pesadelos-evitar

Por Que Temos Pesadelos e Como Podemos Evitá-los?

Por: José Roberto Marques | Blog | 09 de agosto de 2019

A hora de dormir é muito esperada por grande parte das pessoas, principalmente daquelas que passam o dia se dividindo entre inúmeras atividades. É um momento em que todas as preocupações são deixadas de lado para que seja possível relaxar e descansar, para recuperar as energias e acordar com disposição na manhã seguinte. Contudo, nem sempre todos têm noites tranquilas, já que os pesadelos costumam comprometer o relaxamento e podem, até mesmo, levar o indivíduo a despertar e ter problemas para pegar no sono novamente.

Continue acompanhando e entenda melhor como os pesadelos acontecem, além de conferir dicas para ter noites de sonos mais tranquilas e revigorantes.

Caminhe o caminho para viver uma vida mais leve e feliz!
Descubra como no meu desafio “Detox da Mente”, é um presente!

De Onde Surgem os Pesadelos?

Você está dormindo e, de repente, começa a ter um sonho estranho, com situações que lhe causam medo, ansiedade e inquietação. Dependendo da situação vivida naquele contexto, pode até acontecer de acordar assustado e com a respiração ofegante, por conta do susto que aquele sonho ruim gerou. Os pesadelos podem ter muitas causas, mas geralmente representam ansiedade ou preocupações com coisas que estejam acontecendo em sua vida.

Quando acontecem esporadicamente, não há a necessidade de se preocupar, pois trata-se apenas da atividade cerebral normal, que pode comunicar ideias na forma de sonhos e pesadelos. No entanto, se os pesadelos são frequentes, pode ser um sinal de distúrbio do sono e, nesse caso, é fundamental procurar ajuda especializada, já que dormir bem é fundamental para se viver de forma equilibrada e saudável.

Em se tratando da razão pela qual temos pesadelos, a realidade é que existem muitos debates a respeito do tema entre pesquisadores. E, embora muitos afirmem que os sonhos são uma atividade natural do cérebro durante o sono, gerando imagens sem sentido e cenas tiradas de disparos aleatórios de sinapses, outros acreditam que há um propósito muito mais profundo por trás dessa manifestação. Dentro desse segundo grupo estão aqueles que veem os sonhos como janelas do subconsciente, um lugar onde é possível explorar impulsos sem julgamentos.

Os Pesadelos e Sonhos de Acordo Com a Ciência

Cientificamente falando, os sonhos e pesadelos são manifestações da mente e, de fato, todo o cérebro está ativo enquanto sonhamos. Embora a maior parte dos sonhos ocorra durante a fase mais profunda do sono, que é chamada de REM (Rapid Eye Movement, ou, em português, movimento rápido dos olhos), isso pode acontecer a qualquer momento depois que adormecemos.

Quando estamos no sono REM, é muito menos provável que a atividade cerebral nos faça despertar, o que nos leva a crer que pesadelos dificilmente ocorram durante essa fase. Aqui, cabe falar sobre a diferença entre sonhos ruins de pesadelos, pois os primeiros não são capazes de te fazer despertar. Então, quando acordar pela manhã e se lembrar de um sonho ruim que teve, é sinal de que não foi um pesadelo de fato.

O sistema límbico, particularmente a amígdala, tem um papel de grande importância nos sonhos, já que essa parte do cérebro regula nossas emoções, tanto as boas quanto as ruins. O córtex cerebral é o que cria os aspectos visuais dos sonhos. Inclusive, algumas partes do cérebro funcionam de modo mais lento do que o normal, como é o caso das áreas responsáveis pelo julgamento, localizadas no lobo frontal, que discernem a lógica e a racionalidade, e é por isso que até mesmo os sonhos mais estranhos podem parecer normais.

5 Dicas Para Ter Noites Tranquilas de Sono e Evitar Pesadelos

Agora que entendeu melhor como os pesadelos acontecem, confira algumas medidas que podem ajudar a evitá-los. Veja, a seguir, quais são elas.

1 – Cuide Para Que o Ambiente Esteja Confortável

O ambiente no qual você dorme também influencia na qualidade do seu sono. Por essa razão, é importante que se atente a detalhes, como: o conforto do colchão, cobertas adequadas em relação à temperatura, cortinas que cortem a luz vinda da área externa, entre outros. Além disso, existem itens que podem deixar o quarto ainda mais agradável, como é o caso dos sprays aromatizantes, já que muitos possuem aromas específicos para auxiliar no sono.

2 – Atente-se ao Que Come Antes de Dormir

Sabe aquilo que os pais e avós costumam dizer que não se deve comer muito antes de dormir para não ter pesadelo? Eles têm razão, pois alimentos gordurosos e de difícil digestão podem comprometer a qualidade do descanso e aumentar as chances de ter pesadelos. Portanto, prefira se alimentar de forma mais leve, talvez jantar um pouco mais cedo e tomar um chá antes de se deitar, isso irá te ajudar a ter noites mais tranquilas.

3 – Relaxe Sua Mente Antes do Sono

A nossa mente está todo o tempo processando informações e é importante aquietá-la para conseguir pegar no sono. Algumas maneiras interessantes de fazer isso incluem a meditação e a prática de exercícios de respiração. Assim, conseguirá deixar os pensamentos irem, para que o seu cérebro relaxe e possa dormir tranquilamente, reduzindo as chances de ter pesadelos ou sonhos ruins.

4 – Mantenha uma Rotina de Horários

Manter uma rotina de horários para se deitar e acordar é outra medida bastante positiva para evitar pesadelos, porque seu corpo e sua mente se acostumarão a relaxar nesse período do dia. Isso também é importante porque terá maior controle sobre as horas que passa dormindo, evitando o excesso ou a falta. Caso não tenha esse hábito e costume se deitar cada dia em um horário, basta que se deite mesmo sem ter sono, aos poucos o seu corpo irá se habituar e logo isso se tornará natural.

Caminhe o caminho para viver uma vida mais leve e feliz!
Descubra como no meu desafio “Detox da Mente”, é um presente!

5 – Anote Coisas Que Precisar Se Lembrar no Dia Seguinte

Muitas vezes, os pesadelos são frutos de preocupações que estavam rondando a mente do indivíduo antes de ele se deitar para dormir. E uma ótima maneira de evitar que isso aconteça contigo é anotando todas as informações importantes que precisa se lembrar no dia seguinte. Assim, estará se libertando daquela preocupação e passando-a para o papel. Parece algo simples e que não fará diferença, mas experimente e verá o quanto esse pequeno gesto é positivo.

Você costuma ter pesadelos? Já havia se perguntado sobre a razão para ter esse tipo de sonho? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e aproveite para compartilhar o artigo em suas redes sociais!

 

Copyright: 416975215 – https://www.shutterstock.com/pt/g/eggeegg0357

Deixe seu Comentário: