Quando duas pessoas decidem se casar e formar uma família, a intenção é de que permaneçam unidas para sempre. Contudo, a vida às vezes pode seguir por caminhos diferentes do esperado e o sentimento que um mantinha pelo outro se transformar, tornando-se insuficiente para que continuem juntos. Nesses casos, a separação acaba se tornando a melhor escolha, porque, embora dolorosa, significa que um ciclo será encerrado para que outros possam começar.

Lidar com mudanças é sempre desafiador, principalmente as relacionadas ao âmbito pessoal, porque envolvem sentimentos, emoções e, muitas vezes, a vida de terceiros. Em se tratando de separação, os filhos se tornam uma das maiores preocupações, porque se trata de uma decisão que afeta a vida de toda a família. Se você está passando por isso, saiba que existem maneiras de tornar todo esse processo o menos doloroso possível para todos os envolvidos, continue acompanhando e saiba o que fazer.

Clareie seus pensamentos com ajuda do “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

Os Desafios da Separação Quando Se Tem Filhos

Os pais são responsáveis pelos seus filhos até que eles se tornem maiores de idade e capazes de se cuidarem sozinhos. Dentro dessas responsabilidades, se incluem oferecer um lar seguro, alimentação, educação e ser um exemplo de conduta e caráter, porque essa é a forma mais poderosa de se ensinar algo a um ser humano. Se tudo isso for oferecido a uma criança ou a um adolescente, o fato de os pais estarem ou não casados se torna um mero detalhe.

É claro que, idealmente, seria interessante que os pais estivessem lado a lado, compartilhando as tarefas desse projeto grandioso que se chama educar outro ser humano. Entretanto, caso a realidade não seja essa, está tudo bem, porque é perfeitamente possível prosseguir após a separação, com a possibilidade extra de ensinar na prática lições de respeito ao outro e aos próprios sentimentos.

Existem milhares de casais que já não estão felizes juntos e que não veem o divórcio como uma opção, unicamente para proteger os filhos e evitar que sofram. Porém, não percebem que os filhos já estão sofrendo ao presenciarem discussões e viverem em um lar onde não há mais amor e parceria. Por isso, é preciso que pais e mães se libertem da culpa e evitem se manter em relacionamentos falidos, simplesmente porque isso não é positivo para nenhum dos envolvidos.

Lembrando que, aqui, estou falando sobre relacionamentos em que todas as tentativas já foram esgotadas e que o elemento principal, que é o amor, deixou de existir. Afinal de contas, problemas e desentendimentos fazem parte das relações humanas e é importante sempre buscar resolver antes de tomar medidas drásticas. Contudo, quando o casal percebe que já não existem maneiras de reconstruir os laços e os sentimentos que os uniam, a separação se mostra o melhor caminho, pelo bem de todos, principalmente dos filhos.

A Importância do Diálogo Durante o Processo de Separação

PSC

O diálogo é uma ferramenta essencial para lidar com uma separação, tanto para que o casal se entenda, quanto para que os filhos compreendam o que está acontecendo. Criar histórias ou dar pouca informação pode fazer com que a criança ou o adolescente fique confuso, crie histórias e possa, até mesmo, se sentir culpado. Por essa razão, a conversa é sempre a melhor escolha, claro, sempre adaptando a linguagem de acordo com a idade e o discernimento do seu filho, mas sempre se baseando na verdade.

Para crianças menores, o melhor é fazer um breve resumo, dizer que o pai ou a mãe irá se mudar, mas que continuarão se vendo com frequência e que nada mudará na relação entre eles. Já as mais crescidas e os adolescentes, podem saber de forma mais clara, até porque é uma maneira de ensinar a eles sobre relacionamentos e a importância de ser fiel aos próprios sentimentos.

Um ponto bastante importante a ser considerado é que, ao explicar abertamente ao seu filho o que está acontecendo, é fundamental que passe segurança e mostre que está o comunicando por ser parte da família, mas que tudo será resolvido entre o casal, para que ele não se preocupe. O limite desse diálogo é dar informações para que ele saiba o que está se passando, mas sem fornecer detalhes que possam preocupá-lo. É necessário que a criança ou adolescente sinta que tudo está sob controle, para que a mudança aconteça com suavidade.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Alienação Parental – Um Problema a Ser Combatido

A alienação parental ocorre quando a criança é manipulada para ficar contra um dos pais ou outro familiar. Em casos de separação, principalmente as mais traumáticas, em que houve quebra de confiança de uma das partes, essa manipulação pode acontecer por parte de um dos pais, muitas vezes como uma forma de punir aquele que errou. Nem preciso dizer o quanto isso é nocivo para a criança e para todos os envolvidos, já que torna todo o processo ainda mais delicado.

Para evitar problemas como esse, é fundamental que as duas pessoas que estão se separando tenham a plena consciência de que os filhos nada têm a ver com os seus problemas conjugais. Assim, se o seu ex-par fez você sofrer, te decepcionou, deixou de honrar com o compromisso selado no dia do casamento, nada disso deve ser envolvido na relação entre pai/mãe e filho.

Por mais que possa ser doloroso ver o seu bem mais precioso mantendo um relacionamento com aquela pessoa que tanto lhe magoou, tenha sempre o pensamento de que essa mágoa pertence apenas a você e não ao seu filho, então, evite envolvê-lo nisso. Agindo assim, estará garantindo o direito da criança de manter uma relação saudável com o seu pai ou sua mãe, e essa é uma grande prova de amor.

Colocar um ponto final em um casamento é delicado, doloroso, mas é um passo necessário quando o amor que unia um casal chega ao fim. E, mesmo que os filhos sofram no início, com o fato de o pai ou a mãe irem morar em outro lugar, aos poucos se acostumarão com a novidade e se sentirão bem ao verem seus pais felizes e seguindo em frente.

Espero que este artigo tenha te ajudado de alguma maneira e que possa atravessar essa fase com força e serenidade.

Copyright: 1059731774 – https://www.shutterstock.com/pt/g/andrewrybalko