Você provavelmente já se deparou com a palavra portfólio em algum momento, não é mesmo? Este termo vem do latim e significa “porta-folhas”. Essa tradução já não faz mais muito sentido em língua portuguesa, em que o termo tem sido adaptado para a forma “carteira”.

Trata-se de uma palavra que pode ser aplicada em diferentes áreas: carreira, educação, finanças e também no mundo corporativo. Neste artigo, nos dedicaremos especialmente a este último campo. Para entender melhor o que é um portfólio, como ele é feito e qual a sua importância, continue acompanhando este texto.

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O que é um portfólio?

Portfólio é um conjunto de trabalhos de um profissional, estudante ou empresa. Trata-se de uma coleção de projetos que a pessoa ou empresa desenvolveu ou está atualmente desenvolvendo, destacando sua trajetória. Um portfólio pode ser empregado para diferentes objetivos, dependendo de seu contexto.

De todo portfólio, espera-se um rendimento econômico, que pode ser uma renda financeira, um emprego melhor, uma visibilidade de carreira ou simplesmente uma empresa mais organizada e produtiva para alcançar suas metas. Em geral, o termo portfólio é utilizado em quatro grandes contextos. Saiba mais sobre cada um deles a seguir:

1. Portfólio de carreira — comunicação e artes

Nos ramos da arte, da arquitetura, da fotografia, da publicidade, do design e do jornalismo, um portfólio nada mais é do que uma coleção dos trabalhos já desenvolvidos por esses profissionais. Pode ser um portfólio físico ou também digital — por meio de websites, blogs e galerias digitais.

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Nessas áreas de atuação, embora o currículo seja um instrumento importante, os empregadores e clientes desejam ver uma amostra dos talentos de cada profissional. Nesse contexto, o portfólio é um catálogo que mostra a evolução do indivíduo, seja em suas fotografias, obras de arte, campanhas publicitárias, desenhos, projetos arquitetônicos e textos realizados.

2. Portfólio financeiro

No mundo da economia e das finanças, o portfólio financeiro é o conjunto de aplicações realizadas por uma pessoa ou instituição. Ele é comumente utilizado como sinônimo de carteira de investimentos.

Ainda que muitas pessoas insistam em investir em um único tipo de aplicações, a orientação geral dos profissionais da área é diversificar as aplicações para mitigar riscos. Por isso, um bom portfólio financeiro pode conter aplicações em renda fixa, títulos públicos, ações, fundos, aplicações imobiliárias, debêntures, entre outros. A composição desse portfólio tende a variar conforme a experiência do indivíduo (ou instituição) e de seu estilo pessoal — conservador, moderado ou agressivo.

3. Portfólio na educação

Em algumas instituições de ensino, é empregado o chamado portfólio escolar, que consiste num conjunto de todos os trabalhos desenvolvidos pelo aluno ao longo do ano, incluindo textos, trabalhos artísticos, atividades avaliativas, pesquisas, fichamentos e anotações. Por meio dele, pais e professores conseguem acompanhar a evolução do aluno, em suas competências desenvolvidas e conhecimentos adquiridos.

Além disso, existe também o portfólio universitário ou acadêmico. Neste tipo de portfólio, o estudante reúne seus trabalhos, atividades, pesquisas, textos, teses, artigos e citações desenvolvidos durante sua vida acadêmica. É especialmente indicado para quem deseja continuar seus estudos após a graduação — em especializações, mestrados, doutorados etc. Em processos seletivos, esse compilado mostra a “bagagem” de conhecimento que foi adquirido.

4. Portfólio nas empresas

Por fim, chegamos ao portfólio corporativo. O portfólio de uma empresa consiste numa apresentação geral de toda a sua estrutura, desenvolvimento histórico, produtos, clientes, objetivos etc. É uma apresentação importante para conquistar novos clientes, estabelecer um posicionamento no mercado, atrair o interesse de parceiros e acionistas, entre outros.

O portfólio de uma empresa consiste, ainda, no conjunto de todos os seus programas e projetos — podendo incluir tanto aqueles que já foram concluídos quanto os que ainda estão em andamento. No caso dos projetos concluídos, a dica é selecionar os que obtiveram resultados mais expressivos para serem reunidos e exibidos.

5 características de um portfólio empresarial

Como citamos anteriormente, dedicaremos este artigo mais especificamente a como fazer um portfólio empresarial. Por isso, confira, a seguir, as 5 características deste tipo de portfólio.

1. Definição de objetivos

O primeiro passo para construir um portfólio empresarial é definir o seu objetivo. Lembre-se de que o portfólio é um conjunto de programas e projetos que são executados para alcançar uma meta. Essa meta pode ser o crescimento da própria empresa, o alcance de um posicionamento privilegiado ou a atração de novos clientes e investidores, por exemplo.

Conhecendo bem esse objetivo, a construção do portfólio fica mais fácil, pois será possível fazer uma seleção dos programas e projetos mais relacionados ao alcance da respectiva meta.

2. Estruturação da apresentação

O conteúdo do portfólio deve ser apresentado de forma lógica e ordenada. O ideal é começar com um breve histórico da empresa, incluindo itens como: missão, visão, valores e responsabilidade socioambiental. Depois, é preciso mostrar os instrumentos por meio dos quais a empresa concretiza sua missão e resolve as necessidades das pessoas, ou seja, seus produtos e serviços.

Além disso, é importante elencar quem são os principais clientes da empresa, especialmente se forem outras empresas de renome. Inclua também a estrutura da empresa, evidenciando seus departamentos, seções e cargos dos funcionários. Muitas empresas gostam de organizar seus programas e projetos com base nos departamentos aos quais se referem.

Por fim, toda apresentação persuasiva deve ser concluída com os resultados mais expressivos que foram ou que estão sendo alcançados com base nos projetos apresentados.

3. Gestão de portfólio

Um portfólio, como citado anteriormente, é um conjunto de programas e projetos que permitem que uma empresa alcance seu objetivo. O que distingue um portfólio de um programa é que seus componentes não são interdependentes. Isso significa, por exemplo, que, embora os programas do RH e os programas do marketing ajudem a empresa a crescer, um não depende diretamente do outro.

Por isso, gerir um portfólio empresarial é orquestrar uma série de projetos que acontecem simultaneamente, que podem ou não depender uns dos outros. Trata-se de um processo de gestão de alto nível, com tomada de importantes decisões para a elaboração de um planejamento estratégico.

4. Definição de prioridades

Os projetos e programas que compõem o portfólio de uma empresa não têm todos o mesmo peso. Alguns deles são mais relevantes do que outros, seja porque estão mais diretamente relacionados aos objetivos organizacionais, seja por terem maiores chances de sucesso.

Por isso, faz parte da gestão de portfólio definir essas prioridades, ou seja, os programas a serem enfatizados.  Por este motivo, a gestão de portfólio deve ser dinâmica, isto é, atualizada com frequência. O que hoje é prioridade, amanhã pode não ser — daí a importância de acompanhar o mercado e recalcular as rotas estratégicas sempre que necessário.

5. Mobilização de equipes

Apesar de a gestão de um portfólio empresarial ser de responsabilidade de seus líderes, é essencial que todos os colaboradores da empresa tenham conhecimento sobre os programas, produtos e objetivos da organização.

Dessa forma, é interessante realizar uma apresentação interna deste portfólio, de modo que cada colaborador entenda o momento atual da empresa e a sua importância individual na corporação. Uma empresa é feita essencialmente de pessoas, e é muito importante que essa informação jamais seja esquecida.

A definição de portfólio ficou mais clara para você? Basicamente, trate-se de um complicado de projetos de um estudante, profissional ou empresa — em sua carreira, investimentos financeiros, desempenho acadêmico ou projetos empresariais.

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