diferença está no fato de que, quando erram, elas reconhecem e fazem o possível para consertarem sua falha. Além disso, o fazem com naturalidade, sem se culparem ou se sentirem inferiores por terem fracassado. E é exatamente esse olhar de aceitação em relação aos erros que as permite, também, perdoar com maior facilidade, evitando guardar sentimentos ruins e que não levam a nada.

4 – Evitam Tirar Conclusões Precipitadas

Em se tratando especificamente das falhas alheias, as pessoas honestas evitam tirar conclusões precipitadas e dão aos outros o benefício da dúvida e a chance de se explicarem. Assim, evitam uma série de desentendimentos desnecessários, pois sabemos muito bem que nem tudo o que parece realmente é e que mal entendidos sempre podem acontecer. Além disso, ao esperarem a outra parte se manifestar para formarem uma opinião, se permitem obter uma nova visão do ocorrido e ampliar suas percepções.

5 – Demonstram Respeito aos Outros e a Si Mesmas

Quando se é verdadeiro, o respeito em relação aos outros e a si mesmo se torna uma consequência natural. Afinal, dizer a verdade é sempre o melhor caminho, independente do que aconteça. Porém, isso vale para situações em que nossa opinião é consultada ou em que vá fazer alguma diferença, se intrometer e dizer o que pensa quando ninguém solicita ou que não irá acrescentar em nada é o tipo de atitude que deve ser evitada.

6 – Falam o Que Pensam

Muitos confundem o ato de se falar o que pensa com ser mal educado e, apesar de existir uma linha tênue separando as duas coisas, é perfeitamente possível se expressar de maneira verdadeira sem ser grosseiro. As pessoas honestas falam, sim, sempre a verdade, mas utilizam o bom senso como guia para evitarem ser rudes, pois quando se tem segurança a respeito de quem se é e do que se diz, não há a necessidade de se impor de outras formas.

7 – São Empáticas

Outra qualidade que permite que as pessoas honestas falem a verdade sem serem rudes é a empatia. Assim, da mesma maneira que se colocam no lugar do outro e dizem a verdade, porque também gostariam de ouvi-la, o fazem com respeito e delicadeza, pois ninguém gosta de ouvir palavras grosseiras. Esse é o melhor termômetro que uma pessoa pode usar para refletir antes de agir, algo que certamente o mundo todo precisa.

8 – Possuem a Coragem Para Serem Quem São

Muitos indivíduos vivem tentando atingir as expectativas alheias porque não querem sair da zona de conforto e expressar suas próprias vontades. Já as pessoas honestas têm a coragem de viverem de acordo com a sua verdade, mesmo que aquilo não seja exatamente o que esperam dela. Se relacionar com quem deseja, escolher a profissão que lhe completa e mudar as rotas quando sentir que é necessário também é um grande sinal de honestidade.

9 – São Discretas e Confiáveis

Quer saber se uma pessoa é honesta? Confie um segredo a ela, se mantiver a discrição é sinal de que realmente é alguém que merece a sua confiança. Alguém que age com indiscrição e espalha algo íntimo de um amigo certamente não terá pudores em cometer outros atos tão ruins quanto esse. Portanto, escolha bem em quem irá confiar e honre a confiança que depositarem em ti.

10 – São Verdadeiras em Relação aos Seus Sentimentos

Ser honesto não envolve apenas agir da maneira certa e dizer a verdade e inclui, também, ser fiel aos próprios sentimentos. Uma pessoa honesta jamais irá manter um relacionamento em que não está verdadeiramente envolvida, o que vale para amizades, romances e, até mesmo, para relações profissionais. Ela age assim, pois sabe que para ser honesto com os outros é preciso ser honesto consigo mesma em primeiro lugar.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Realmente o mundo precisa de pessoas honestas, porém, antes de cobrar isso dos outros, que tal começar fazendo a sua parte? Quando você age de forma verdadeira, além de estar fazendo a coisa certa e mantendo a sua consciência tranquila, está também servindo como um poderoso exemplo para todos aqueles que convivem contigo. Pense nisso!

Créditos da Imagem: Por Sisacorn – ID da foto stock livre de direitos: 558746194