O filósofo Heráclito afirmou que a única coisa que não muda é que tudo muda. Essa é uma das maiores verdades da vida, para comprovar basta que pense em sua história desde o dia em que nasceu hoje. Certamente você passou por muitas mudanças, assim como todos os outros indivíduos, sem exceção. Com todas essas transformações, é natural que pessoas entrem e saiam de nossas vidas, de diversas maneiras diferentes, e devemos estar preparados para aceitar.

Pessoas vêm e vão – Isso faz parte da vida

Vida é movimento, é chegada e é partida, ao mesmo tempo em que temos a oportunidade de conhecer pessoas novas e elas se tornarem parte do nosso círculo de convivência, outras podem partir, seja por um desentendimento ou mesmo por ter encerrado sua missão aqui na Terra. Apesar de serem situações diferentes, ambas têm muito a nos ensinar.

Quando se trata da chegada de alguém novo, seja um amigo, colega de trabalho ou um candidato a par romântico, é importante se permitir conhecê-lo sem fazer julgamentos precipitados, mas, por outro lado, evitar confiar imediatamente sem se certificar de que se trata de um indivíduo verdadeiramente confiável. Nesse caso, e em tantos outros, o caminho do meio é a melhor opção, que envolve dar tempo ao tempo para que a convivência mostre como será a relação e se essa pessoa irá permanecer ou ir embora.

Já a partida, seja por conta de um rompimento ou um falecimento, é sempre dolorosa. E a segunda situação é especialmente mais delicada, pois nenhuma das partes escolheu a separação. Contudo, por mais desafiador que isso pareça, é importante saber ser grato pelos momentos compartilhados em vez de focar apenas no que deixarão de viver, pois a morte nunca será capaz de apagar as memórias que construíram juntos.

10 Lições que você pode aprender com as pessoas que passam pela sua vida

Você já parou para pensar que cada pessoa que entra em sua vida te ensina algo? Pode ser o valor de uma amizade, a valorizar cada instante, a não confiar em uma pessoa sem conhecê-la o suficiente, são muitos os aprendizados. Veja, a seguir, 10 lições que aqueles que chegam e partem da sua vida podem te ensinar.

1 – Valorizar cada instante ao lado de quem ama

Como falei no início do artigo, a mudança faz parte da vida e, com isso, nunca sabemos quando alguém irá partir. Dessa maneira, é preciso que valorize cada instante que passa com aqueles que ama, desde os mais simples, como fazer uma refeição com a família, até situações consideradas mais especiais.

2 – Respeitar as diferenças

PSC

O ser humano tem a tendência de se aproximar de pessoas com as quais tem afinidade, entretanto, mesmo com coisas em comum, as diferenças sempre irão existir. Além disso, é provável que tenha que conviver com indivíduos que não escolheu, como no trabalho, por exemplo, e essas experiências ensinam a aceitar e respeitar o diferente.

3 – Se sentir feliz com o sucesso alheio

Dizem que os amigos mais fiéis são aqueles que permanecem ao nosso lado quando passamos por situações delicadas. Porém, acredito que, mais do que apoiar na dor, o verdadeiro amigo é aquele que aplaude e comemora o sucesso daqueles que ama. Quando você se sente genuinamente feliz pelas alegrias de seus entes queridos mostra que aprendeu uma grande lição.

4 – Entender que relacionamentos não são perfeitos

Mesmo os relacionamentos mais saudáveis e equilibrados enfrentam problemas, simplesmente porque não existem pessoas perfeitas. Assim, tudo o que é humano está sujeito a ter imperfeições e isso não é ruim, porque traz experiências que podem ensinar lições poderosas sobre a vida.

5 – Aceitar que as pessoas que ama podem te decepcionar

Por falar em humanidade e imperfeição, é preciso aceitar que mesmo as pessoas que você mais ama e que demonstram que o sentimento é recíproco podem te decepcionar, assim como você também pode decepcioná-las. É claro que é importante ter o desejo de acertar, contudo, é preciso também saber perdoar, pois ninguém é perfeito.

6 – Saber que não dá para agradar a todos

Existe um ditado que é tão sábio quanto é popular que diz que nem Jesus Cristo conseguiu agradar a todos, e essa é uma grande verdade. Ter essa consciência permitirá que se sinta mais seguro ao ser você mesmo, sem querer fingir algo apenas para se adequar à maioria. Ouse ser você, pois esse é o seu maior diferencial, já que não existe ninguém igual.

7 – Reconhecer que o que o outro pensa a seu respeito pertence a ele

No decorrer da vida, você irá encontrar pessoas que terão opiniões distintas a seu respeito. E uma lição muito importante envolve desapegar disso e reconhecer que o que o outro pensa, seja sobre seu comportamento, aparência ou opiniões, pertence exclusivamente a ele, então, não há nada com o que deva se preocupar.

8 – Deixar ir as pessoas que já cumpriram a missão que tinham na sua vida

Assim como relacionamentos se iniciam, algum dia podem acabar, seja pela vontade de ambos ou de apenas um dos envolvidos. Quando alguém se manifestar e disser que não há mais sentimento e deseja se afastar, por mais doloroso que isso seja, respeite e deixe-a ir. Mesmo que não haja mais convivência daqui para frente, nada poderá apagar o que viveram até aqui. Além disso, você poderá conhecer outras pessoas e escrever novas histórias.

9 – Ter empatia pelas pessoas

A empatia é mais uma lição que você pode aprender se relacionando com outras pessoas. Se colocar no lugar do outro antes de tomar uma atitude que irá impactar na vida dele é fundamental e certamente fará toda a diferença em seus relacionamentos.

10 – Amar a si mesmo é tão importante quanto amar o outro

Por fim, mais um ensinamento poderoso é o de que amar a si mesmo é tão importante quanto amar o outro, pois apenas quando se aceitar e se acolher por inteiro é que estará verdadeiramente pronto para viver um relacionamento saudável, equilibrado e sem cobranças desnecessárias.

Entender que pessoas vêm e vão é um sinal de amadurecimento e irá permitir que aprenda muito com cada uma que passar pela sua vida. E você, qual sua opinião sobre o assunto? Comente abaixo!

 

Fontes:

https://www.contioutra.com/13-licoes-importantes-que-so-amigos-de-verdade-podem-ensinar/

https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/05/20/1024467/10-lices-vida-voce-tem-aprender.html

Copyright: 565003417 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jacoblund